Notícias
  • Thiago Colombo é atração do Quartas no Lyceu no mês especial ao Chile

    A mais última apresentação do projeto Quartas no Lyceu foi a primeira do ciclo dos 40 anos do Golpe Militar contra a democracia Chilena, que se estenderá por todo o mês de setembro. O professor e músico violonista, Thiago Colombo, apresentou canções latinas e emocionou o público presente ao interpretar canções da artista chilena Violeta Parra.

    Residindo em Salvador, o músico lamenta não estar acompanhando presencialmente o projeto, mas garante que tem pesquisado sobre o assunto “Fico muito feliz pela forma como Paulo Gaiger está conduzindo o Quartas no Lyceu. Espero que a reitoria tenha essa sensibilidade de continuar apoiando o projeto”, estima. Thiago também comentou sobre o grande público que as atrações estão tendo, o que significa que está se conseguindo atingir uma grande parcela do público da cidade. “O projeto é importante como forma de apresentar as artes como conhecimento para alunos de todos os cursos”, aprova.

    Ao final da apresentação, Thiago convidou Paulo Gaiger e Leandro Maia para juntamente a ele, interpretarem duas canções. Paulo na voz e Leandro no cajón, fizeram a plateia presente se sentir no Chile.

    DSCN1217DSCN1276

  • Prec convida para reunião sobre o edital do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

    Convidamos todos coordenadores de projetos de extensão com experiência em atividades ligadas à formação e/ou assessorias na área de segurança alimentar e nutricional e/ou direito humano à alimentação adequada para reunião de divulgação do edital 03/2012 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

    A reunião será realizada dia 10/09/2013, às 10h, no auditório da Faculdade de Administração e Turismo (4º andar – Bloco B do Anglo).

    O MDS, lançou edital para financiamento de projetos voltados ao fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos estados, Distrito federal e municípios, a partir do apoio aos Conselhos de Segurança Alimentar Nutricional (CONSEAs) e às Câmaras ou Instâncias Governamentais de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISANs) com a realização de assessorias para elaboração de políticas públicas e ações de capacitação, mobilização, comunicação e extensão.

    As propostas devem ser direcionadas para um dos lotes abaixo, e cada instituição pode apresentar uma única proposta por lote:
    O investimento será de até R$1.000.000,00 para os lotes 8 e 9 e de até 750.000,00 para os outros lotes.

    Maiores informações sobre o edital podem ser obtidas no endereço:

    http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais/2013

  • Nota de esclarecimento da CAC

    A Coordenadoria de Arte e Cultura informa que a apresentação “Thiago Colombo toca Violeta Parra” ocorrerá na quarta-feira (04), dentro do projeto Quartas no Lyceu, ao contrário da informação divulgada na data de hoje (03) pela mídia impressa.
    Vale lembrar, que atrações do projeto ocorrem sempre às quartas-feiras.

  • Projeto de Extensão leva musicalização vocal e instrumental à escola no Areal

    O projeto de extensão “Musicalização vocal e instrumental na E.E.E.M. Ginásio do Areal” tem como objetivo introduzir o ensino da música às crianças do ensino fundamental da E.E.E.M. Ginásio do Areal, ao possibilitar conhecimentos técnicos e práticos de violão e canto. O ensino da música é visto como uma forma de desenvolver auto-estima, coordenação, socialização, musicalidade e o coletivo das crianças.
    Quatro alunas do curso de licenciatura em música se deslocam semanalmente até a escola para ensinar as crianças. Elas se dividem em dois grupos: o primeiro busca ensinar a musicalização vocal às crianças das séries iniciais do ensino fundamental, enquanto o segundo introduz noções básicas de violão às séries finais.

    A coordenadora do projeto e professora de música, Isabel Hirsch, explica que por muitos anos o ensino da música esteve fora dos currículos escolares, fazendo com que houvesse uma mobilização de vários grupos para que houvesse o retorno às escolas. Hoje existe uma lei que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica, mas nenhuma escola cumpre a regra, e acaba por introduzir o ensino através das aulas de Artes, juntamente com dança e teatro, não garantindo o ensino da modalidade de forma específica.

    Isabel comprova o que os estudos dizem sobre a música ajudar na concentração das crianças. Ela diz que as professoras da escola relatam que os alunos que tinham dificuldade melhoraram na qualidade dentro da sala de aula. “Na escola são feitos jogos para despertar a concentração, que vai refletir nas outras disciplinas depois. A música é a atividade mais completa de todas. Envolve a parte afetiva na melodia e a parte humana no ritmo”, garante a professora da UFPel.
    Para o futuro a coordenadora deseja que outras escolas percebam a necessidade de ter o ensino da música em seu currículo “A arte tem o poder de qualificar o aluno nas coisas inerentes ao ser humano e a sala de aula é o espaço mais democrático para que todos tenham acesso”.

    Ao comentar sobre a importância do vínculo com um projeto de extensão, a professora de música pensa que o aluno que se insere dentro de um projeto, tem uma visão muito diferente daquele que nunca terá esse contato. “O que eles aprendem em sala de aula é transmitido para seus alunos. Como eles serão professores também, já têm a experiência da prática, dentro do curso. Ao ver os colegas trabalhando, vão aprendendo em conjunto”, diz a professora.

    DSC00442

  • Quartas no Lyceu exibe longa “O Liberdade”

    O projeto Quartas no Lyceu apresentou à comunidade nessa quarta-feira (28) o longa O Liberdade. Premiado pelo Brasil, o documentário da Moviola Filmes abriu o módulo Cinema, que nos próximos meses exibirá vários filmes.

    O Liberdade, lançado em 2011, conta a história do Bar Liberdade, onde de dia funciona um restaurante, e a noite é palco para o ritmo samba-choro, atraindo diversos públicos. Ao concentrar-se em penetrar na realidade de cada sujeito da banda que existe há 40 anos, o produtor e diretor Rafael Andreazza, diz que a cobrança pelo documentário foi grande e a realização só foi possível quando o projeto foi aprovado no Pró-Cultura. “O pessoal do bar foi muito generoso com a gente. Frequentavámos o espaço pra ouvir música há muito tempo, então já tínhamos um tipo de aproximação. Foi só desenvolvê-la”, disse.

    Rafael aproveitou para elogiar os trabalhos de produção audiovisual que estão sendo desenvolvidos na cidade. Pelo fato de Pelotas ter o único curso de graduação de Cinema e Animação gratuito, do Sul do País. “Acho que pelotas está produzindo cada vez com mais com qualidade, assim, temos tudo para nos tornarmos um polo audiovisual”, acredita o diretor.

    A próxima atração do projeto Quartas no Lyceu será na próxima quarta (4), e contará com a apresentação do músico Thiago Colombo, tocando Violeta Parra e outros compositores chilenos, com participação de Leandro Maia e Paulo Gaiger.

    foto 1 (1)foto 2 (1)

  • Centro de Artes da UFPel através da disciplina de desenho da figura humana promove mostra didática

    Barroco Revisitado

     O autorretrato desempenha papel crucial na produção artística fornecendo dados e corroborando para a construção da história da arte. Das experimentações como espelho de artista, que alude ao autoconhecimento, verdade e iluminação do Renascimento, até as encenações contemporâneas que ultrapassam a mera contemplação, o tema fornece parâmetros para desvendar a imagem que os artistas forjaram de si, atualizando e/ou reformulando arquétipos. Permeia a produção o elo que se estabelece entre identidade e imaginário, os artistas investem em autorrepresentações assumindo diferentes papéis, exatamente para questionar as imagens que a cultura midiática põe em circulação.

    O projeto Barroco Revisitado resgata a intensidade e a dramatização próprias do estilo, buscando uma construção artificiosa, teatralizada de si mesmo. Ficam explícitas as referências à história da arte, aos artistas visuais, aos personagens reais e ficcionais, através do imenso acervo de imagens e reinvenções articuladas pela cultura. Recriamos retratos e autorretratos consagrados no imaginário ocidental: Rembrandt, Velázquez, Vermeer, Rubens, Caravaggio. E, obras menos conhecidas, como a produzida pelas mulheres artistas: Artemísia Gentileschi, Judith Leyster, Rosalba Carriera, Élisabeth Chéron, entre outras. Pesquisamos indumentárias e adereços, revisões propostas por designers de moda, pelo cinema, animações, carnavalescos e demais produções para introduzir novos modos de ver e dar-se a ver.

    A equipe é multidisciplinar formada por alunos da disciplina de Desenho de Figura Humana, monitores, bolsistas, professores e técnicos dos Ateliês de Desenho, Pintura, Laboratório de Fotografia, Design e Núcleo de Figurinos do Centro de Artes, incluindo a parceria com o Curso Técnico em Vestuário do Campus Visconde da Graça/IFSUL.

    cartaz Barroco Revisitado

    Acesse o evento no facebook:  https://www.facebook.com/events/452598081514913/?notif_t=plan_user_invited

  • Prec reabre Edital N° 5 PROBEC/Demanda Institucional

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura informa que no Edital nº 5 PROBEC/Demanda Institucional não foram selecionados bolsistas para atuarem junto ao CTI no desenvolvimento do novo programa SIEX, tendo em vista que nenhum dos inscritos atenderam as exigências mínimas de conhecimentos necessários. Em conseqüência disso a Prec reabre as inscrições para esse edital que acontecerão no período de 28 de agosto a 04 de setembro.

    Para obter mais informações acesse o edital: Reabertura do Edital Nº 5 DI – CTI

  • Prec informa sobre o pagamento de Bolsas Modalidade Permanência

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura informa que o atraso no pagamento das bolsas permanência se deve ao não recebimento do repasse financeiro do MEC, desde o dia 13 deste mês. A UFPel está aguardando a liberação dos recursos e após o repasse, em dois dias úteis os valores estarão na conta dos beneficiados.