Notícias
  • Grupo GEPIEM estuda Michel Maffesoli

    O grupo de pesquisa GEPIEM teve no dia 10 de julho de 2017 o prazer de receber a Professora Doutora Roberta Coelho Barros, coordenadora do curso de Design Gráfico e Design Digital do Centro de Artes (UFPel) Mestrado em Sociologia das Sociedades Contemporâneas pela Université René Decartes-Paris V-Soborne (2008) onde foi orientada por Michel Maffesoli. Doutorado em Comunicação Social pela PPGCOM da PUCRS (2013).

    A professora convidada apresentou as vertentes dos estudos do seu professor orientador Michel Maffesoli, destacando as suas inúmeras relações sobre a sociedade contemporânea, procurando circunscrever seus princípios e questionamentos. Durante a conversa foi destacado o vínculo que o autor apresenta com o grupo GEPIEM por esse interrogar sobre o imaginário e as fantasias do cotidiano. O grupo GEPIEM agradece o encontro e a generosidade com que a professora Doutora Roberta Coelho Barros apresentou o assunto.

  • GEPIEM recebe o professor Adriano Moraes e o acadêmico Carlos Eduardo Pérola

    No dia 26 de junho o encontro do GEPIEM contou com a participação do professor Adriano Moraes (ex-integrante do GEPIEM) e o acadêmico Carlos Eduardo Pérola do Curso de Teatro da UFPel.   Na oportunidade o grupo assistiu o resultado de uma pesquisa iniciada em 2012, mas formalizada como projeto apenas em 2015 com o seguinte título  “Experimento poético e autismo: análise de impacto na aquisição da linguagem teatral” (Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/04/04/geppac-apresenta-experimento-poetico-sobre-teatro-e-autismo/). O experimento foi o provocador da discussão realizada pelo grupo.  Nosso agradecimento ao professor Adriano e ao acadêmico Carlos por aceitarem o convite e contribuírem no processo formativo do GEPIEM.

     

     

  • Professora Lúcia Peres participa do 1º Evento do Projeto de Formação Continuada de Professores Ingressantes

    No dia 26 de maio de 2017, a professora Lúcia Maria Vaz Peres participou do 1º Evento do Projeto de Formação Continuada de Professores Ingressantes. Na ocasião abordou o tema “O Biográfico como uma Categoria da Experiência Formativa do Futuro Profissional”. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação agregou diversos docentes que durante uma semana discutiram diversos temas ligados à Pedagogia Universitária. A professora Lúcia durante sua fala chamou a atenção  para a necessidade das  pessoas interagirem como pessoas e profissionais. O evento foi muito elogiado pelos participantes.  Mais informações acesse:

    Encontro de Formação de Professores encerra com anúncio de novidades

  • Qualificação de Projeto de Doutorado

    Na manhã do dia 10 de abril de 2017 foi realizada a banca de qualificação da doutoranda Francine Borges Bordin, intitulada “Constelações de Imagens e Símbolos presentes nas Capas de Cadernos: uma Cultura da Infância?”. A banca foi constituída pelos professores: Prof. Dr. Deonir Kurek, Prof. Dra. Cláudia Turra, Prof. Dra. Eliane Peres e Prof. Dra. Denise Marcos Bussoletti. A orientação foi da Prof. Dra. Lucia Maria Vaz Peres. O GEPIEM,  através de seus integrantes, esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica.

     

  • Boletim do CRI2i

    O GEPIEM está no Boletim do CRI2i, que traz as atividades de diversos Centros de Pesquisas e suas atividades realizadas no ano de 2016. Confira!

    Para acessar, clique no link abaixo:

    Bulletin du CRI2i

  • Qualificação de projeto de mestrado

     

    Na manhã do dia 24 de abril de 2017, foi realizada a banca de qualificação da mestranda Francine Furtado Vieira Mohammed. Intitulada “Marcas (auto)formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na constituição da artista professora que sou: reflexões à formação”. A banca foi constituída pelos professores: Prof.Dra. Denise Marcos Bussoletti, Prof, Dr. Adriano Morais de Oliveira. A orientação foi da  Prof. Dra. Lucia Maria Vaz Peres e coorientação  Prof. Dra. Andrisa Kemel Zanella. O GEPIEM,  através de seus integrantes, esteve presente nesse momento importante da formação acadêmica.

  • Revista Brasileira de Pesquisa Auto Biográfica.

    Foi publicada edição número 2, v.1, da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica – RBPAB. Como sabemos, a RBPAB tem por objetivo impulsionar e divulgar estudos em cima da pesquisa (auto)biográfica, em âmbito nacional e internacional. 

     

    Para visualizar a capa da atual edição da revista, clique aqui.

  • Reinício das atividades do 2º semestre de 2016

    No dia 15 de agosto o GEPIEM reiniciou suas atividades do semestre com uma homenagem para a professora Lúcia Peres, que no dia 22 de julho prestou concurso para titular, sendo aprovada com louvor. Na ocasião a mestranda Francine Mohamed fez uma intervenção com sua personagem Xoroca. Após a homenagem foi discutido o cronograma e como serão direcionadas as atividades do semestre. Desejamos um semestre produtivo e com muitas aprendizagens!

    IMG_3378