O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo
    Notícias
  • Atenção alunos: nova plataforma virtual de aprendizagem “Sistema e-AULA”

    A UFPel está disponibilizando para o semestre alternativo uma nova plataforma,  sistema e-AULA (https://e-aula.ufpel.edu.br/), ou Moodle das disciplinas, é um ambiente virtual de aprendizagem de apoio às disciplinas da UFPel a partir de 2020/1.

    Este novo Moodle atualizado apresenta algumas facilidades e vantagens como: login integrado (mesmo usuário e senha do Cobalto), migração automatizada dos professores e dos alunos diretamente do Cobalto, integração com o sistema de webconferência da UFPel entre outras que estão sendo desenvolvidas.

    A Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação é responsável pela manutenção de servidores, integração, instalação e atualização do Moodle. O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais, NATE, Pró-Reitoria de Ensino, é responsável por desenhar, propor e acompanhar políticas e práticas com tecnologias em experiências educacionais além de suporte de uso ao e-aula/Moodle.

    Acesso o link: https://wp.ufpel.edu.br/ufpeldigital/e-aula/

  • ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA – CALENDÁRIO ALTERNATIVO

    Prezados Alunos do Curso de Zootecnia

    A Universidade, através do COCEPE, instituiu um calendário alternativo regulamentado pelo Parecer Normativo nº 12 de 28/05/2020 (https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2020/05/SEI_UFPel-0958816-Parecer-Normativo-COCEPE-12.pdf), buscando manter a oferta de componentes curriculares no período de pandemia. Tendo em vista o grande número de disciplinas que contam com carga horária prática e diante da determinação de que “As disciplinas que tenham carga horária prática não poderão ser ofertadas”, a oferta para o Curso de Zootecnia limita-se a disciplinas obrigatórias e optativa teóricas.

    Ressaltamos que a proposta do calendário alternativo é oferecer ensino em ambiente remoto, para manter vínculo entre, aqueles que se dispõem e tem condições para tal e a Universidade. Neste sentido, ninguém é obrigado nem a oferecer (docentes) e nem a cursar (estudantes), desta forma, ninguém será prejudicado. Todos os estudantes estão com sua matrícula no 2020/1 mantidas e o calendário suspenso.

    O Curso de Zootecnia ofertará seis disciplinas obrigatórias e uma disciplina optativa, conforme segue:

    • OBRIGATÓRIAS

    12000092 (4 créditos) BIOQUÍMICA II

    Turma T51

    19 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quinta-feira 14:00 Às 15:40

    11100026 (4 créditos) ESTATÍSTICA BÁSICA

    Turma T53

    14 vagas

    Horário da atividade síncrona:  Terça-feira 10:50 às 11:40 / Quinta-feira 10:50 às 11:40

    01240035 (3 créditos) ZOOLOGIA E FAUNA SILVESTRE APLICADA

    Turma T51

    25 vagas

    Horário da atividade síncrona: Segunda-feira 10:00 Às 11:40

    01240040 (2 créditos) ETOLOGIA ANIMAL APLICADO À ZOOTECNIA

    Turma T51

    45 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quarta -feira 10:50 às 11:40

    01240039 (3 créditos) BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL

    Turma T51

    50 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quinta -feira 08:50 às 10:50

    01240057 (3 créditos) CRIAÇÕES ALTERNATIVAS

    Turma T51

    30 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quinta -feira 10:00 às 11:40

    • OPTATIVAS

    09020024 (2 créditos) Fisiologia do Crescimento em Ruminantes

    Turma T51

    20 vagas

    Horário da atividade síncrona: Sexta-feira 08:50 às 09:40

    Observem atentamente as datas que constam no calendário acadêmico disponível em:

    Calendário Alternativo 2020.1

    A matrícula será feita on line, pelo sistema habitual de matrículas, e as vagas serão distribuídas por ordem estabelecida pela RESOLUÇÃO Nº 47, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018, que institui o sistema para o ordenamento de matrícula nos cursos de graduação, definindo a prioridade de ocupação das vagas o processo de rematrícula. Salientamos que, por tratar-se de situação excepcional, não será aumentado o número de vagas nas disciplinas ofertadas.

    A correção de matrícula será feita de forma remota, enviando a solicitação de alteração para o e-mail do Colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com

    Mais informações com as devidas orientações serão divulgadas em breve.

    Contatos devem ser feitos pelo e-mail do Colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com

     

  • Esclarecimentos sobre as atividades acadêmicas a partir de 16/3

    Todas as atividades acadêmicas estão suspensas, incluindo aulas de graduação, pós-graduação, seminários, etc.;

    – Reuniões do colegiado, departamento, grupos de pesquisa, etc, estão suspensas, evitando aglomerações;

    -Os servidores da FAEM manterão suas atividades remotamente (office home);

    – As atividades administrativas (emissão de documentos, despachos de processos, certificados, portarias, etc.) serão mantidas. Os responsáveis (coordenadores de colegiados, chefias de departamento e direção) irão realizar as atividades remotamente, porém haverá escala de atendimento presencial. Na segunda-feira informaremos contatos e horário atendimento presencial de cada secretaria da unidade;

    – Defesas de dissertação ou teses, qualificações, estágios, etc., estão mantidas com as seguintes condições: membros externos participarão via skype ou similar, salas abertas e sem formação de aglomeração de pessoas (banca e aluno);

    – O transporte coletivo ao campus será mantido, porém em número reduzido;

    – O RU, provavelmente, servirá marmitas para serem consumidas em outro local, evitando aglomerações no espaço. Esta informação será confirmada na segunda-feira.

    – Mantem-se a necessidade de solicitação de acesso às edificações da FAEM nos finais de semana e feriados;

    – As atividades dos servidores terceirizados serão mantidas;

    – Por fim, recomenda-se que a comunidade reforce as ações preventivas tais como: adotar as medidas de “etiqueta respiratória”, lavar frequentemente as mãos com água e sabão e/ou fazer uso de álcool gel e evitar ambientes fechados com muitas pessoas;

    Manteremos a comunidade informada sobre modificações do supracitado.

     

  • “PROCESSO SELETIVO EMPRESA JR AGRONOMIA”

    A Ecape Jr. está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020/1 até amanhã dia 13/03, e convida você para fazer parte do nosso time, viver no seu dia a dia uma experiência incrível de vivência empresarial, antecipando a sua experiência profissional já na graduação, e com isso estimulando seu desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, espírito de liderança, empreendedorismo, networking nacional, e claro um diferencial a mais para o mercado de trabalho.

    Para se inscrever acesse o link: https://4312f21b-1f3a-496a-907a-66a50492e7b4.filesusr.com/ugd/d25340_2c12cd77c4cf419f8c8a064e21c29070.pdf que consta todas as informações necessárias.
    Qualquer dúvida estamos a disposição, nossa sala fica ao lado do colegiado da agronomia.
    Atenciosamente
    Empresa Júnior da Agronomia e Zootecnia
  • Prorrogação de prazos – Correção de matrícula e matrícula especial

    Devido às assembleias da categoria dos servidores TAES, foram prorrogados os prazos para correção de matrículas e matrículas especiais nos colegiados, conforme segue:

    Correção de Matrícula (de 02-06 de março) NOVO PRAZO (02-10 de março);

    Matrícula Especial (de 10-11 de março) NOVO PRAZO (11-12 de março)

    Sistema estará aberto para correções de matrícula e matrículas especiais(mesmo curso) na segunda e terça, e somente para matrícula especial(discentes de outros cursos) na quarta e quinta.

  • Boas vindas aos novos estudantes de Zootecnia da UFPel

    A coordenação do Colegiado do curso de Zootecnia saúda os novos discentes da Universidade Federal de Pelotas,  em especial os alunos do curso de Zootecnia.

    Desejamos toda a  felicidade nessa nova etapa que tem início na vida de vocês.

    Aproveitamos  para informar que realizaremos uma recepção para os ingressantes dia 09 de março (segunda-feira), as 08:30 horas no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), localizado no 2º andar da Faculdade, com a presença do  Diretor da FAEM, prof. Dirceu Agostinetto, professores e alunos representantes dos diretórios acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia.

    Aguardamos vossa presença.

    Prof. Stefani Macari

    Coordenador do curso de Zootecnia

     

  • “CORREÇÃO DE MATRÍCULA 2020/1”

    Atenção alunos ao cronograma com as datas de correção de matrícula para o semestre de 2020/1.

    TERÇA 03/03
    Ingressantes dos semestres: 2017/1, 2017/2, 2016/1, 2016/2, 2015/1, 2015/2 e anteriores

    QUARTA 04/03
    Ingressantes dos semestres: 2018/1, 2018/2, 2019/1 e 2019/2

     QUINTA 05/03

    Atendimento de alunos que não puderem comparecer nos dias especificados para seu ano de ingresso (Com justificativa)

     SEXTA 06/03

    Expediente Interno

    10 e 11 de março: Matrícula especial nos colegiados dos cursos das disciplinas pretendidas.

    12 e 13 de março: Confirmação de matrícula para os ingressantes 2019/1 PAVE e SISU

    Acesse o arquivo completo com as orientações no link

    Correção de Matrícula 2020

     

  • ENADE

    Lembramos que a realização da prova do ENADE será neste domingo, 24/11/2019 às 13 horas.
    O ENADE é componente curricular obrigatório, sem o qual o aluno não cola grau.

    Transporte de Apoio para o Campus Capão do Leão
    A Universidade disponibilizará transporte de apoio para os estudantes que farão a prova do ENADE 2019 no Campus Capão do Leão.

    Serão disponibilizados dois ônibus com capacidade para 46 pessoas (sentadas) cada, que farão quatro viagens de ida ao Campus, e quatro de volta. Estão inscritos 348 estudantes concluintes para fazer prova no Campus Capão do Leão.

    O ônibus sairá da parada do RU (Quinze de Novembro esquina Dom Pedro II) e retornará ao mesmo local, após a prova. Não haverá paradas no trajeto, nem embarque em outros locais.

    IDA:
    10:30 — 1ª saída da parada do RU (Quinze de Novembro esquina Dom Pedro II) com destino ao Campus Capão do Leão, sem paradas de embarque e desembarque (2 ônibus);
    11:30 — 2ª saída da parada do RU (Quinze de Novembro esquina Dom Pedro II) com destino ao Campus Capão do Leão, sem paradas de embarque e desembarque (2 ônibus);
    RETORNO:
    17:00 — 1ª saída do Campus Capão do Leão com destino a parada do RU (Quinze de Novembro esquina Dom Pedro II), sem paradas de embarque e desembarque (2 ônibus);
    18:00 — 2ª saída do Campus Capão do Leão com destino a parada do RU (Quinze de Novembro esquina Dom Pedro II), sem paradas de embarque e desembarque (2 ônibus).

  • Atenção alunos formandos 2019/2

    No período de 18 de outubro à 1 de novembro o aluno formando deverá acessar o Cobalto para se cadastrar como provável formando no menu:

    ALUNO –> CADASTRO –> SOLICITAÇÃO DE FORMATURA

    Neste menu o aluno deverá selecionar o tipo de formatura que deseja (INTERNA, INSTITUCIONAL ou EXTERNA) e realizar a conferência dos seus dados cadastrais (informações para emissão do histórico e diploma), confirmando-os ou apontando a necessidade de correções, se for o caso.

    O aluno também deverá verificar a existência de algum débito no seu cadastro, no menu: ALUNO –> CONSULTA –> DÉBITOS. Havendo débito de algum documento, a quitação poderá ocorrer de 3 maneiras:

    • aluno enviar o documento escaneado para dranotas@gmail.com;
    • aluno entregar cópia do documento no Atendimento ao Aluno da CRA no Campus Anglo, na sala 107;
    • aluno entregar cópia no Colegiado do Curso.

    Os alunos terão até o dia 01 de novembro para se cadastrarem como prováveis formandos no Cobalto.

  • Trancamento de disciplinas 2019/2

    Comunicamos que a partir de 2019/2º o trancamento de componentes curriculares (disciplinas) será liberado para os alunos realizarem diretamente  no sistema COBALTO.

    Os alunos deverão acessar o sistema Cobalto no período de 09/09/2019 a 13/09/2019, conforme calendário acadêmico.

    Para realizar o trancamento do componente curricular os alunos deverão  acessar o seguinte menu:

    aluno > cadastro > trancamento de disciplina

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.