Início do conteúdo
    Notícias
  • Matrícula Especial

    De 20 a 22 de abril estará aberto o sistema de solicitação de matrícula especial no Cobalto.

    Este período é destinado à solicitação de matrículas em outros cursos que não o de origem do aluno.

    É possível solicitar matrícula em até duas disciplinas de outros cursos, desde que o aluno solicitante esteja matriculado em pelo menos 8 créditos no seu curso de origem. Quem não estiver matriculado em 8 créditos deve entrar em contato com seu colegiado de curso para receber orientação sobre a possibilidade de solicitar matrícula especial neste caso.

    A homologação das solicitações de matrícula especial acontece em duas etapas:

    1º: autorização do colegiado de origem do aluno, que acontecerá durante o dia 23 de abril;

    2º: homologação (aceite ou não) da solicitação pelo colegiado do curso em que a disciplina foi solicitada, que acontece no dia 24 de abril.

    Após a segunda etapa o aluno deve conferir se conseguiu a matrícula na disciplina solicitada no sistema acadêmico.

    Em caso de dúvidas deve ser feito contato com o seu colegiado ou colegiado da disciplina pretendida.

    Email do Curso de Zootecnia: ufpelzootecnia@gmail.com

  • Matrícula 2024/1

    Atenção para datas e procedimentos relativos à matrícula 2024/1

    1º a 3 de abril – Solicitação de rematrícula on line no cobalto

    Neste período não é possível solicitar rematrícula em disciplinas do primeiro semestre. Aqueles que forem solicitar rematrícula nessas disciplinas devem deixar o horário liberado.

    4 de abril – Processamento das solicitações de rematrícula on-line pela CRA

    5 de abril – Consulta à efetivação da matrícula

    5 de abril – Resposta do Colegiado às solicitações de quebra de pré-requisito por email

    5 a 8 de abril – Solicitação de correção de matrícula no Cobalto

    Neste momento os alunos que precisam de rematrícula em disciplinas do primeiro semestre devem solicitá-las. A turma de cálculo 1A para os repetentes é a T2, no mesmo horário de sempre: segunda e quarta à tarde. Não homologaremos solicitações na T1, cujas vagas estão reservadas para os ingressantes SISU e PAVE;

    Nesse período também é possível solicitar matrícula nas disciplinas que por algum motivo não puderam ser solicitadas inicialmente, como por exemplo: falta de aproveitamento de disciplina anterior ou falta de encerramento da turma anterior;

    Também é possível solicitar exclusão de disciplinas solicitadas anteriormente (mantendo o mínimo de 8 créditos exigidos por semestre) e inclusão de novas disciplinas (respeitando o pré-requisito para as mesmas).
    Todas as solicitações de exclusão serão aceitas (respeitando os 8 créditos mínimos). Se por algum motivo alguém precisar reincluir a disciplina que solicitou exclusão, deve solicitar por email ao colegiado assim que a correção for homologada;
    Alunos ingressantes também podem solicitar correção de matrícula para incluir alguma disciplina sem pré-requisito de semestres seguintes, se assim o quiserem;

    Este período é também o de solicitação de matrícula para ingressantes por transferência, reopção, reingresso, retomada de estudos e portador de título através do menu solicitação de correção de matrícula do sistema acadêmico Cobalto. Devem ser respeitados os pré-requisitos. Para estes a turma de cálculo 1A também é a T2;

    Alunos que estiverem com sua matrícula certinha, que não quiserem solicitar nenhuma alteração (inclusão ou exclusão) não devem solicitar a correção, pois correm risco de solicitar exclusão de tudo em que estavam matriculados.

    9 a 12 de abril – Homologação das solicitações de correção de matrícula

    13 a 15 de abril – Solicitação de matrícula especial (em outro curso) através do Cobalto. Alunos ingressantes também podem solicitar. É possível cursar 2 disciplinas de outros cursos por semestre

    16 de abril – Autorização da solicitação de matrícula especial pelo Curso do aluno

    17 de abril – Homologação da matrícula especial pelo Curso da disciplina solicitada

    3 de maio – -último dia para solicitação de trancamento geral de matrícula para os alunos que não solicitaram matrícula para 2024/1 não entrarem em abandono de curso
    Dúvidas ou outras informações entrem em contato: ufpelzootecnia@gmail.com
  • Aproveitamento de disciplinas

    Tendo em vista o encerramento do período letivo 2023/2, é oportuno falar sobre aproveitamento de disciplinas.

    Temos dois casos a considerar:

    1) Disciplinas opcionais ou obrigatórias de outros cursos realizadas para cumprir a Formação Livre não precisam ter aproveitamento solicitado, são consideradas automaticamente.

    Lembrando que a exigência em disciplinas de Formação livre é 170 horas, que devem ser totalizadas antes do Estágio final.

    2) Disciplinas realizadas em outros cursos para dispensa de disciplina obrigatória no curso de zootecnia: se a disciplina tiver o mesmo código da disciplina da zootecnia não é necessário solicitar aproveitamento; se a disciplina tem código diferente é necessário solicitar o aproveitamento para obter a dispensa da disciplina obrigatória equivalente no curso de zootecnia.

    Como solicitar o aproveitamento:

    O aproveitamento deve ser solicitado no Cobalto no menu: “Aluno – cadastro – solicitação de aproveitamento de estudos”.

    Essa solicitação tem demanda contínua, ou seja, não existe mais apenas um período específico no semestre para fazer a solicitação.

    Importante! Quem têm disciplinas cursadas em outro curso para uso como dispensa de obrigatória, precisa solicitar o aproveitamento antes da abertura da solicitação de matrícula on line (1º de abril) para já ter liberado o pré-requisito para a próxima disciplina e assim poder solicitá-la normalmente.

    Outra situação: Alunos que tenham disciplinas cursadas em outra faculdade ou curso anteriormente ao seu ingresso no curso de zootecnia podem solicitar aproveitamento de todas as disciplinas que sejam equivalentes às da zootecnia. Lembrando que a disciplina é considerada equivalente quando possui pelo menos 75% da carga horária e do conteúdo da disciplina a ser dispensada.

    Dúvidas podem ser encaminhadas ao email do curso: ufpelzootecnia@gmail.com

  • Solicitação de Quebra de pré-requisto

    Fiquem ligados!

    Dia 28 de março é o último dia para solicitação de quebra de pré-requisito para o semestre 2024/1.

    Para solicitar é necessário preencher corretamente o requerimento, disponível na seção “Formulários” aqui do site, e enviar para o email do Curso: ufpelzootecnia@gmail.com

  • Atualização do Manual de normas UFPel para trabalhos acadêmicos

    O Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos foi atualizado conforme normas da ABNT vigentes e segue a Resolução Nº 61 do COCEPE, de 16 de novembro de 2023.

    Até Março de 2024 ficarão disponíveis as duas versões do Manual para consulta: a de 2019 (Vigente) e a de 2023 (obrigatória a partir de março/2024).

    Quanto a versão aprovada em 2023 do Manual de Normas UFPel para Trabalhos Acadêmicos, informamos que as novas normas devem ser aplicadas, obrigatoriamente, nos trabalhos defendidos a partir do mês de março do ano de 2024.

    O Manual de 2019 (Vigente) no link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/normas-da-ufpel-para-trabalhos-academicos/

     Já o manual de 2023 (obrigatório a partir de março/2024) está disponível no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/manual-de-normas-ufpel-para-trabalhos-academicos-atualizada-2023/ 

  • Aberta a solicitação de formatura 2023/2

    A partir de hoje até o dia 15/12 os estudantes que irão concluir o curso no semestre vigente devem realizar a solicitação de formatura no Cobalto.

    O menu é Aluno – Cadastro – Solicitação de formatura.

    O aluno deve conferir os seus dados pessoais e escolher a modalidade de colação que deseja realizar: externa ou interna.

  • Trancamento de disciplinas 2023/2

    Está aberto até o dia 30 de novembro o prazo para trancamento de componentes curriculares através do cobalto, menu: “Aluno – Cadastros – Trancamento de disciplina”

    Lembrando que o mínimo de créditos em que o aluno deve ficar matriculado é 8.

  • Informações importantes sobre o ENADE: Leiam o texto na íntegra

    Neste domingo será disponibilizado transporte de apoio para o município do Capão do Leão para os alunos concluintes que participarão da prova do ENADE Edição 2023 nos dois locais de prova desse município, no dia 26 de novembro de 2023.

    As provas dos alunos dos cursos com sede no Campus Capão do Leão ocorrerão na Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, situada na  Rua Eduardo Olindo Sicca, 2515, Centro – Capão do Leão/RS e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Elberto Madruga, situada na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS, conforme relatórios de locais de prova do sistema Enade.

    Como teremos dois locais de prova no município do Capão do Leão e os estudantes de cursos com sede nessa cidade estão divididos entre ambos, os ônibus estarão identificados com o nome da escola destino, devendo o aluno embarcar no veículo correto, conforme ensalamento feito pelo INEP e disponível no sistema Enade.

    Teremos duas linhas: uma para atender os estudantes que sairão de Pelotas em direção aos locais de prova no município de Capão do Leão e outra para atender especificamente os alunos do curso de Medicina Veterinária turma Especial, residentes na Fazenda da Palma. A capacidade máxima em cada horário será de 225 passageiros.

    Horários e itinerário:

    IDA:

    10:30 — 1ª saída do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202) com destino à   E.E.E.M Presidente Castelo Branco (R. Eduardo Olindo Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão), com parada de embarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    1ª saída do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202) com destino à  EMEF Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS), com parada de embarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    1ª saída do Centro Agropecuário da Palma (CAP) com destino à EMEF Prefeito Elberto Madruga  e à E.E.E.M Presidente Castelo Branco. (01 veículo)

    11:30 — 2ª saída do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202) com destino à   E.E.E.M Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão), com parada de embarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    2ª saída do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202) com destino à  EMEF Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS), com parada de embarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    2ª saída do Centro Agropecuário da Palma (CAP) com destino à EMEF Prefeito Elberto Madruga e à E.E.E.M Presidente Castelo Branco. (01 veículo)

    RETORNO:

    16:30 — 1ª Saída da E.E.E.M Presidente Castelo Branco (R. Eduardo Olindo Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão)   com destino ao Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    1ª Saída da EMEF Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS)   com destino ao Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    1ª Saída da E.E.E.M Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão)  e da EMEF Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS)  com destino ao Centro Agropecuário da Palma (CAP). (01 veículo)

    18:00 — 2ª Saída da E.E.E.M Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão)   com destino ao Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    2ª Saída da EMEF Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS)   com destino ao Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202), com parada de desembarque no Campus Saúde, na Avenida Duque de Caxias, Fragata (FAMED). (02 veículos)

    2ª Saída da E.E.E.M Presidente Castelo Branco (R. Eduardo O. Sicca, 2515 – Centro, Capão do Leão)  e da EMEF Prefeito Elberto Madruga (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1347, Jardim América – Capão do Leão/RS)  com destino ao Centro Agropecuário da Palma (CAP). (01 veículo)

    Observação: será solicitada a identificação dos alunos para embarque nos ônibus, podendo ser apresentados a carteira da UFPel, digital ou impressa, ou atestado de matrícula.
    Solicitamos que todos os estudantes concluintes inscritos no Enade 2023inclusive aqueles que já preencheram o questionário do estudante, que verifiquem a situação de preenchimento no sistema Enade e/ou efetuem o preenchimento o mais breve possível para evitar perdas de prazo e irregularidades em relação ao Enade. O questionário do estudante concluinte está disponível para preenchimento até 25 de Novembro de 2023, próximo sábado, um dia antes da prova.

    O questionário do estudante concluinte, assim como a participação da prova, é fase obrigatória da avaliação Enade, sendo um dos itens verificados pelo INEP para a atribuição de regularidade ao estudante concluinte. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por Ato do próprio INEP, previsto para ocorrer apenas a partir de 1º de Agosto de 2024.

    A prova está marcada para o dia 26 de Novembro de 2023, domingo. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h00, horário de Brasília, do dia 14 de novembro, com fechamento às 13h. A prova terá início às 13h30, após distribuição nominal dos cadernos de provas. A duração da prova é de 4 horas, terminando às 17h30.

    Lembrando que o estudante poderá sair com o caderno de provas nos últimos 30 minutos de prova, ou seja, a partir das 17h. Esse caderno de prova possuirá, em seu verso, código alfanumérico que permitirá, após a entrega pelo estudante do material aos coordenadores de curso, de forma voluntária, o ateste da participação do aluno na prova, caso haja informação de preenchimento do questionário do estudante no sistema Enade.

    Cobalto – Sistema Integrado de Gestão
    © 2013 Universidade Federal de Pelotas.

  • Mudanças na Turma de Cálculo 1A

    O Curso de Zootecnia recebeu do DME a informação de que o mesmo dividiu a turma de Cálculo 1A em duas, ficando a T1 com 30 alunos, e na nova turma, denominada T8, ficaram os demais alunos.

    O local das turmas ficou da seguinte forma:

    T1 – Prédio 05 – sala 209 – Professor Viliam Cardoso

    T8 – Prédio 05 – sala MM2 – Professor Alexandre Molter

     

  • Próximas datas importantes!

    10/10 Terça – Último dia de solicitação de rematrícula on-line 2023/2

    11/10 Quarta – Processamento das solicitações de matrícula on-line pela CRA

    12/10 Quinta – Consulta à efetivação da matrícula

    13/10 Sexta à 16/10 Segunda Período de solicitação de correção de rematrícula 2023/2 no Cobalto

    Nesse período é possível solicitar matrícula nas disciplinas que por algum motivo não pôde ser solicitada inicialmente, como por exemplo: falta de aproveitamento de disciplina anterior ou falta de encerramento da turma anterior;

    Também é possível solicitar exclusão de disciplinas solicitadas anteriormente (mantendo o mínimo de 8 créditos exigidos por semestre) e inclusão de novas disciplinas (respeitando o pré-requisito para as mesmas).

    13/10 Sexta à 16/10 Segunda –
    INÍCIO do Período de solicitação de matrícula 2023/2 para ingressantes por transferência, reopção, reingresso, retomada de estudos e portador de título através do menu solicitação de correção de matrícula do sistema acadêmico Cobalto

    17/10 Terça – Data limite para os colegiados responderem aos pedidos de quebra de pré-requisito

    17/10 Terça a 20/10 sexta – Homologação das solicitações de correção de matrícula

    21/10 Sábado a 23/10 Segunda – Período de solicitação de matrícula especial (em outro curso) através do Cobalto

    24/10 Terça – Autorização da solicitação de matrícula especial no Curso de origem do aluno

    25/10 Quarta – Homologação da matrícula especial no Curso de destino (da disciplina)

    10/11 Sexta – Fim do período de solicitação de trancamento geral de matrícula para os alunos que não solicitaram matrícula para 2023-2
  • Lista atualizada de estudantes concluintes inscritos na prova ENADE

    Nome
    ALESSANDRA MOTA DA ROSA
    ANA CLAUDIA STERN SELL
    ANDRESSA KONRAD CORREA
    ANITA MOREIRA BATISTA
    BRUNA LEAL BARRAGANA
    CAMILA SCHMALFUSS CORREA
    CAROLINE VIEIRA DE MELLO
    CLAUDIA FLAVIA SOARES JAKS
    CLAUDIANE ALBRECHT BIERHALZ
    DANIEL GRUTZMANN RETZLAFF
    DIEGO PUREZA LEAL
    DIEGO RODRIGUES SARAIVA
    DJHONATA FERNANDO CAMARGO BATISTA
    EDUARDA SANTOS MARTIM
    EDUARDO GONCALVES RITA
    EDUARDO NUNES POZADA
    EMANUELLE LANGE BILHAN
    FERNANDA MOTTA DE AZEVEDO
    GABRIEL COSTA DE ABREU
    GILBERTO CONCEICAO MACEDO JUNIOR
    GIZIELEN RODRIGUES GONCALVES
    GREGORIO BOETEGE RODRIGUES HACKBART
    GUSTAVO FELIPE DA SILVA SOUSA
    HUBERT LUIS URCHNJAK HEPP
    ISADORA FALCIANO
    ITAMAR CESTONARO
    IURA SILVA CANIELAS
    JAQUELINE GEHLING FISCHER
    JOAO MANOEL PIRES DA FONSECA
    JOAO PEDRO PEREIRA DA SILVA
    JONAS RODRIGUES LUIZ
    JOSIELE ALVES FICHTENHAGEN
    JULIA MARTINS RODRIGUES
    JULIO GABRIEL BERWANGER
    KAROLINE OLIVEIRA DA SILVA
    LAIS NUNES MADRID
    LEONARDO JESKE STACHLEWSKI
    LIDIANE DE ANDRADE BARBOSA
    LILIANE HACKBARTH KUTTER
    LILIANE MACHADO MENDONCA
    LIZANDRO DOS SANTOS LOPES
    MAIARA DE MOURA DAME
    MARCOS LUTHERO DA LUZ VARGAS
    MARIA EDUARDA FERNANDES DE AVILA
    MARIANA CARDOZO AZOCAR
    MARINA DE MATTOS PETERSON
    MATHEUS BAMMANN SPIERING
    MATHEUS DE RODRIGUES FREITAS
    MORGANA ROHR
    MURIEL CORREA MENDONCA
    NICOLAS FARIAS SOUZA
    NICOLAS PEREIRA DE AVILA
    NICOLE FREITAS GONCALVES
    PATRICIA OLIVEIRA WERLE
    RAFAEL SILVEIRA DA SILVA
    RENAN MOROSSINO SOARES
    RENATA HARTER UNTECISKI
    RUAN LOPES DA SILVA
    RYEI DE OLIVEIRA MACIEL
    TAIS REICHOW RADTKE
    TIALIS CASTRO DA SILVA
    VINICIUS HENRIQUE ALLES
    VIVIANE MACHADO COSTA VIEIRA
    WESLEY AUGUSTO CASTILHO