Início do conteúdo
    Notícias
  • Matrícula Especial 2022/1

    Conforme semestres anteriores, a matrícula especial será solicitada através do Cobalto.

    O período de solicitação, de acordo com o calendário acadêmico da Universidade é de 29 a 31 de julho.

    As homologações se dão da seguinte forma:

    Dia 01/08 o curso do aluno autoriza ou não sua matrícula na disciplina do outro curso. No caso do curso de zootecnia, a autorização para o aluno fazer disciplina em outro curso considera o pré-requisito do currículo da zootecnia para disciplinas equivalentes às da grade obrigatória (que o aluno queira cursar para solicitar dispensa de uma obrigatória). Para disciplinas não equivalentes às da grade obrigatória (que o aluno irá usar como formação livre) a autorização será concedida pelo curso de zootecnia, independente do pré-requisito da disciplina. Em ambos os casos, a efetivação da matrícula ainda depende também dos critérios estabelecidos pelo curso em que a disciplina foi solicitada.

    Dia 02/08 o curso em que o aluno solicitou a disciplina autoriza ou não a matrícula. No caso do curso de zootecnia, a autorização será concedida àqueles alunos que foram autorizados pelo seu curso de origem, salvo exceções solicitadas por professores em disciplinas específicas, que podem exigir além da autorização do curso do aluno, o cumprimento do pré-requisito da disciplina. Nestes casos, a justificativa será informada na solicitação.

    Não serão realizadas matrículas especiais solicitadas pelo email ou outra forma que não a solicitação do cobalto.

    O horários das disciplinas do Curso de Zootecnia estão publicadas aqui no site e no site institucional: https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/5800#turmas

  • Troca de horário e criação da turma M2 de AVICULTURA

         Neste retorno ao sistema de ensino presencial, a pedido do responsável pela disciplina de Avicultura (8° semestre), a turma M1 passou para a segunda-feira, turno da tarde.
    Para não prejudicar o planejamento de grade curricular dos estudantes que serão prováveis formandos do PERÍODO LETIVO 2022/2, precisando realizar somente o Estágio 2 no 10° semestre, foi encaminhado ao colegiado de curso e ao CRA, um pedido de criação de turma M2, na sexta-feira turno da tarde, mas para atender somente estudantes na condição supracitada.

         Obs.: esta turma M2 não será mantida regularmente nos próximos semestres.

         Att. prof. Jerri Zanusso (resp. pela disciplina de Avicultura/Zootecnia).

  • Informações importantes para a “Correção de Matrícula”

    A solicitação de correção de matrícula 2022/1 está acontecendo no período de hoje até domingo, 21 a 24 de julho, pelo Cobalto.

    Considerações importantes

    Neste período é possível solicitar matrícula em disciplinas do primeiro semestre (para homologação será considerada a previsão do número de ingressantes que ainda serão chamados, uma vez que estas vagas são prioritárias para este grupo);

    É possível excluir disciplinas matriculadas na solicitação on line e incluir outras;

    Alunos que ainda não solicitaram matrícula em nenhuma disciplina para o semestre devem fazer agora para que não entrem em abandono.

    Não serão homologadas solicitações em disciplinas que o aluno não tenha o pré-requisito. Exceto aqueles casos em que a disciplina pré-requisito foi cursada em outro curso e o aproveitamento ainda não tenha sido realizado, e neste caso, além de solicitar a disciplina na correção no Cobalto, é necessário enviar email para o curso ufpelzootecnia@gmail.com explicando a situação e comprovando através de histórico anexado. Este email deve ser enviado dentro do prazo de correção e no assunto deve constar: “justificativa de solicitação de correção sem pré-requisito”. Estando tudo certo esse email não será respondido.

    Para qualquer outro caso específico não mencionado aqui, também deverá ser enviado email para o curso para que a situação seja avaliada. Da mesma forma, o email deve ser enviado dentro do prazo de solicitação de correção com o assunto “justificativa de solicitação de correção sem pré-requisito”, também deve conter a explicação da situação e a comprovação de que o aluno tem o pré-requisito.

    A homologação dos pedidos de correção será realizada no Cobalto no prazo definido no calendário acadêmico atual que é de 25 a 28 de julho até o final do dia.

    As homologações serão realizadas na ordem estabelecida pelo cobalto, a qual considera o “índice de matrícula” do acadêmico e não pela ordem de dia e horário em que foram solicitadas.

    Todas as solicitações de exclusão de disciplinas serão aceitas.

  • Período de solicitação de matrículas é ampliado

    calendário de matrículas para os cursos semestrais de ensino superior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi redefinido. O período de solicitações on-line de matrículas, que iniciou na sexta-feira (15), seguirá até terça-feira (19).

    Com a alteração, o processamento dos pedidos on-line será realizado na quarta-feira (20). As solicitações de correções pelo Cobalto serão recebidas de 21 a 24 julho. Já o período de homologação, de 25 a 28 de julho.

  • Recuperação da aulas de estatística básica

    O Colegiado do Curso de Zootecnia recebeu as seguintes informações do DME sobre o cronograma para recuperação das aulas de estatística:

    Turmas T1, T2 e T7 de Estatística Básica (código: 11100026)

    Período: 01/07/22 – 31/07/22;

    Professor(es): Ana Rita de Assumpção Mazzini, Giselda Maria Pereira, Marco André Paldês da Costa e Rogério Costa Campos;

    Carga horária em atividades síncronas: 18 horas;

    Carga horária em atividades assíncronas: 54 horas;

    Atividades assíncronas: videoaulas, leituras e exercícios;

    Avaliações: 1ª Avaliação Parcial (a ser corrigida), Segunda chamada da 1ª Avaliação Parcial (08/07/22 – 09/07/22), 2ª Avaliação Parcial (14/07/22 – 15/07/22), 3ª Avaliação Parcial (28/07/22 – 29/07/22) e Exame final (30/07/22 – 31/07/22).

    Turma T1 de Métodos Estatísticos 1 (código: 11100057)

    Período: 01/07/22 – 15/07/22;

    Professor(es): Gustavo Sessa Fialho;

    Carga horária em atividades síncronas: 4 horas;

    Carga horária em atividades assíncronas: 32 horas;

    Atividades assíncronas: videoaulas, leituras e exercícios;

    Avaliações: 1ª Avaliação Parcial (04/07/22), 2ª Avaliação Parcial (14/07/22) e Exame final (15/07/22).

    Todos os alunos serão notificados sobre o início das aulas, bem como metodologia, critérios e métodos de avaliação, através da plataforma e-AULA UFPel.”

    Orientamos que os alunos que não receberam a notificação ou que tenham outras dúvidas sobre a situação da recuperação das aulas entrem em contato com a secretaria do DME:

    dme.secretaria@gmail.com

    (53) 3275-7346

  • Próximas datas importantes!!

    Trancamento de disciplinas pelo Cobalto: 04 a 11 de abril

    Solicitação de aproveitamentos: 11 a 20 de abril

    Lembrando que, para as disciplinas cursadas como matrícula especial em outros cursos com o fim de obtenção de dispensa em disciplinas obrigatórias, deve ser solicitado o aproveitamento para que seja possível a matrícula nas outras de que estas são pré-requisitos (com exceção apenas daquelas que possuem o código idêntico ao da disciplina da zootecnia).

    Para pedir aproveitamento devem ser encaminhados para o email do colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com os seguintes documentos no formato pdf:

    • Formulário Aproveitamento em pdf, preenchido corretamente com todas as informações (um formulário para cada disciplina solicitada);
    • Histórico com a aprovação da disciplina;
    • Programas das disciplinas cursadas fora da UFPEL

    Atenção:

    Todos os documentos para devem estar em pdf

  • Atenção: alunos que não realizaram matrícula

    Comunicamos que os alunos que não solicitaram matrícula no período letivo vigente e nem solicitaram o trancamento geral de matrícula precisam justificar através do formulário abaixo, impreterivelmente até o dia 25/03/2022, para que não percam a sua vaga na universidade por motivo de abandono do curso.

    O formulário deve ser enviado para o email do curso: ufpelzootecnia@gmail.com

    FORMULARIO-PARA-JUSTIFICATIVA-DE-NAO-REALIZACAO-DE-MATRICULA

     

  • Correção de matrícula Zootecnia

    A correção de matrícula para o período 2021/2 será realizada através do Cobalto, e deverá ser solicitada no período de 16 a 21 de fevereiro.

    Informações importantes para Correção:

    Neste período é possível solicitar matrícula em disciplinas do primeiro semestre (para homologação será considerada a previsão do número de ingressantes que ainda serão chamados, uma vez que estas vagas são prioritárias para este grupo);

    É possível também solicitar disciplinas além das sete permitidas na solicitação on line. Os alunos serão matriculados até o preenchimento das vagas disponíveis nas turmas;

    É possível excluir disciplinas matriculadas na solicitação on line;

    Não serão homologadas solicitações em disciplinas que o aluno não tenha o pré-requisito. Exceto aqueles casos em que a disciplina pré-requisito foi cursada em outro curso e o aproveitamento ainda não foi realizado, e neste caso, além de solicitar a disciplina no Cobalto, é necessário enviar email para o curso ufpelzootecnia@gmail.com explicando a situação e comprovando através de histórico anexado. Este email deve ser enviado dentro do prazo de correção, não antes, e com o assunto “justificativa de solicitação de correção sem pré-requisito”. Esse email não será respondido.

    Para qualquer outro caso específico não mencionado aqui, também deverá ser enviado email para o curso para que a situação seja avaliada. Da mesma forma, o email deve ser enviado dentro do prazo de correção, não antes, e com o assunto “justificativa de solicitação de correção sem pré-requisito”, também deve conter a explicação da situação e a comprovação.

    A homologação dos pedidos de correção será realizada no Cobalto no prazo definido para tal que é de 22 de fevereiro a 02 de março até o final do dia. As homologações serão realizadas pelo ordenamento do cobalto e não pela ordem e horário em que foram solicitadas.

    Todas as solicitações de exclusão de disciplinas serão aceitas.

  • Aproveitamentos 2021/1

    Está aberto de 03 a 12 de novembro o período para solicitação de aproveitamento de disciplinas.

    Lembrando que, para as disciplinas cursadas como matrícula especial em outros cursos com o fim de obtenção de dispensa em disciplinas obrigatórias, deve ser solicitado o aproveitamento para que seja possível a matrícula nas outras de que estas são pré-requisitos (com exceção apenas daquelas que possuem o código idêntico ao da disciplina da zootecnia).

    Para pedir aproveitamento devem ser encaminhados para o email do colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com os seguintes documentos no formato pdf:

    • Formulário Aproveitamento preenchido corretamente com todas as informações
    • Histórico
    • Programas das disciplinas cursadas fora da UFPEL

    Atenção:

    O prazo final para envio do email com a solicitação é as 12 horas do dia 12/11
    Todos os documentos devem estar em pdf