Início do conteúdo
    Notícias
  • Atenção: alunos que não realizaram matrícula

    Comunicamos que os alunos que não solicitaram matrícula no período letivo vigente e nem solicitaram o trancamento geral de matrícula precisam justificar através do formulário abaixo, impreterivelmente até o dia 27/08, para que não percam a sua vaga na universidade por motivo de abandono do curso.

    O formulário deve ser enviado para o email do curso: ufpelzootecnia@gmail.com

    FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA__3_

  • Matrícula especial

    A partir desse semestre 2021/1, a solicitação de matrícula especial ocorrerá pelo sistema acadêmico Cobalto.

    A solicitação acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto, conforme calendário acadêmico.

    Para solicitar matrícula especial o aluno deverá acessar o sistema acadêmico através do menu:
    “Aluno –> Cadastro –> Solicitação de Matrícula Especial”

    Através deste menu o estudante poderá buscar qualquer disciplina ofertada para os cursos presenciais de graduação em 2021/1. A busca poderá ocorrer por disciplina ou por curso.

    No dia 12 de agosto, os colegiados de origem dos alunos realizarão o registro da autorização (ou não) para realização de matrícula especial dos seus alunos.

    No dia 13 de agosto, os colegiados de destino realizarão a homologação (ou não) dos pedidos de matrícula especial nas disciplinas ofertadas pelo curso, autorizados pelo curso de origem do estudante.

    Dessa forma, o Curso de Zootecnia realizará matrícula especial apenas pelo Cobalto e não processará solicitações feitas por email.

    Serão homologadas as solicitações de acordo com a disponibilidade de vagas.

    Casos excepcionais deverão ser solicitados pela coordenação do curso de origem do aluno para que seja avaliada a possibilidade de matrícula.

  • Correção de matrícula Zootecnia

    A correção de matrícula para o período 2021/1 será realizada através do Cobalto, e deverá ser solicitada no período de 02 a 04 de agosto.

    Os alunos que tiveram impedimento de se matricular em alguma disciplina no período de solicitação de matrícula por falta do pré-requisito devido a disciplinas ainda não encerradas em função de práticas pendentes ou porque cursaram a disciplina que é pré-requisito em outro curso, devem fazer essa solicitação na correção de matrícula no Cobalto e enviar um email para o curso ufpelzootecnia@gmail.com explicando a situação e anexando o histórico que comprove tal situação. O email deve ser enviado dentro do prazo de correção, não antes, e com o assunto “correção devido a pré-requisito pendente”. Esse email não será respondido. A homologação será realizada no Cobalto no prazo definido para tal que é de 05 a 06 de agosto até o final do dia. As homologações serão realizadas pelo ordenamento do cobalto e não pelo horário da solicitação.

    As solicitações para matrícula em mais de sete de disciplinas serão homologadas enquanto houver disponibilidade de vagas nas disciplinas.

    Todas as solicitações de exclusão de disciplinas serão aceitas.

  • Nota de pesar

    É com profunda tristeza que recebemos hoje a notícia do falecimento de nosso egresso William Ulguim Pedra. O Curso de Zootecnia lamenta imensamente essa triste perda ainda tão difícil de acreditar.
    Manifestamos nossos sinceros sentimentos à família e amigos deste querido aluno, colega e amigo com quem tivemos a felicidade de conviver.

  • Aproveitamentos 2020/2

    Estará aberto de 19 a 30 de abril o período para solicitação de aproveitamento de disciplinas.

    Lembrando que, para as disciplinas cursadas como matrícula especial em outros cursos com o fim de obtenção de dispensa em disciplinas obrigatórias, deve ser solicitado o aproveitamento para que seja possível a matrícula nas outras de que estas são pré-requisitos (com exceção apenas daquelas que possuem o código idêntico ao da disciplina da zootecnia).

    Para pedir aproveitamento devem ser encaminhados para o email do colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com os seguintes documentos no formato pdf:

    • Formulário Aproveitamento preenchido corretamente com todas as informações
    • Histórico
    • Programas das disciplinas cursadas fora da UFPEL

    Atenção:

    O prazo final para envio do email com a solicitação é as 12 horas do dia 30/04
    Todos os documentos devem estar em pdf

  • Matrícula em Química orgânica

    Informamos que os alunos que haviam solicitado matrícula na disciplina de química orgânica na correção de matrícula e que não tinham conseguido vaga, foram incluídos na disciplina química orgânica do curso de Tecnologia de Alimentos, também com a Prof. Ligia no horário de quarta às 10h.

    Só não foram incluídos os alunos que tinham colisão de horário ou que já haviam se matriculado em química orgânica na especial.

    Se por qualquer motivo alguém já não queira mais cursar a disciplina basta trancá-la no cobalto no período de 12 a 19 de abril.

  • Atenção: alunos que não realizaram matrícula

    Comunicamos que os alunos que não solicitaram matrícula no período letivo vigente e nem solicitaram o trancamento geral de matrícula precisam justificar através do formulário abaixo, impreterivelmente até o dia 26/03, para que não percam a sua vaga na universidade por motivo de abandono do curso.

    O formulário deve ser enviado para o email do curso: ufpelzootecnia@gmail.com

    FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA__3_

  • Matrícula Especial 2020/2

    Informamos que a matrícula especial do Curso de Zootecnia será por atendimento remoto, nos dias 16 e 17 de março através de solicitação para o email do colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com

    As solicitações serão processadas por ordem cronológica de recebimento na caixa de entrada (horário de registro de entrada), sendo que, somente serão processadas as solicitações com registro de entrada dentro do horário estabelecido que é das 8:00 do dia 16/03 às 14:00 do dia 17/03  (horário oficial de Brasília).

    Os alunos devem informar seu nome, número de matrícula, curso e a disciplina com o código (lembrando que o sistema permite no máximo duas especiais).

    As solicitações serão atendidas dentro da disponibilidade de vagas que ainda tenha cada disciplina, exceto aquelas do primeiro semestre que precisam ficar reservadas para os ingressantes que ainda serão chamados.

    Alunos do curso de zootecnia que queiram realizar matrícula em disciplinas de outros cursos devem procurar diretamente o colegiado do curso pretendido, lembrando que neste período, conforme normativa do COCEPE, não é necessária a autorização do coordenador do curso de origem.

  • Disciplinas que não foram ofertadas em 2020/1

    O Colegiado do Curso de Zootecnia em reunião nesta quarta-feira pela manhã decidiu que os alunos que estavam matriculados no semestre 2020/1, antes do início da pandemia, em disciplinas ou turmas que foram canceladas e não foram ofertadas remotamente, poderão, aqueles que desejarem, cursar juntamente com estas no semestre atual, as disciplinas das quais elas são pré-requisito, sob as seguintes condições:

    1) O aluno deve ter se matriculado na disciplina cancelada no período 2020/1 anterior à pandemia, e portanto constarem na lista da disciplina, a qual será conferida para homologação da solicitação;

    2) O aluno deve, obrigatoriamente, cursar as duas juntas:
    Exemplo: Economia Rural foi ofertada inicialmente, porém foi cancelada devido à pandemia e é pré-requisito para Administração da Empresa Agropecuária.
    Neste exemplo, o aluno poderá se matricular em Economia Rural e Administração da Empresa Agropecuária., concomitantemente neste semestre, desde que já estivesse matriculado em Economia Rural lá no início de 2020/1 antes da pandemia, porém, não poderá se matricular em Administração se não estiver matriculado também em Economia.

    3) Essa decisão é valida apenas para estes casos em que a disciplina foi cancelada em 2020/1, não sendo ofertada remotamente;

    4) Essa decisão é válida apenas para este semestre 2020/2, especificamente para que alunos que foram prejudicados por essa situação tenham oportunidade de recuperar essa perda;

    5) Essa solicitação deve ser realizada na correção de matrícula pelo cobalto, que se encerra hoje às 23:59 e que pode ser editada até esse horário caso o aluno já tenha feito a solicitação;

    6) As solicitações serão atendidas dentro do número de vagas existentes no sistema, ou seja, não serão abertas novas vagas;

    7) Esta é uma “oportunidade” para os alunos que foram prejudicados. Não é uma “obrigação”. Caso o aluno já tenha organizado seu horário e não queira usufruir dessa possibilidade, isso fica a seu critério.

  • Correção de matrícula 2020/2

    ATENÇÃO PARA OS PROCEDIMENTOS DE CORREÇÃO DE MATRÍCULA ON LINE QUE DEVERÁ SER SOLICITADA NO COBALTO NOS DIAS 09 E 10 DE MARÇO:

    Após o processamento das solicitações de matrícula on-line no dia 08/03, os alunos deverão acessar o sistema acadêmico e consultar sua matrícula. Caso necessite realizar algum ajuste, deverá solicitar a correção de matrícula nos dia 09 e 10 de março, através do Sistema Cobalto, no menu:

    Aluno – Cadastro – Correção de matrícula

    Durante o período de solicitação de correção de matrícula, neste menu, os alunos poderão solicitar a exclusão e/ou a inclusão de turmas, porém a efetivação da matrícula dependerá da homologação do colegiado de seu curso e da existência de vaga na(s) turma(s) solicitada(s).

    No momento da solicitação de correção de matrícula, inicialmente o sistema listará as turmas registradas na matrícula do aluno, que poderão ter sua exclusão solicitada. Para isso o aluno deverá selecionar a turma e clicar em salvar.

    Para solicitar a inclusão de turma, o aluno deverá clicar em “Selecionar turmas” e o sistema apresentará todas as turmas ofertadas pelo curso, o aluno deverá selecionar as turmas que deseja incluir na matrícula, clicando em
    salvar para finalizar a solicitação de correção.

    Na lista aparecerão todas as disciplinas, independente do pré-requisito, porém só poderão solicitar matrícula em disciplinas sem o pré-requisito aqueles alunos que já obtiveram aprovação prévia do colegiado para a quebra. Caso contrário, se o aluno solicitar matrícula em disciplina que não possui o pré-requisito a correção não será homologada.

    A análise e homologação da solicitação de correção de matrícula pela secretaria do Curso ocorrerá nos dias 11 e 12 de março. Será necessário verificar nestes dias se a solicitação foi homologada ou não.

    O Curso de Zootecnia não limitará os alunos a apenas cinco disciplinas, podendo os alunos solicitarem agora na correção as disciplinas que não solicitaram na on line. A homologação seguirá os mesmos critérios e ordenamento de matrícula que o Cobalto utiliza na solicitação de matrícula on line.

     

     

  • Horários 2020/2

    As turmas e horários ofertados para o semestre 2020/2 podem ser consultadas no site institucional da UFPEL:

    https://institucional.ufpel.edu.br/cursos/cod/5800

    Os horários publicados são os destinados às aulas síncronas.

    Cada aluno poderá solicitar matrícula em 5 disciplinas na solicitação on line, de acordo com o parecer normativo do COCEPE.

    Havendo disponibilidade (sobra) de vagas nas turmas, esse número poderá ser ampliado na correção de matrícula.