Início do conteúdo
    Notícias
  • Aproveitamentos 2020/1

    Estará aberto de 03 a 13 de novembro o período para solicitação de aproveitamento de disciplinas.

    Para pedir aproveitamento devem ser encaminhados para o email do colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com os seguintes documentos:

    • Formulário Aproveitamento preenchido corretamente com todas as informações no formato pdf
    • pdf do histórico 
    • pdf dos programas das disciplinas cursadas fora da UFPEL

    Atenção: o email com a solicitação deve ser enviado do dia 03/11 até às 12 horas do dia 13/11
    Todos os documentos devem estar em pdf

  • Trancamento de disciplinas

    Está aberto a partir de hoje até o dia 27 de novembro o período de trancamento de disciplinas do calendário atual.

    O trancamento é feito pelo próprio aluno no Cobalto em: Aluno –> Cadastros –> Trancamento de disciplinas

  • Matrícula especial

    Informamos que a matrícula especial do Curso de Zootecnia será por atendimento remoto, no dia 05 de outubro através de solicitação para o email do colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com

    As solicitações serão processadas por ordem cronológica de recebimento na caixa de entrada (horário de registro de entrada), sendo que, somente serão processadas as solicitações com registro de entrada dentro do horário estabelecido que é das 8:00 às 12:00  (horário oficial de Brasília).

    Os alunos devem informar seu nome, número de matrícula, curso e a disciplina que deseja se matricular (lembrando que o sistema permite no máximo duas especiais).

    As solicitações serão atendidas dentro da disponibilidade de vagas que ainda tenha cada disciplina ofertada nesse período remoto (curso de zootecnia as turmas estão com número 52 ou maior).

    Alunos do curso de zootecnia que queiram realizar matrícula em disciplinas de outros cursos devem procurar diretamente o colegiado do curso pretendido, lembrando que neste período, conforme normativa do COCEPE, não é necessária a autorização do coordenador do curso de origem.

  • Alunos Ingressantes

    Os alunos ingressantes não foram mencionados no post referente à correção de matrícula, no entanto estes alunos podem solicitar pelo email do curso ufpelzootecnia@gmail.com a exclusão das disciplinas que não vão poder cursar agora, visto que são automaticamente matriculados em todas as discplinas do primeiro semestre.

    Essa solicitação dos ingressantes pode ser feita em qualquer horário até amanhã, 1º/10.

  • Correção de matrícula – Orientações

    Informamos que a correção de matrícula do Curso de Zootecnia será por atendimento remoto, através de solicitação para o email do colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com, e de acordo com o cronograma abaixo:

    Ingressantes dos semestres: 2016/1, 2016/2 e anteriores:
    Terça-feira, 29 de setembro no horário de 8h às 12h

    Ingressantes dos semestres: 2017/1 e 2017/2:
    Terça-feira, 29 de setembro no horário de 13h às 17h

    Ingressantes dos semestres: 2018/1 e 2018/2:
    Quarta-feira, 30 de setembro no horário de 8h às 12h

    Ingressantes dos semestres: 2019/1 e 2019/2:
    Quarta-feira, 30 de setembro no horário de 13h às 17h

    As solicitações serão processadas por ordem cronológica de recebimento na caixa de entrada (horário de registro de entrada), sendo que, somente serão processadas as solicitações com registro de entrada dentro dos horários estabelecidos (horário oficial de Brasília).

  • ATENÇÃO: DÚVIDAS SOBRE AS DISCIPLINAS QUE APARECEM NO E-AULA

    O Colegiado do Curso de Zootecnia vem esclarecer que as disciplinas em que os alunos estão matriculados agora para o calandário remoto devem estar aparecendo em sua matrícula no Sistema Acadêmico COBALTO.
    Estamos recebendo muitas dúvidas em relação às disciplinas que aparecem no e-aula e estamos aqui esclarecendo que o e-aula é uma FERRAMENTA em que as aulas serão ministradas.

    O fato de alguma disciplina em que o aluno está matriculado não estar aparecendo no e-aula no momento em que a plataforma foi consultada certamente ocorre porque no momento em questão a disciplina está “oculta”, funcionalidade esta que o professor responsável pela disciplina pode fazer uso quando quiser alimentar a plataforma, organizar as atividades, etc.

    Dessa forma, solicitamos que a consulta à matricula seja verificada no COBALTO e não  no e-aula.

    Reiteramos que as disciplinas do Curso de Zootecnia neste calendário estão com numeração de turma entre os números 52 e 65 (mantendo os alunos originalmente matriculados) e acima de 71 (turmas novas que foram ofertadas sem alunos e disponíveis para solicitação on line).

    Outra informção importante é que as disciplinas do Curso de Zootecnia que foram ofertadas no calanedário alternativo com número de turma 51 ainda estarão aparecendo nas matrículas de quem as cursou porque se referem ao mesmo semestre, ou seja: 2020/1.

    Solicitamos mais uma vez que as dúvidas sejam encaminhadas ao email do Curso ufpelzootecnia@gmail.com que estamos respondendo de acordo com a demanda, pois são muitos emails.

    Importante ainda salientar que corrigiremos todas as questões que não foram possíveis na solicitação on line na correção de matrícula, para a qual daremos mais informações ainda hoje aqui no site.

  • Disciplinas 2020/1 – Remoto

    Informações sobre as disciplinas ofertadas e disciplinas disponíveis para matrícula no segundo calendário remoto 2020/1:

    1- As disciplinas do horário do link abaixo são aquelas originalmente ofertadas antes da pandemia e que serão ofertadas agora de forma remota neste calendário com os mesmos alunos já matriculados e com aulas síncronas nos horários estabelecidos:

    Horário disciplinas que se matém conforme oferta original

     

    2- As disciplinas abaixo também serão ofertadas com os alunos originalmente matriculados, porém de forma assíncrona:

    Boas Práticas e bem estar animal
    Exterior e julgamento de animais domésticos
    Avaliação e tipificação de carcaças

     

    3- As disciplinas abaixo serão reofertadas, uma vez que já foram ofertadas no calendário remoto 1. Para estas abrirá solicitação de matrícula on line no cobalto, pois já não tem alunos matriculados:

    Zoologia e fauna silvestre aplicada – Assíncrona
    Etologia animal aplicada à zootecnia – Assíncrona
    Criações alternativas – Horário síncrono: 5ª feira às 10 horas
    Bioclimatologia – Horário Síncrono: 5ª feira às 8:50 horas

     

    4- As disciplinas abaixo são turmas novas, diferentes da originalmente ofertada, para as quais abrirá solicitação de matrícula pois os alunos matriculados não se mantiveram:

    Avicultura: com horário síncrono nas sextas às 14
    Estatística básica: com horário síncrono nas segundas e quartas às 14

     

    A solicitação de matrícula on line para as disciplinas que serão disponibilizadas se dará entre os dias 25 e 27 de setembro.

     

    Os alunos originalmente matriculados que desejarem excluir as disciplinas de sua matrícula poderão o fazer na correção de matrícula.
    Os procedimentos para correção de matrícula serão publicados nos próximos dias.

    Dúvidas sobre esta notícia podem ser enviadas para o email do Curso: ufpelzootecnia@gmail.com

     

  • Materiais de apoio Sistema e-AULA

    O Comitê UFPel Digital, Pró-Reitorias e o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) estão disponibilizando documentos orientadores e informações diversas para auxilio às atividades no sistema e-AULA. Acesse o link abaixo.

     

    Materiais de Apoio

     

  • Orientações Matrícula especial

    Informamos que a matricula especial será realizada conforme Calendário Acadêmico Alternativo, Calendário Alternativo, na segunda-feira, 22/06/2020, por atendimento remoto.

    Os interessados devem encaminhar a solicitação para o email do Colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com.

    As solicitações serão processadas por ordem cronológica de recebimento na caixa de entrada (horário de registro de entrada), sendo que, somente serão aceitas solicitações com registro de entrada a partir das 08:00 do dia 22/06/2020 (horário oficial de Brasília).

    Vagas:

    01240039 – BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL – 06 vagas

    01240040 – ETOLOGIA ANIMAL APLICADO À ZOOTECNIA – 18 vagas

    Alunos do Curso de Zootecnia que queiram cursar disciplinas em outros cursos da UFPel em regime especial devem realizar contato diretamente com o curso que oferece a (s) disciplina (s).

  • Atenção alunos: nova plataforma virtual de aprendizagem “Sistema e-AULA”

    A UFPel está disponibilizando para o semestre alternativo uma nova plataforma,  sistema e-AULA (https://e-aula.ufpel.edu.br/), ou Moodle das disciplinas, é um ambiente virtual de aprendizagem de apoio às disciplinas da UFPel a partir de 2020/1.

    Este novo Moodle atualizado apresenta algumas facilidades e vantagens como: login integrado (mesmo usuário e senha do Cobalto), migração automatizada dos professores e dos alunos diretamente do Cobalto, integração com o sistema de webconferência da UFPel entre outras que estão sendo desenvolvidas.

    A Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação é responsável pela manutenção de servidores, integração, instalação e atualização do Moodle. O Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais, NATE, Pró-Reitoria de Ensino, é responsável por desenhar, propor e acompanhar políticas e práticas com tecnologias em experiências educacionais além de suporte de uso ao e-aula/Moodle.

    Acesso o link: https://wp.ufpel.edu.br/ufpeldigital/e-aula/

  • ORIENTAÇÕES PARA MATRÍCULA – CALENDÁRIO ALTERNATIVO

    Prezados Alunos do Curso de Zootecnia

    A Universidade, através do COCEPE, instituiu um calendário alternativo regulamentado pelo Parecer Normativo nº 12 de 28/05/2020 (https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2020/05/SEI_UFPel-0958816-Parecer-Normativo-COCEPE-12.pdf), buscando manter a oferta de componentes curriculares no período de pandemia. Tendo em vista o grande número de disciplinas que contam com carga horária prática e diante da determinação de que “As disciplinas que tenham carga horária prática não poderão ser ofertadas”, a oferta para o Curso de Zootecnia limita-se a disciplinas obrigatórias e optativa teóricas.

    Ressaltamos que a proposta do calendário alternativo é oferecer ensino em ambiente remoto, para manter vínculo entre, aqueles que se dispõem e tem condições para tal e a Universidade. Neste sentido, ninguém é obrigado nem a oferecer (docentes) e nem a cursar (estudantes), desta forma, ninguém será prejudicado. Todos os estudantes estão com sua matrícula no 2020/1 mantidas e o calendário suspenso.

    O Curso de Zootecnia ofertará seis disciplinas obrigatórias e uma disciplina optativa, conforme segue:

    • OBRIGATÓRIAS

    12000092 (4 créditos) BIOQUÍMICA II

    Turma T51

    19 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quinta-feira 14:00 Às 15:40

    11100026 (4 créditos) ESTATÍSTICA BÁSICA

    Turma T53

    14 vagas

    Horário da atividade síncrona:  Terça-feira 10:50 às 11:40 / Quinta-feira 10:50 às 11:40

    01240035 (3 créditos) ZOOLOGIA E FAUNA SILVESTRE APLICADA

    Turma T51

    25 vagas

    Horário da atividade síncrona: Segunda-feira 10:00 Às 11:40

    01240040 (2 créditos) ETOLOGIA ANIMAL APLICADO À ZOOTECNIA

    Turma T51

    45 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quarta -feira 10:50 às 11:40

    01240039 (3 créditos) BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL

    Turma T51

    50 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quinta -feira 08:50 às 10:50

    01240057 (3 créditos) CRIAÇÕES ALTERNATIVAS

    Turma T51

    30 vagas

    Horário da atividade síncrona: Quinta -feira 10:00 às 11:40

    • OPTATIVAS

    09020024 (2 créditos) Fisiologia do Crescimento em Ruminantes

    Turma T51

    20 vagas

    Horário da atividade síncrona: Sexta-feira 08:50 às 09:40

    Observem atentamente as datas que constam no calendário acadêmico disponível em:

    Calendário Alternativo 2020.1

    A matrícula será feita on line, pelo sistema habitual de matrículas, e as vagas serão distribuídas por ordem estabelecida pela RESOLUÇÃO Nº 47, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018, que institui o sistema para o ordenamento de matrícula nos cursos de graduação, definindo a prioridade de ocupação das vagas o processo de rematrícula. Salientamos que, por tratar-se de situação excepcional, não será aumentado o número de vagas nas disciplinas ofertadas.

    A correção de matrícula será feita de forma remota, enviando a solicitação de alteração para o e-mail do Colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com

    Mais informações com as devidas orientações serão divulgadas em breve.

    Contatos devem ser feitos pelo e-mail do Colegiado: ufpelzootecnia@gmail.com