I Semana de Paradiplomacia do Município de São Paulo
A “paradiplomacia” é o conjunto de ações internacionais conduzidas por unidades subnacionais, tais como Estados da federação, ONGs, empresas e os Municípios. Dada a complexidade adquirida pelas relações sociais nessa etapa do desenvolvimento histórico, é necessário que tais organizações implementem uma diplomacia paralela – ainda que não conflitante – com a diplomacia feita pelos Estados nacionais.
Isso acontece porque as unidades subnacionais possuem necessidades específicas que, muitas vezes, não conseguem ser amparadas pela diplomacia tradicional, praticada pelo poder central de cada Estado nacional. Assim, questões internacionais que têm impactos locais muito específicos, tais como a gestão dos problemas ambientais e o acolhimento dos refugiados, obrigam o poder municipal a desenvolver serviços de atuação internacional na busca da cooperação e na troca de informações com outros Municípios e organizações, sejam estes brasileiros ou não.
A paradiplomacia é uma atividade relativamente nova, que se manifestou a partir da década de 1970 e que ainda se encontra em processo de desenvolvimento. Por todo o Brasil, são poucas as secretarias de Relações Internacionais e as práticas ainda precisam de aperfeiçoamento. No âmbito acadêmico, o número de pesquisas é modesto, ainda que de grande qualidade.
O objetivo do evento é, portanto, promover a paradiplomacia como uma prática que pode fortalecer a cooperação internacional e o desenvolvimento das políticas públicas locais. Para isso, o intercâmbio de informações entre secretarias e outras agências de municípios espalhados pelo Brasil é de grande importância e é uma das contribuições que o evento pretende oferecer.
O diálogo entre poder público e a academia seria outra contribuição de inestimável valor. Neste particular, o evento pretende estimular tanto a pesquisa na área como a formação de quadros habilitados nas práticas da paradiplomacia. Tal parceria também é importante no sentido de apontar para o poder público os achados científicos deste campo de estudos, que podem ser materializados em forma de política pública.
Tema:
“A paradiplomacia no desenvolvimento dos municípios brasileiros: assimilando experiências”.
Apresentação de trabalhos e programação pode ser conferida no site