Rede de Museus da UFPel é tema de TCC

Na tarde da última sexta-feira (18), a graduanda do curso de Bacharelado em Museologia Lisiane Gastal Pereira apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “A atuação em rede para a gestão do patrimônio universitário: um estudo sobre a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas”.

O trabalho, realizado sob a orientação da professora Dra. Noris Leal, analisou a atuação da Rede de Museus da UFPel ao longo dos seus quatro primeiros anos de existência (2017-2020) com o objetivo de verificar se o órgão conseguiu cumprir com sua missão e seus objetivos, e quais benefícios trouxe aos acervos, coleções e museus da Universidade.

Aprovado com a nota máxima, o estudo concluiu que a Rede tem desenvolvido um trabalho de grande importância para a área museológica da Universidade, pois proporciona a união dos espaços que trabalham com acervos, permitindo a interação e troca de conhecimentos, o fortalecimento da área, a divulgação dos acervos, além de propiciar que coleções antes desconhecidas por grande parte do público, inclusive do acadêmico, se tornem mais acessíveis.

Sobre a Rede

Criada em 2017, a Rede de Museus da UFPel é um órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC). Tem por missão unir as instituições, projetos museológicos, acervos e coleções existentes na Universidade, visando a implantação e manutenção de uma política para a área, de forma a desenvolver ações de gestão, valorização do patrimônio museológico e de aproximação com a comunidade.

Publicado em 21/06/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Museologia, Rede de Museus da UFPEL, TCC.