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  • Proposta inovadora de levar o saber popular às universidades encerra Siepe

    DSC_5991A proposta inovadora do Programa Encontro de Saberes, já aplicado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi o tema da noite de encerramento da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), nesta sexta-feira (25), no auditório do Centro de Artes da UFPel. O Programa objetiva trazer para a Universidade os saberes de ofícios tradicionais da sociedade, que muitas vezes não são contemplados nos currículos acadêmicos.

    A temática foi abordada pela vice-reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz. A nova universidade baiana, que tem um ano de funcionamento, leva para dentro da sala de aula mestres de diversos saberes e ofícios, que partilham experiências e atividades com os estudantes.

    O Encontro dos Saberes é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), sediado na Universidade de Brasília, que faz parte do programa de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    A meta do projeto é propiciar um espaço de experimentação pedagógica e epistêmica no ensino capaz de inspirar resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos, estudantes, mestres e professores.

    DSC_6004A vice-reitora contou que o Programa nasceu na UFSB a partir de um seminário ocorrido em novembro de 2014, passando inclusive a ser um componente curricular na Universidade. “É uma riqueza enorme ter pessoas com saber popular na Universidade”, disse Joana da Luz.

    Ela relatou que estas pessoas, após serem aprovadas por uma banca que avalia os saberes de cada um, recebem um grau universitário especial de mestre, reconhecido no âmbito da Instituição. Os mestres das Tradições, Artes e Ofícios, como são chamados, atuam na Universidade transferindo seus conhecimentos populares aos alunos.

    A vice-reitora mostrou vários exemplos de mestres hoje em atuação na UFSB, como o de mestre mateiro, pessoa que conhece as matas e trilhas. O tema chamou muito a atenção do público presente no Centro de Artes, que dialogou com Joana e lançou questões sobre o trabalho. A ideia é implantar o Programa na UFPel. O evento foi coordenado pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Denise Bussoletti.

    Singular
    A UFSB é uma universidade singular no Brasil. Com pouco mais de um ano de funcionamento, a Instituição vem implantando um sistema totalmente inovador de ensino superior no país. Iniciada do “zero”, como disse a vice-reitora, a UFSB teve todo um caminho para começar de forma totalmente livre. “Popular e integradora”, assim definiu a nova Universidade a professora Joana.

    Ela falou sobre os desafios e modelos adotados na Universidade, com seu regime quadrimestral, ciclos de formação, currículos modulares e flexíveis, lá não há pré-requisitos, estrutura organizacional leve, são só quatro pró-reitorias, e unidades acadêmicas geograficamente distribuídas. O acesso é pelo Sisu/Enem, com 55 por cento de cotas. Para as licenciaturas, o percentual de cotas sobe para 85 e o processo do Sisu/Enem é regional.

  • Siepe: Pró-Reitores discutem creditação às atividades de Extensão

    DSC_5853A inclusão de dez por cento de atividades de extensão na carga horária total dos currículos dos cursos foi o tema do debate realizado na quarta noite do Ciclo de Palestras da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), em desenvolvimento na UFPel até esta sexta-feira (25). O encontro ocorreu na noite desta quinta-feira (24), no auditório do Centro de Artes, reunindo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, e a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante.

    A mediação do encontro foi da vice-reitora, que lembrou que o Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) precisa aprovar Resolução que defina a questão da inclusão das horas para extensão nos currículos. E a partir da aprovação, disse Denise Gigante, será estabelecido um prazo, talvez de 24 meses, para que os projetos pedagógicos dos cursos sejam adequados à nova situação.

    A primeira manifestação dos pró-reitores foi de Denise Bussoletti, que abordou os fundamentos, o marco legal e as possibilidades do processo. Questões como que tipo de formação para os estudantes a Instituição deseja dar e a indissociabilidade entre as três áreas foram tratadas pela pró-reitora.

    DSC_5903Ela destacou a posição de destaque que as atividades de extensão têm na UFPel. São 48 programas e 640 projetos, dados de 2014. No ranking do Proext, a UFPel ocupa o sétimo lugar nacional e a segunda posição estadual. Tudo isso, conforme a pró-reitora, reforça a vocação extensionista presente na Universidade.

    Denise lembrou que a inclusão das horas de extensão não alterará o total da carga do curso, mas apenas deverá levar a uma readequação dos currículos.

    Reflexão

    “É um tema para ser muito pensado e debatido”, disse Álvaro Hypólito. Ele recordou que a Extensão, historicamente, era tida como uma atividade menor nas Universidades. Sublinhou que a indissociabilidade é um tema a ser trabalhado. “Esta é uma questão complexa, mas é um desafio. Sem dúvida é algo difícil de concretizar”, refletiu.

    Para o pró-reitor, o grande problema posto no momento é como encontrar uma solução prática para colocar as temáticas da Extensão, que são muitas, dentro dos currículos.

    Em boa hora

    Para Luciano Agostini este debate surge em boa hora. Ele disse que os currículos são conservadores, com conhecimentos dispersos, disciplinas duras e conteudistas e aulas informativas.

    “Será que dez por cento não é pouco”, questionou o pró-reitor, completando que é preciso liberar professores e estudantes da sala de aula. Ele defende a creditação de atividades extra sala de aula.

    Agostini disse também que a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) é uma oportunidade para transformar os currículos. “É preciso submeter os alunos às três atividades, ensino, pesquisa e extensão, como ocorre nos grupos PET. Temos de trabalhar as três áreas ao mesmo tempo”, preconizou.

    Após as manifestações dos pró-reitores, foi aberto espaço para o público, que fez relatos de experiências e perguntas aos componentes da mesa.

    Saberes

    O Ciclo de Palestras da Siepe prossegue até esta sexta-feira (25), no Auditório do Centro de Artes, às 19h30min, com a temática Extensão, que será trazida pela vice-reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, que abordará o “Encontro de Saberes”.

    Os interessados em participar das atividades do Ciclo de Palestra podem fazer a inscrição no momento da palestra. Aqueles que tiverem mais de 75 por cento de presença ganharão certificado de 20 horas.

     

  • Apresentação de destaques do CEC 2015 ocorrerá na sexta-feira, 25/09

    A comissão organizadora do Congresso de Extensão e Cultura parabeniza a todos os congressistas pela qualidade dos trabalhos apresentados e pelo excelente trabalho realizado pelos avaliadores.
    Oportunamente, informa o resultado do processo de avaliação dos trabalhos apresentados, pelo qual foram selecionados oito destaques, um em cada área de extensão. Os destaques passarão pela segunda avaliação de apresentação oral que ocorrerá amanhã, sexta-feira (25/09), 14 horas, no Auditório Acadêmico do Quarto Andar (Ao lado da sala 432). Os critérios de avaliação, bem como as normas, serão os mesmos das apresentações dos trabalhos durante o CEC. A ordem de apresentação corresponde à listagem, disponível no site do CEC.

    Desta segunda avaliação resultará o Prêmio de Extensão Aldyr Garcia Schlee, a ser divulgado em breve.

  • Colóquio de Integração Cultural Brasil-Uruguai é adiado

    A Comissão Organizadora do Congresso de Extensão e Cultura (CEC) informa que o Colóquio de Integração Cultural Brasil-Uruguai, que faz parte da programação do Congresso e aconteceria no dia 23 de setembro, foi adiado devido a impossibilidade das representações ministeriais do Uruguai e do Brasil.

    A nova data de realização será brevemente divulgada.

  • Divulgada listagem de trabalhos que serão apresentados no CEC 2015

    A Pró-Reitoria e Extensão e Cultura (PREC) divulgou na tarde desta segunda-feira a listagem definitiva de trabalhos que serão apresentados no II Congresso de Extensão e Cultura (CEC), que acontecerá de 21 à 25 de setembro, no Campus Anglo da UFPEL.

    Você pode conferir a listagem no site da Semana Integrada, clicando aqui.

  • Seleção de bolsistas de Extensão e Cultura – Edital nº 05/2015

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna público o processo de seleção de 10 (dez) bolsistas de Extensão e Cultura nas áreas de Arquitetura, Design Digital, Artes e Gastronomia.

    Os interessados devem comparecer na sala da PREC com o formulário de candidato à bolsista preenchido, histórico escolar e uma carta de intenções relatando experiências e justificando o motivo de interesse pela área. As inscrições vão até o dia 18 de setembro (sexta-feira).

    Para mais informações, acesse o edital: Edital nº 05-2015 – Demanda Institucional

    Formulário de Candidato à Bolsista

     

  • Seleção de voluntários para o Congresso de Extensão e Cultura

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura abre vagas para trabalho voluntário no Congresso de Extensão e Cultura (CEC) que acontecerá entre os dias 21 a 25 de setembro. Todos os voluntários receberão certificados.

    Os interessados deverão enviar e-mail com nome e telefone para joiceprec@gmail.com.

  • Museu do Doce da UFPel seleciona bolsista

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura comunica que, nessa quinta-feira (27), estarão abertas as inscrições para a seleção de um (1) bolsista para o Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas.

    As inscrições vão até o dia 4 de setembro e o candidato deverá ter experiência comprovada em design gráfico. Os interessados devem entregar o Formulário de Candidato à Bolsista (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prec/bolsas-de-extensao/probec/documentos/) na Secretaria do Museu do Doce, localizado na Praça Coronel Pedro Osório nº8, entre as 14h e 18h.

    Para mais informações, acesse o edital: Edital Bolsa – Museu do doce 2015