Extensionistas da UFPel participam do 42º SEURS em Porto Alegre
O 42º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) destacou-se como o maior evento de extensão universitária do sul do Brasil. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) marcou presença com uma delegação de mais de cinquenta pessoas, incluindo servidoras(es), docentes e técnicas(os), e estudantes.
No primeiro dia, os projetos de extensão da UFPel foram apresentados e receberam destaque nas atividades programadas. À noite, a delegação participou da abertura oficial, realizada no Complexo Cultural Casa da OSPA, em Porto Alegre.
A temática do evento, “A Extensão que queremos”, promoveu reflexões sobre o futuro das instituições de ensino superior e o papel da extensão universitária na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. As discussões incluíram temas como mudanças climáticas, combate às desigualdades e o reconhecimento de grupos minoritários.
Diversas atividades compuseram a programação do SEURS, incluindo apresentações orais, vídeo-pôsteres e oficinas. As “Tertúlias”, modalidade em que trabalhos são apresentados em sequência com rodas de conversa ao final, possibilitaram trocas de ideias entre participantes e público. Os “Vídeo-Pôsteres” foram exibidos em totens digitais, seguido pela interação do público com os apresentadores.
Além disso, a programação incluiu oficinas com vagas limitadas, disponíveis por ordem de chegada. Na quinta-feira, das 15h30 às 17h, na Faculdade de Educação (FACED), aconteceu a oficina na área temática de Saúde, com o tema “Adoecimento Estudantil, Desempenho Ocupacional e o Possível Impacto no Processo de Envelhecimento,” apresentada por Julia Gonçalves Duarte e Caroline Farias Cruz, sob a coordenação de Zayanna Christine Lopes Lindôso.
As apresentações realizadas pela UFPel durante as Tertúlias no Centro Cultural da UFRGS abordaram diversos projetos. Dentre os presentes no evento, estiveram:
Comunicação
No dia 11 de setembro, na área de Comunicação, Maria Eduarda Batista Teixeira e Amanda Batista Aguiar apresentaram A Química e Ciência Permeando o Cotidiano: Construção do “Podtransferir” como Estratégia para Divulgação Científica, uma iniciativa que visa tornar a ciência mais acessível ao público por meio de podcasts. Esse projeto foi orientado por Aline Joana Rolina Wohlmuth dos Santos.
Ainda no dia 11, foi abordado o projeto de extensão Agência Experimental Marte, coordenado por Marislei da Silveira Ribeiro, cuja ênfase foi os desafios enfrentados pela Agência na realização de serviços especializados de assessoria. As apresentadoras foram Sara Lopes da Silva e Luísa Brito da Costa.
No dia 12, outras importantes discussões ocorreram na sessão de Comunicação. Em Pauta TV UFPEL e Educação Midiática e Audiência Jovem foram temas desenvolvidos pela UFPel, abordando, respectivamente, a extensão universitária na produção de pautas de interesse comunitário e a leitura crítica da mídia com adolescentes. O primeiro trabalho mencionado foi apresentado pela Bruna Garcia Rodrigues e João Victor da Silveira Rodrigues, sob a orientação da Michele Negrini. E o segundo teve como apresentadoras: Maria Rita da Costa Rolim e Daniela Simões Alves, sob a orientação de Silvia Porto Meirelles Leite.
Direitos Humanos
No dia 11 de setembro, a sessão sobre Direitos Humanos destacou a apresentação do Programa Enfrente: Colaborações no Combate da Violência de Gênero no Ambiente Universitário, apresentada por Stefanie Caipú Vieira e Ana Carolina Giudice Beber, sob a coordenação de Aline Ribeiro Paliga. O programa traz à tona discussões sobre a violência de gênero nas universidades e suas formas de enfrentamento.
No dia 12 de setembro, foi apresentada a importância da cocriação do livro Princesas do Sul no enfrentamento à desigualdade de gênero em Pelotas, com Katryelen Britto da Silva Domingues e Beatriz Palla Sanches, orientadas por Larissa Medianeira Bolzan.
Educação
No campo da Educação, vários projetos foram apresentados. No dia 12 de setembro, Maria Vianna Terenzi e Milena Hernandes Silva discutiram a importância de políticas públicas de lazer para idosos no projeto “Universidade Aberta para Idosos,” sob a orientação de Giovana Duzzo Gamaro.
No dia 13 de setembro, o trabalho intitulado “Tópicos em Neurociência da Aprendizagem: Atividade de Formação Docente para Professores do Município de Pelotas-RS” foi apresentado por Nícolas Pereira Conde, relatando a experiência dos integrantes do Projeto Curiosamente coordenado por Adriana Lourenço da Silva.
Outro destaque do dia 13 de setembro foi o projeto de extensão “Quem Luta Não Briga,” apresentado por Henrique Rocha de Pinho, sob a orientação de Fabricio Boscolo Del Vecchio, que explora o impacto social e cultural do Taekwondo como ferramenta educativa.
Meio Ambiente
Em Meio Ambiente, no dia 12, Crisiele Junges Ramgrab e Maria Lucia Rösler apresentaram o projeto Pampa para Colorir, com orientação de Raqueli Teresinha França, que visa sensibilizar sobre o bioma Pampa através de atividades lúdicas e educativas.
Saúde
No dia 11 de setembro, na área de Saúde, Kamila Pagel Ramson apresentou “A Extensão que Queremos: O Papel do Projeto Endo Z na Construção do Futuro,” sob a orientação de Ezilmara Leonor Rolim de Sousa.
No dia 12 de setembro, mais dois trabalhos se destacaram na área da saúde. Fisioterapia e Conselho Municipal de Saúde: Uma Aproximação Por Práticas Extensionistas, apresentado por Beatriz Henriques Mansanari e Sofia Thiesen Dewes, orientadas por Maíra Junkes Cunha. E Cuidados Distrofia Muscular de Duchenne, apresentado por Sara Ferreira Nunes e Lara Coelho Siqueira, orientadas por Luiza Vieira da Silva Magalhães.
No dia 13 de setembro, também tivemos dois trabalhos. Destacou-se o relato de experiência sobre “Ações Solidárias em Abrigos Provisórios de Cães durante a Catástrofe Ambiental no RS,” apresentado por Joara Tyczkiewicz da Costa e Maria Eduarda Rodrigues, sob a orientação de Marlete Brum Cleff. E o Grupo Terapêutico Ocupacional como Ferramenta de Promoção à Saúde Mental para Pessoas Idosas, apresentado por Taisha Carvalho Alves e Luiza Soares Araújo, sob a orientação de Zayanna Christine Lopes Lindôso
Tecnologia e Produção
Na sessão de Tecnologia, realizada no dia 11, Julia Neumann e Pedro Pinto D’Ávila, sob orientação de Luciana Bicca Dode, apresentaram o projeto Micro Verdes: Cultivando Consciência na 30ª Fenadoce, que objetivou a promoção da sustentabilidade e a produção consciente durante a Feira Nacional do Doce em Pelotas.
As apresentações realizadas pela UFPEL durante as Tertúlias são exemplos de como o conhecimento acadêmico pode contribuir para a transformação social, abordando temas de relevância atual como saúde mental, educação, meio ambiente, violência de gênero e divulgação científica. Estes projetos demonstram o compromisso da universidade com a extensão universitária e o impacto social positivo na comunidade.
O SEURS é um evento anual e, portanto, a UFPel segue com a proposta de termos a participação ativa da nossa delegação em 2025, buscando reforçar a importância da extensão universitária para o desenvolvimento social e acadêmico da região e do país.
Confira a galeria com algumas imagens do evento: