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Disciplina “Desenho de Pesquisa em Ciência Política”

O professor Felipe Borba, da UNIRIO, irá ministrar a disciplina “Desenho de Pesquisa em Ciência Política” via o Procad/Casadinho com o programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPel.

A disciplina vai acontecer na semana de 09 a 13 de maio, a partir das 08:30 da manha. A matrícula para os alunos do PPGSociologia será no dia 03 de maio  – é só enviar o formulário 02 (formulário de matrícula, disponível na página principal deste site) assinado e com anuência do orientador para o e-mail ppgsoc.ufpel@gmail.com (até as 23hs59min).

Programa:

O objetivo deste curso é promover introdução aos princípios associados à pesquisa empírica em ciências sociais.

Plano de Aulas:

Aula 1: Introdução ao Método Científico

JOHNSON, Janet, JOSLYN, Richard e REYNOLD, H. T. Political Science Research Methods. Washington DC, CQ Press, 2001. Capítulos 1- 4.

Aula 2: O Método Experimental

JOHNSTON, Richard, HAGEN, Michael e JAMIESON, Kathleen. The 2000 Presidential election and the Foundations of Party Politics. Cambridge University Press, 2004. Capítulo 5.

Aula 3: Pesquisa de Survey

JOHNSTON, Richard, HAGEN, Michael e JAMIESON, Kathleen. The 2000 Presidential election and the Foundations of Party Politics. Cambridge University Press, 2004. Capítulo 10.

Aula 4: Método Qualitativo

YIN, Robert. Qualitative research from start to finish. The Guilford Press, 2011. Capítulo 1 e 2.

BABBIE, Earl. The Basic of Social Research. Cengage Learning, 2014. Capítulo 10.

Aula 5: Método Não Obstrusivo

BABBIE, Earl. The Basic of Social Research. Cengage Learning, 2014. Capítulo 11.

JOHNSON, Janet, JOSLYN, Richard e REYNOLD, H. T. Political Science Research Methods. Washington DC, CQ Press, 2001. Capítulo 9.

Trabalho: Textos para comentário

ANSOLABEHERE, S.; IYENGAR, S.; SIMON, A.; VALENTIN, N. Does Attack Advertising Demobilize the Electorate? American Political Science Review, vol. 88, nº 4, p. 829-838, 1994.

FINKLE, S.; GEER, J. A Spot Check: Casting Doubt on the Demobilizing Effect of Attack Advertising. American Journal of Political Science, vol. 42, nº 2, p. 573-595, 1998.

WATTENBERG, M.; BRIANS, C. Negative Campaign Advertising: Demobilizer or Mobilizer? American Journal of Political Science, vol. 40, nº. 1, p. 172-193, 1996.

FREEDMAN, P.; GOLDSTEIN, K. Measuring Media Exposure and The Effect of Negative Campaign Ads. American Journal of Political Science, vol. 43, nº 4, p. 1189-1208, 1999.

FREEDMAN, P.; GOLDSTEIN, K. Campaign Advertising and Voter Turnout: New

Evidence for a Stimulation Effect. The Journal of Politics, vol. 64, nº 3, p. 721-740, 2002.

Publicado em 19/04/2016, na categoria Sem categoria.