Disciplina “Desenho de Pesquisa em Ciência Política”
O professor Felipe Borba, da UNIRIO, irá ministrar a disciplina “Desenho de Pesquisa em Ciência Política” via o Procad/Casadinho com o programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFPel.
A disciplina vai acontecer na semana de 09 a 13 de maio, a partir das 08:30 da manha. A matrícula para os alunos do PPGSociologia será no dia 03 de maio – é só enviar o formulário 02 (formulário de matrícula, disponível na página principal deste site) assinado e com anuência do orientador para o e-mail ppgsoc.ufpel@gmail.com (até as 23hs59min).
Programa:
O objetivo deste curso é promover introdução aos princípios associados à pesquisa empírica em ciências sociais.
Plano de Aulas:
Aula 1: Introdução ao Método Científico
JOHNSON, Janet, JOSLYN, Richard e REYNOLD, H. T. Political Science Research Methods. Washington DC, CQ Press, 2001. Capítulos 1- 4.
Aula 2: O Método Experimental
JOHNSTON, Richard, HAGEN, Michael e JAMIESON, Kathleen. The 2000 Presidential election and the Foundations of Party Politics. Cambridge University Press, 2004. Capítulo 5.
Aula 3: Pesquisa de Survey
JOHNSTON, Richard, HAGEN, Michael e JAMIESON, Kathleen. The 2000 Presidential election and the Foundations of Party Politics. Cambridge University Press, 2004. Capítulo 10.
Aula 4: Método Qualitativo
YIN, Robert. Qualitative research from start to finish. The Guilford Press, 2011. Capítulo 1 e 2.
BABBIE, Earl. The Basic of Social Research. Cengage Learning, 2014. Capítulo 10.
Aula 5: Método Não Obstrusivo
BABBIE, Earl. The Basic of Social Research. Cengage Learning, 2014. Capítulo 11.
JOHNSON, Janet, JOSLYN, Richard e REYNOLD, H. T. Political Science Research Methods. Washington DC, CQ Press, 2001. Capítulo 9.
Trabalho: Textos para comentário
ANSOLABEHERE, S.; IYENGAR, S.; SIMON, A.; VALENTIN, N. Does Attack Advertising Demobilize the Electorate? American Political Science Review, vol. 88, nº 4, p. 829-838, 1994.
FINKLE, S.; GEER, J. A Spot Check: Casting Doubt on the Demobilizing Effect of Attack Advertising. American Journal of Political Science, vol. 42, nº 2, p. 573-595, 1998.
WATTENBERG, M.; BRIANS, C. Negative Campaign Advertising: Demobilizer or Mobilizer? American Journal of Political Science, vol. 40, nº. 1, p. 172-193, 1996.
FREEDMAN, P.; GOLDSTEIN, K. Measuring Media Exposure and The Effect of Negative Campaign Ads. American Journal of Political Science, vol. 43, nº 4, p. 1189-1208, 1999.
FREEDMAN, P.; GOLDSTEIN, K. Campaign Advertising and Voter Turnout: New
Evidence for a Stimulation Effect. The Journal of Politics, vol. 64, nº 3, p. 721-740, 2002.