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Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MEMÓRIA E IDENTIDADE

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: A disciplina tem como objetivo abordar as diferentes tipologias de memória, a relação memória e mito, a memória na concepção filosófica e sociológica, a complexa memória coletiva, memória e sentimento, tradição, comemoração, esquecimentos e obliterações, diferentes suportes e evocadores.

METODOLOGIA DA PESQUISA

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Natureza da ciência, colonialidade do saber e constituição dos campos do conhecimento científico. Especificidades das fontes e das pesquisas nas ciências humanas e sociais. Dimensões multi ou pluri, inter e transdisciplinares de técnicas, metodologias e abordagens aplicadas aos estudos sobre memória social e patrimônio cultural. Organização, estruturação e planejamento dos projetos de pesquisa, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

PATRIMÔNIO E ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: O Patrimônio Cultural como categoria de pensamento e percepção, como constructo social e como Política Estatal na avaliação de bens culturais; o patrimônio cultural no Brasil: histórico, instituições e delimitações conceituais no contexto nacional; Políticas Culturais em Patrimônio.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO CULTURAL

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: A Arqueologia, em suas diversas facetas (pré-histórica e histórica, urbana e rural, acadêmica ou de contrato, científica ou educativa) contribui de forma muito particular para a preservação do Patrimônio Cultural, em sua acepção material, tanto no âmbito do conhecimento gerado pela pesquisa quanto da ação social gerada pelo papel contemporâneo do arqueólogo como educador e gestor de bens culturais. A disciplina enfatizará as diferentes contribuições que a Arqueologia aporta, procurando analisar a especificidade de cada um dos campos expostos acima; estas especificidades serão consideradas do ponto de vista das metodologias, das teorias e dos conhecimentos empíricos. Serão apresentados alguns campos particulares de atuação da Arqueologia: Arqueologia sub-aquática, Arqueologia urbana, Zooarqueologia, etc. Serão abordadas as questões da pesquisa e da gestão do patrimônio arqueológico (móvel e imóvel), considerando-se aspectos conceituais, técnicos e operacionais envolvidos, para tanto analisando-se alguns casos específicos em nosso país.

DIÁSPORA AFRICANA E PATRIMÔNIO CULTURAL

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: O objetivo central do curso é discutir os processos de institucionalização do patrimônio cultural africano e afrodescendente em diversos lugares da África e das Américas. Discutiremos estudos de caso sobre os diversos usos contemporâneos de sítios arqueológicos, museus e monumentos ligados à diáspora africana, ressaltando as políticas de construção de memórias acerca da escravidão moderna. Antes, porém, teremos uma breve unidade temática dedicada às premissas teóricas que orientarão a análise dos estudos de caso.

ESTÉTICA E CULTURA VISUAL

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: A importância dos valores estéticos como reveladores de expressão cultural. A arte como fonte visual para produção de conhecimento histórico. A obra e a imagem de arte como fonte documental, testemunho histórico, como patrimônio, como expressão artístico-cultural e como objetos materiais com seus diversos modos de usos e apropriações. Estudo das relações entre cultura visual e história.

ESTUDOS DE CULTURA MATERIAL, PATRIMÔNIO CULTURAL E ACERVOS INSTITUCIONAIS

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: A disciplina trata da relação constitutiva entre a formação de coleções e a configuração de instituições de memória no ocidente, particularmente de museus. Discute sobre o esgarçamento da categoria de patrimônio cultural e seus reflexos nos processos curatoriais, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, intercultural e colaborativa no tratamento dos acervos. Delineia os desafios das instituições de memória frente à emergência de um novo regime de patrimonialidade. Apresenta e discute as potencialidades dos estudos de cultura material nos processos de patrimonialização e interação social, de um ponto de vista ao mesmo tempo epistêmico e aplicado.

FOTOGRAFIA E MEMÓRIA

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Imagem, memória e história. A constituição da fotografia como memória artificial do mundo. Relações entre fotografia e a memória individual e coletiva. Acervos fotográficos e memória social. História da fotografia e memória visual do mundo.

ORALIDADE E ARQUIVOS ORAIS

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Narrativas, tradição e memória. Discurso e narrativa na análise do testemunho oral. História oral e subjetividade. Aplicações da História Oral. Documento oral e arquivos orais. Discussão sobre verdade e ficção no uso das narrativas como documento. Experiências contemporâneas do uso do depoimento como patrimônio.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NO MERCOSUL

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: A disciplina aborda o histórico das políticas públicas do patrimônio tanto no Brasil quanto na região do Mercosul, problematizando contextos e situações que estabelecem relações com a contemporaneidade. Instituições de patrimônio, legislações nacionais, documentos patrimoniais, patrimônios de fronteira, gestão compartilhada e quadros nacionais. Políticas de memória e esquecimento nos quadros nacionais de pós-ditadura.

SABERES PERIFÉRICOS E DIALÓGICA DO PATRIMÔNIO CIENTÍFICO

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: As construções de conhecimento que partem de contextos e práticas supostamente periféricas e/ou subalternas, à luz dos estudos pós-coloniais da ciência e tecnologia. Teoria crítica, estudos decoloniais, feminismos e demais perspectivas na problematização de hierarquias epistêmicas, possibilitando processos dialógicos acerca do patrimônio científico.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS I

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Investigação, discussão, compreensão e prática de temáticas relativas à memória social e/ou patrimônio cultural, por meio de estudos complementares que considerem o cenário contemporâneo do conhecimento e seus avanços, assim como a disponibilidade esporádica de profissionais especializados e com notório saber.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS II

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Investigação, discussão, compreensão e prática de temáticas relativas à memória social e/ou patrimônio cultural, por meio de estudos complementares que considerem o cenário contemporâneo do conhecimento e seus avanços, assim como a disponibilidade esporádica de profissionais especializados e com notório saber.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS III

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Investigação, discussão, compreensão e prática de temáticas relativas à memória social e/ou patrimônio cultural, por meio de estudos complementares que considerem o cenário contemporâneo do conhecimento e seus avanços, assim como a disponibilidade esporádica de profissionais especializados e com notório saber.

SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS IV

CH 34 – 2 CRÉDITOS

Ementa: Investigação, discussão, compreensão e prática de temáticas relativas à memória social e/ou patrimônio cultural, por meio de estudos complementares que considerem o cenário contemporâneo do conhecimento e seus avanços, assim como a disponibilidade esporádica de profissionais especializados e com notório saber.

TEORIA DO ESPAÇO SOCIAL

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: A disciplina busca dotar o estudioso de ferramentas teóricas e metodológicas capazes de permitirem a leitura do espaço e da paisagem, sobretudo do espaço entendido como patrimônio cultural, a partir da compreensão da humanidade dos sujeitos objetivada nas formas dos objetos. Trata-se de um processo de decodificação das representações subjetivas e das memórias evocadas pelos objetos. Parte-se do pressuposto do espaço enquanto acúmulo desigual de tempos, capaz de guardar em si as características das distintas rupturas ao longo do processo de modernização. A paisagem se torna o vetor por intermédio do qual se permitem leituras e análises dos seus processos produtivos, culminando com o entendimento do espaço enquanto produção social. Contextualização de rupturas e permanências no processo de produção espacial: modernidade, pós-modernidade e hipermodernidade. Estudo da ontologia do espaço e conceitos espaciais: lugar, território, paisagem, região, redes e escalas. Análise fenomenológica do espaço: espaço percebido, espaço concebido e espaço vivido. Análise semiótica da paisagem: crenças, valores, signos, significados e representações. Datação das técnicas.

TEORIAS E PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Articulação entre a formação de conceitos e teorias da conservação-restauração levando em conta as circunstâncias culturais, filosóficas e históricas de sua enunciação. A disciplina aborda os processos de preservação modernos em sua maioria, mas não se limita a eles, recua a antecedentes dos processos de patrimonialização e abrange concepções e práticas preservacionistas atuais carentes de reconhecimento e legitimação. Enquanto revisão crítica da tradicional teoria da restauração à luz de outras experiências e pensamentos, a disciplina se configura também como um convite à revisão de pressupostos e à superação do impensado em projetos de pesquisa de pós-graduação.

TURISMO SUSTENTÁVEL E PATRIMÔNIO CULTURAL

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: Estudo das potencialidades de usos do patrimônio cultural como fator de desenvolvimento sustentável.

USOS E DISCURSOS DO PATRIMÔNIO

CH 68 – 4 CRÉDITOS

Ementa: A presente disciplina busca compreender os contextos de surgimento, fortalecimento e questionamento dos discursos patrimoniais modernos, inseridos em quatro eixos de análise: Em primeiro lugar, como parte da consolidação dos discursos nacionalistas do século XIX e do fortalecimento de ideias relacionadas ao conceito de etnia e de etnogenealogia, que relacionavam espaços territoriais a características culturais e raciais específicas. Em segundo lugar, objetiva-se observar o patrimônio, em suas diversas dimensões, inserido nas tensões entre o local e o global na sociedade contemporânea. Nesse sentido, busca-se compreender como cidades, instituições, sujeitos e grupos sociais se relacionam, vivem e/ou exploram diversos usos, diversas formas de restituição patrimonial e produzem distintos discursos sobre a memória e sobre o patrimônio, em função de fenômenos que transcendem, mas afetam, o local. Em terceiro lugar, serão abordados casos que envolvam conflitos em torno da consagração e da preservação do patrimônio, buscando problematizar os paradoxos existentes entre a ampliação da noção de patrimônio, o aprimoramento dos instrumentos de salvaguarda, e as sedições populares (a favor ou contra) os processos de patrimonialização. Em último lugar, buscar-se-á explorar discursos e narrativas patrimoniais alternativos ou questionadores, inseridos nos debates em torno de conceitos tais como o de agência e de virada ontológica, buscando perseguir a emergência de tais discursos no mundo contemporâneo através de estudos de caso.