Livro de autoria de doutoranda do PPGMP é premiado em Portugal

“Saltos no tempo: uma visita especial ao MCCB”, livro multiformato de autoria de Desirée Nobre Salasar, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural recebeu o prêmio da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) na categoria “Edições”.

O livro é um dos desdobramentos da tese de doutorado em andamento, cujo título provisório é “Comunicação inclusiva na perspectiva do Desenho Universal: Estudo de caso do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB)” que possui financiamento com bolsa CAPES e orientação da Profa. Dra. Francisca Ferreira Michelon.

O trabalho é também resultado do Protocolo de Cooperação entre o PPGMP e o Instituto Politécnico de Leiria.

Editado pelo Município da Batalha, através do MCCB, em conjunto com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital – ESECS/IPLEIRIA (CRID), contou também com a colaboração da Casa do Mimo e do Agrupamento de Escolas da Batalha.

O livro, que conta a história da visita de uma personagem chamada Matilde ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), busca apresentar o museu de uma forma lúdica, didática e inclusiva para todas as crianças. Para tal, em um único exemplar une os recursos de linguagem simples, braille, sistema pictográfico para a comunicação, audiodescrição, vídeo em Língua Gestual Portuguesa e QR Code, caracterizando-se como um livro multiformato.

As ilustrações foram feitas por crianças do Agrupamento de Escolas da Batalha, com idades de 8 a 12 anos. A capa e a contracapa, desenvolvida pela Casa do Mimo, é de responsabilidade de jovens com deficiência intelectual.

O livro busca dar continuidade ao trabalho de inclusão que vem sendo desenvolvido pelo Museu desde a sua inauguração, tornando-o referência em acessibilidade e Desenho Universal.

Publicado em 29/05/2023, na categoria Notícias.