Em breve será lançado o Edital para aluno especial do 1º semestre de 2019 do PPGMP

As inscrições ao Exame de Seleção para cursar disciplinas optativas como aluno especial do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel estarão abertas no período de 25 de fevereiro de 2019 a 28 de fevereiro de 2019.

As vagas oferecidas para alunos especiais são decorrentes do não preenchimento pelos alunos regulares e estão assim disponibilizadas:

a) Disciplina Seminário de Estudos Avançados I: Usos e discursos do patrimônio

Total de vagas: 10

Dia e Horário: Segunda – feira, 14h.

Local: Campus II, Sala 310

Ministrante: Prof. Dr. Darlan de Mamann Marchi, Eduardo Roberto Jordão Knack e Rita Juliana Soares Poloni

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: A presente disciplina busca compreender os contextos de surgimento, fortalecimento e questionamento dos discursos patrimoniais modernos, inseridos em três eixos de análise: Em primeiro lugar, como parte da consolidação dos discursos nacionalistas do século XIX e do fortalecimento de ideias relacionadas ao conceito de etnia e de etnogenealogia, que relacionavam espaços territoriais a características culturais e raciais específicas, buscando perseguir a permanência de tais discursos no mundo contemporâneo através de estudos de caso. Em segundo lugar, objetiva-se observar o patrimônio em situações que envolvem experiências locais que estão relacionadas com transformações e processos que ocorrem em escala global. Cidades, sujeitos e grupos sociais se relacionam, vivem e/ou exploram diversos usos, diversas formas de restituição patrimonial e produzem distintos discursos sobre a memória e o patrimônio em função de fenômenos que transcendem, mas afetam, o local. Em terceiro lugar, serão abordados casos que envolvam conflitos em torno da preservação do patrimônio, buscando problematizar os paradoxos existentes entre a ampliação da noção de patrimônio, com o aprimoramento dos instrumentos de salvaguarda, e as sedições populares (a favor ou contra) os processos de patrimonialização.

b) Disciplina Turismo Sustentável e Patrimônio Cultural

Total de vagas: 10

Dia e Horário: Quinta – feira, 14h

Local: Campus II, Sala 310

Ministrante: Prof. Dr. Michel Constantino Figueira

Carga horária/créditos: 68hs/04 créditos

Ementa: Turismo, identidade e usos do passado. Territórios, comunidades e turismo cultural. Estudo das potencialidades de usos do patrimônio cultural como fator de desenvolvimento sustentável. Turismo e ressurgências do rural. Turistificação do patrimônio e dilemas contemporâneos da gestão da memória.

Em breve será publicado o Edital com as informações para a seleção.

Publicado em 15/02/2019, na categoria Notícias.