Início do conteúdo
    Notícias
  • Palestra “Princípios de bibliometria”, com o Prof. Javier Franco Aixelá

    A palestra “Princípios de bibliometria”, com o Prof. Javier Franco Aixelá, que estaria acontecendo na UFPel nas próximas semanas, precisou ser remanejada em função das inundações que afetaram profundamente a região sul.
    Não obstante, os/as colegas da PUC-Rio, que acolheram o evento, disponibilizaram a possibilidade de participarmos remotamente.
    Portanto, coloquem na agenda: a palestra com o Prof. Franco Aixelá ocorrerá pelo Zoom, no dia 24 de junho, às 11h. As informações para acesso estão no card.
    Até lá!

  • Nota de Pesar – Prof. José Carlos Marques Volcato

    É com o mais profundo pesar que comunicamos o falecimento do Prof. José Carlos Marques Volcato no dia de ontem, 30 de maio de 2024, em Porto Alegre.

    Professor de literaturas de língua inglesa e um dos maiores nomes dos estudos shakesperianos no Brasil, Zeca (como não só era mas fazia questão de ser chamado) foi um dos membros originais do então Mestrado em Letras do Centro de Letras e Comunicação em 2011. Dono de um conhecimento ímpar, e de um aguerrido senso de justiça, Zeca estava realizando estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul após o qual tinha planos de retornar a atuar no nosso PPGL.

    Zeca deixará um vazio irreparável nos corações de seus amigos, colegas e alunos.

  • PRAE publica Edital Emergencial para ajuda a estudantes atingidos pela elevação do nível de águas no RS

    A PRAE/UFPe informa o lançamento do Edital PRAE 03/24 para seleção emergencial de estudantes atingidos pela elevação do nível das águas no estado do Rio Grande do Sul.

    Podem candidatar-se estudantes da UFPel que tenham sido atingidos pela elevação do nível das águas em qualquer cidade do Rio Grande do Sul.

    Os critérios para elegibilidade são:

    Já ser bolsista da PRAE/UFPel ou já ter passado pelo processo de Avaliação Socioeconômica da PRAE/UFPel

    ou

    Possuir cadastro no CadÚnico nacional, atualizada a partir de maio de 2022. Nesta caso, é necessário ter em mãos a Folha Resumo com a Renda Per Capita já calculada.

    O edital não possui prazo de inscrição. O(a) estudante pode fazer sua inscrição quando necessário. Estudantes que por qualquer motivo não conseguirem realizar a inscrição online, podem contatar nsspraeufpel@gmail.com para orientações.

    Edital-PRAE-03_24_Selecao-Emergencial-Bolsa

  • Seleção para Estudantes Regulares 2024

    Por conta da greve dos servidores e docentes, bem com o pelas graves enchentes que assolam o nosso estado, informamos que não temos ainda qualquer previsão de lançamento do esital e de cronograma dos processos seletivos para Mestrado e Doutorado em Letras para o ano de 2024. Assim que voltarmos a alguma situação de normalidade, informaremos a todas e a todos por meio desta página.

    No entanto, divulgo a bibliografia recomendada para a etapa de prova escrita da seleção para o Mestrado em Letras de cada uma das Linhas de Pesquisa:

    Linha de Pesquisa: Aquisição, Variação e Ensino:

    BERBER SARDINHA, T. Linguística de Corpus: histórico e problemática. D.E.L.T.A, v.16, n. 2, 2000.
    BRUM-DE-PAULA, M. R.; FERREIRA-GONÇALVES, G. Léxico & gramática: uma relação de causa e efeito. Letras de Hoje, v. 43, n. 3, 2008.
    CELANI, M. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, 2004.
    FREITAG, Raquel Meister Ko.; SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães. Contatos, mobilidades e línguas no Brasil. In: FREITAG, Raquel Meister Ko.; SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães (orgs.) Mobilidades e contatos linguísticos no Brasil. São Paulo: Blucher, 2023. p. 13-26. Disponível em: https://openaccess.blucher.com.br/article-details/01-23781. Acesso em: 5 maio 2024.
    GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. da S.; LEBEDEFF, T. B. A pedagogia visual na educação de surdos: uma experiência com o ensino da matemática no mathlibras. Revista Práxis Educacional, Edição Especial, v. 16, n. 37, 2020.
    KLEIMAN, A.; VIANNA, C. A. D.; GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na   contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, v. 17, n. 4, 2019.
    LEFFA, V. J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem, v. 20, n. 2, 2012.
    MIRANDA, A. R. M.; MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a fonologia. Cadernos de Educação, v. 35, 2010.
    MOITA LOPES, L; P.; FABRÍCIO, B. F. Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 17, n. 4, 2019.
    SILVA, F. M. da. As dicotomias saussureanas e suas implicações sobre os estudos linguísticos. REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, v. 3, n.2, 2011.
    VIAN Jr., Orlando; WEISSHEIMER, Janaina; MARCELINO, Marcello. Bilinguismo: aquisição, cognição e complexidade. Revista do GELNE, v. 15, 2013.

    Linha de Pesquisa: Literatura. Cultura e Tradução

    CANDIDO, A. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 4ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 169-191.
    CRONIN, M. “A era da tradução: tecnologia, tradução e diferença.” In: BLUME, R; PETERLE, P. (orgs). Tradução e relações de poder. Tubarão: Ed. Copiart; Florianópolis: PGET/UFSC, 2013. p. 193-222.
    PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da Literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
    TODOROV, T. A literatura em perigo. Tradução de Cairo Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
    VENUTI, L. “Tradução, Simulacro, Resistência” In: BLUME, R; PETERLE, P. (orgs). Tradução e relações de poder. Tubarão: Ed. Copiart; Florianópolis: PGET/UFSC, 2013. p.349-383.

    Linha de Pesquisa: Texto, Discurso e Relações Sociais

    BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. (Também pode ser encontrado em uma edição mais antiga como um capítulo no livro: BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes – qualquer edição)
    BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. São Paulo: Fontes Editores, 2020. (“Da subjetividade na linguagem” e “A natureza dos pronomes”)
    BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Fontes Editores, 2020 (“A linguagem e a experiência humana”)
    FERREIRA, Maria. Cristina. Leandro. “O caráter singular da língua na Análise de Discurso”. Organon, Porto Alegre, v. 17, n. 35, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/30023
    FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
    ORLANDI, Eni Puccinelli. “Texto e discurso”. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, 2012.. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/29365
    RECUERO, Raquel; SOARES, Pricilla. “Violência simbólica e redes sociais no facebook: o caso da fanpage “Diva Depressão””. Galáxia, São Paulo, Online, n. 26, p. 239-254, dez. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/14478
    SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 2015. (Introdução: Capítulo III – “Objeto da linguística” e Capítulo IV – “Linguística da língua e linguística da fala”: Primeira parte: Capítulo I – “Natureza do signo linguístico” e Capítulo II – “Imutabilidade e mutabilidade do signo” Segunda parte: Capítulo IV – “O valor linguístico”)
    SOBRAL, Adail; GIACOMELLI, K. “Observações didáticas sobre a Análise Dialógica do Discurso”. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, n. 3, p. 1076–1094, 2016 Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/33006 .

  • Prêmio CAPES de Teses 2024

    Em nome da Comissão Avaliadora das inscrições para a indicação do PPGL ao Prêmio CAPES de Teses 2024, torno público que o trabalho que representará nosso programa será a tese intitulada “Transferência conceitual na lexicalização de eventos de movimento em inglês-LE por falantes de português-LM”, do Dr. Renan Castro Ferreira, orientado pela Prof.ª Dr.ª Isabella Mozzillo.

    A Comissão Avaliadora das inscrições reconhece a dificuldade da escolha, uma vez que as submissões todas apresentam um grau ímpar de rigor acadêmico e agradece as manifestações de interesse dos doutores formados em 2023. A altíssima qualidade dos trabalhos submetidos atesta a seriedade do nosso trabalho.

    O resultado preliminar será divulgado até 26 de agosto de 2024 e o resultado final, até 16 de setembro de 2024. Todos os vencedores do Prêmio CAPES também estão concorrendo ao Grande Prêmio CAPES de Teses, de onde sairão três vencedores — um para cada grande área do conhecimento — e cujo resultado será divulgado até 18 de novembvro de 2024. A cerimônia de premiações acontecerá em 12 de dezembro de 2024. As premiações incluem valores em dinheiro, bolsas de estágio pós-doutoral e verba para apresentação de trabalhos em congressos internacionais.

  • Edital 55/2024 – PDSE: Resultado Final

    O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de
    Pelotas, no uso de suas atribuições, torna público o resultado final da seleção do Edital PRPPG 55/2024 –
    Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior, conforme os termos do referido edital.

    Edital 55-2024 Final

  • PPGL convida para banca de Doutorado

    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com o doutorando Santiago Bretanha Freitas, convidam a comunidade acadêmica para prestigiar a defesa de sua tese. A apresentação será no dia 30 de abril (terça-feira), às 14h via Webconferência, através do link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/san-dm2-udy.

    ⚜️ O título da tese é: “Notas sobre epistemologia em Análise do Discurso”, e terá como banca os professores: Prof.ª Dr.ª Aracy Graça Ernst (orientadora e presidente – UFPel/FURG), Prof. Dr. Fábio Ramos Barbosa Filho (UFRGS), Prof.ª Dr.ª Cristina Zanella Rodrigues (IFSul/câmpus Pelotas), Prof.ª Dr.ª Daiane Neumann (UFPel), Prof.ª Dr.ª Jael Sânera Sigales Gonçalves (UFPel) e Prof.ª Dr.ª Luciana Iost Vinhas (UFRGS/UFPel).

    Contamos com sua presença!

     

     

  • PPGL convida para banca de Doutorado

    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com a doutoranda Aline Rosinski Vieira, convidam a comunidade acadêmica para prestigiar a defesa de sua tese. A apresentação será no dia 30 de abril (terça-feira), às 9h via Webconferência, através do link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/gio-krx-n46-kwy.

    ⚜️ O título da tese é: “A lateral pós-vocálica do português brasileiro em comunidades de falantes de língua de imigração polonesa no RS e no PR”, e terá como banca os professores: Prof.ª Dr.ª Giovana Ferreira Gonçalves (Presidente – UFPel), Prof. Dr. Felipe Bilharva da Silva (UFRGS), Prof.ª Dr.ª Luciene Bassols Brisolara (FURG), Prof. Dr. Bernardo Kolling Limberger (UFPel) e Prof.ª Dr.ª Mirian Rose Brum de Paula (UFPel).

    Contamos com sua presença!

  • PPGL convida para banca de Qualificação de Doutorado


    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com a doutoranda Priscila Costa Machado, convidam a comunidade acadêmica para prestigiar a qualificação de sua tese de doutorado. A apresentação será no dia 29 de abril (segunda-feira), às 14h via Webconferência e Google Meet, através dos links: https://webconf.ufpel.edu.br/b/car-9wk-oiq-fvv e https://meet.google.com/rse-uewc-mbi

    ⚜️ O título de sua tese é: “Os níveis segmental e prosódico na aquisição do espanhol por brasileiros: uma análise fonético-fonológica da produção da fricativa alveolar surda e das interrogativas totais” e terá como banca as professoras: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UFPEL – Orientadora), Prof.ª Dr.ª Luciene Bassols Brisolara (FURG) e Prof.ª Dr.ª. Susiele Machry da Silva (UTFPR).

    Contamos com sua presença!

     

     

  • PPGL convida para banca de Qualificação de Mestrado

    🗣️ O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel, em conjunto com o mestrando Rômulo Schwanz Diel, convidam a comunidade acadêmica para prestigiar a qualificação de sua dissertação de mestrado. A apresentação será no dia 25 de abril (quinta-feira), às 17h30 via Webconferência, através do link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/gio-apc-e94.

    ⚜️ O título de sua dissertação é: “Aquisição das vogais baixas anteriores do inglês como L2: o papel da instrução explícita e do treinamento articulatório mediados pelo ultrassom”, e terá como banca as professoras: Prof.ª Dr.ª Giovana Ferreira Gonçalves (Orientadora e Presidente – UFPel), Prof.ª Dr.ª Susiele Machry da Silva (UTFPR) e Prof.ª Dr.ª Gabriela Bohlmann Duarte (UFPel).

    Contamos com sua presença!