Amanda Pinheiro Damasseno
A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL: DISCUTINDO CAMINHOS PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO
Orientador: Camila Lawson Scheifer
Data da defesa: 22/12/2016
Stefanie Da Silva Tunes
A ECOLOGIA LINGUÍSTICA NA PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA: UMA PRÁTICA REFLEXIVA
Orientador: Hilario Inacio Bohn
Data da defesa: 16/12/2016
Nathalia Madeira Araujo
O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO EM MARIANA (MG): DO ACONTECIMENTO HISTÓRICO AO ESTUDO DISCURSIVO DE CHARGES
Orientador: Ercilia Ana Cazarin
Data da defesa: 07/12/2016
Felipe Bonow Soares
DISCURSO POLÍTICO NO FACEBOOK: ANÁLISE DAS PÁGINAS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE PELOTAS EM 2016
Orientador: Raquel Da Cunha Recuero
Data da defesa: 02/12/2016
Paola Oliveira dos Santos
O papel da consciência fonoarticulatória na aquisição da escrita de falantes monolíngues e bilíngues (pomerano/português): dados de Arroio do Padre
Orientadora: Profa. Dra. Giovana Ferreira-Gonçalves
Data da defesa: 31/08/2016
Giulian da Silva Pinto
Percepção e produção das vogais anteriores arredondadas [y], [q] e [e] do francês por locutoras nativas do português brasileiro (L1), proficientes em francês (L2)
Orientadora: Profa. Dra. Mirian Rose Brum-de-Paula
Data da defesa: 31/08/2016
Mirian Duarte Saraiva
Aluno, professor e pibidiano: identidades docentes construídas a partir de posicionamentos interacionais em performances narrativas
Orientadora: Profa. Dra. Letícia Fonseca Richthofen de Freitas
Data da defesa: 30/06/2016
Helena Rezende Ramires
PERCEPÇÃO E PRODUÇÃO DE VOGAIS CORONAIS DO INGLÊS POR FALANTES NATIVOS DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA
Orientador: Carmen Lucia Barreto Matzenauer
Data da defesa: 26/08/2016
Fernanda Rusch Zahn
ESTRUTURA DA NARRATIVA EGROUNDING NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Orientador: Liliane Da Silva Prestes Rodrigues
Data da defesa: 06/06/2016
Alan Ricardo Costa
PROFESSORES DE LÍNGUAS “NA” E “EM” REDE? FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES PARA PRÁTICAS ABERTAS DE (RE)PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ONLINE
Orientador: Vilson Jose Leffa
Data da defesa: 06/06/2016
Sabrina Silveira Costa
A FRICATIVA CORONAL /S/ DO PORTUGUÊS DO SUL DO BRASIL: ABORDAGEM FONOLÓGICA FONÉTICO-ACÚSTICA
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Data da defesa: 06/06/2016
Daiane Mackedanz
O papel da identidade para a manutenção do pomerano na Serra dos Tapes, RS
Orientador: Prof. Dr. Luís Isaías Centeno do Amaral
Data da defesa: 18/04/2016
Leticia Berneira Cardozo
O impacto do material didático elaborado pelo professor na motivação de aprendizes de língua inglesa
Orientador: Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro
Data da defesa: 29/03/2016
Franciele Da Silveira Rocke
A representação do leitor e da leitura em A história sem fim de Michel Ende e Coração de tinta de Cornelia Funke
Orientadora: Profa. Dra. Daniele Gallindo Gonçalves Silva
Data da defesa: 07/03/2016
Vergilia Spiering Damé
Aquisição da escrita das consoantes plosivas: aspectos acústicos e articulatórios
Orientadora: Profa. Dra. Giovana Ferreira-Gonçalves
Data da defesa: 29/02/2016
Jéssica Vaz de Mattos
Entre literatura e história: questões de representação em Mongólia e O filho da mãe, de Bernardo Carvalho
Orientador. Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins
Data da defesa: 29/02/2016
Katiane Teixeira Barcelos Casero
A dinâmica dos gestos articulatórios da líquida lateral palatal: a fala dos usuários de implantes cocleares avaliada com base na fonologia articulatória
Orientadora: Profa. Dra. Mirian Rose Brum-de-Paula
Coorientadora: Profa. Dra. Giovana Ferreira-Gonçalves
Data da defesa: 26/02/2016
Bruna Santana Dias
Aquisição da vogal [a] do espanhol por falantes do português brasileiro
Orientadora: Profa. Dra. Giovana Ferreira-Gonçalves
Data da defesa: 26/02/2016
Leonardo Von Pfeil Rommel
Desconstruindo o Império: história e imaginário na ficção de António Lobo Antunes
Orientador: Prof. Dr. Alfeu Sparemberger
Data da defesa: 24/02/2016
Lucas Mário Dacuna Badaracco
Os efeitos prototípicos da categoria roupa e sua influência na tradução interlinguística: uma abordagem cognitivista
Orientadora: Profa. Dra. Mirian Rose Brum-de-Paula
Data da defesa: 22/02/2016
Ana Paula Vieira De Andrade Assumpção
O DISCURSO DA FALTA E DO EXCESSO: A AUTOMUTILAÇÃO
Orientador: Aracy Graça Ernst
Data da defesa: 04/02/2016