A Profª. Beatriz Blanco, ministrará uma palestra cujo título será “Representatividade de gênero no game design: conceitos e problemáticas”, no dia 3 de julho, às 14h, na sala 307 do ICH. A Profª. Beatriz Blanco é mestra em Artes Visuais e bacharel em Comunicação Social (Habilitação em Midialogia) pela UNICAMP. Atualmente é professora e co-coordenadora do Curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Centro Universitário SENAC, em São Paulo.
A aula-palestra é aberta para todos, e será a última atividade com uma pesquisadora convidada no Seminário II “Das Sufragistas à Antígona. Diversidade de fontes e abordagens interdisciplinares para os estudos de gênero”, disciplina ministrada pela Profª. Dra. Carolina Kesser Barcellos Dias no PPGH/UFPel.
A atividade é uma parceria com o Lipeem UFPel, e conta com o apoio do ICH, do PPGH e do LECA.
O IX CIH é um evento científico-acadêmico, e ocorrerá entre 07 e 09 de outubro de 2019 na Universidade Estadual de Maringá (UEM). E aberto ao público em geral, tendo como um de seus eixos de reflexão a “História da América em debate: fronteiras, ensino e ecologia”. O objetivo mais amplo do evento é oportunizar um espaço para o debate e apresentação da produção acadêmica de docentes e discentes, contemplando a todos da nossa grande área da História.
A Comissão Organizadora comunica que a submissão de resumos para a Jornada Regional de Patrimônio Industrial foi prorrogada até o dia 20 de junho de 2019. O evento ocorrerá entre os dias 30 e 31 de agosto de 2019 no CIS- Guanabara, Campinas-SP. A Jornada Regional de Patrimônio Industrial, promovida pelo TICCIH-Brasil, contemplará conferências e apresentações sobre o patrimônio industrial em seus diferentes aspectos (material, memória, representações, paisagístico, documental).
Destaca-se que, na ocasião, será realizada a Assembleia Anual 2019 do Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH – Brasil), da qual terá a pauta divulgada nas próximas semanas.
Convidamos a todos (as) para participar da XIV JORNADA DE ESTUDOS HISTÓRICOS PROFESSOR MANOEL SALGADO, a ser realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 20 de setembro de 2019. As inscrições de trabalhos foram prorrogadas até o dia 20 de junho de 2019!
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O evento é promovido anualmente, de forma gratuita, pelos discentes do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGHIS/UFRJ e possui como objetivo a maior integração e circulação de trabalhos acadêmicos de História e áreas afins.
Estão abertas as inscrições de trabalho/comunicação para o Seminário História e Memória dos Movimentos Sociais Rurais e a Questão Agrária no Brasil Contemporâneo, que se realizará na Universidade Federal de Pelotas entre os dias 17 e 19 de junho de 2019.
O evento – que tem por objetivo oportunizar espaços de reflexão e discussão acerca da questão agrária e dos movimentos sociais do campo no Brasil Contemporâneo – integra as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Pesquisa “Mobilizações e movimentos sociais agrários, repressão e resistências do pré-1964 à ditadura civil-militar: as trajetórias do MASTER no RS e das Ligas Camponesas em PE” (CAPES – Edital Memórias Brasileiras / Conflitos Sociais).
– Mesa de Abertura: Mobilizações e movimentos sociais agrários: horizontes de pesquisa e reflexões sobre o tempo presente
Palestrantes: Profa. Dra. Leonilde Servolo de Medeiros (UFRRJ) e Prof. Dr. Sérgio Sauer (UNB)
18 de junho / Terça-feira
Manhã (8h30min – 12h) – Sessão de Comunicações de Trabalhos
Tarde (14h – 18h) – Mini-Curso: Redes do campesinato negro do Rio Grande do Sul: fé, terras, parentelas e solidariedades
Ministrante: Claudia Daiane Garcia Molet (Dra. em História/UFRGS)
Noite (19h – 22h)
Mesa-Redonda: Memórias em movimento: histórias de resistência na luta pela terra
Convidados: Frei Sergio Görgen (Movimento dos Pequenos Agricultores) e Isaías Antônio Vedovatto (Liderança da Ocupação da Fazenda Annoni (1985) e dirigente do MST)
19 de junho / Quarta-feira
Manhã (8h30min – 12h) – Sessão de Comunicações de Trabalhos
Tarde (14h – 18h)
Oficina – Possibilidades de pesquisa sobre conflitos e movimentos sociais agrários no Brasil Contemporâneo (1960 – 1980): temas, problemas e fontes históricas
Ministrantes: Barbara de La Rosa Elia (Graduanda em História / UFPel)
Darlan de Farias Rodrigues (Mestrando – PPGH/UFPel)
Noite (19h – 22h)
Mesa de Encerramento: As lutas pela terra no pré-1964: novas perspectivas de pesquisa sobre as Ligas Camponesas e o Movimento dos Agricultores Sem Terra do Rio Grande do Sul
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural, fundado em Curitiba no ano de 2017 e em funcionamento ininterrupto desde então, abre o chamamento público de submissão de artigos para composição de sua próxima obra coletiva.
A obra que terá como título “Educações e Cultura: teorias, formas, perspectivas e análises” deverá jogar luz em uma das envergaduras mais essenciais da cultura no mundo contemporâneo: o potencial de educação pelo qual saberes, práticas, histórias, memórias e identidades têm sua chance de manutenção e reflexão.
Os patrimônios, por exemplo, são eleitos e recebem, no estado da arte, a atenção necessária para a preservação de sua existência, entretanto, de que adianta a manutenção da existência de algo que não cumpre qualquer função social que seja? Por isso a educação patrimonial é essencial, tanto pera os bens patrimonializados quanto para as sociedades que os cercam ou tomam conhecimento acerca deles.
Já a arte, em processo de desenvolvimento constante, com a reprodução de modelos estabelecidos e vanguardas, com preocupação de engajamento ou não, com uma imensa pluralidade de autores, receptores e expositores, pode encontrar na educação um meio de criar contato e/ou vínculos com as populações, levando a outros círculos sociais que não o artístico e o cultural as suas potencialidades.
Além de ser um veio importante para a articulação dos saberes culturais, a educação também tem em si a possibilidade e a responsabilidade de intrumentar criticamente os que têm acesso a ela. Com isso, quais seriam as potências na vida dos estudantes de diversos níveis com uma educação voltada e endossada em bens culturais materiais e imateriais? Poderia a educação incentivar a produção cultural? Como poderia?
Ainda, estariam a educação e a cultura, em suas atuações conjuntas, sendo exercidas da melhor maneira possível ou restam caminhos que podem ainda serem experimentados? Sobre os trabalhos existentes em museus, galerias e outras entidades a fim, os trabalhos educativos são os ideais ou cabem reflexões, análises e críticas a essas atividades?
Dentro dessa diversidade de pensamento sobre os trabalhos de educação em/sobre cultura, o GEPPC abre o presente chamamento público oportunizando a pluralidade das produções sobre o tema.
Podem se inscrever estudantes, pesquisadores e profissionais de quaisquer níveis de instrução e/ou atuação das mais variadas áreas dos saberes práticos, técnicos e/ou científicos.
Os trabalhos submetidos precisam conter uma nota de rodapé sobre o(s) autor(es), com histórico de formação e/ou atuação e um endereço de e-mail para contato; e serem apresentados em arquivo Word com fonte Arial tamanho 12, margens e espaçamento entre linhas de 1,5, contendo o trabalho desenvolvido e suas respectivas referências.
As submissões serão aceitas até o dia 01 de agosto de 2019 e deverão ser endereçadas ao coordenador do GEPPC Luciano Chinda Doarte com o assunto “SUBMISSÃO DE ARTIGO | GEPPC” por meio do endereço eletrônico lucianochinda.lcd@gmail.com.