O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Visita à Harvard

No mês de fevereiro de 2025 o coordenador do PPG, professor Marlos Domingues, realizou uma visita técnica à região de Boston (Massachussetts/USA) para troca de informações com pesquisadores e grupos de pesquisa da área de atividade física e saúde e da área de saúde materno-infantil.

A viagem foi realizada através do programa de internacionalização Capes Print, vinculada ao projeto “Observatório Global de Atividade Física”.

Durante a estadia foram visitadas as Universidades de Harvard (Harvard Pilgrim Health Care Institute e Harvard TH Chan School of Public Health), Boston University, Berkelee College of Music e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.I.T.), em suas instalações espalhadas pelas cidades de Cambridge, Boston e Framingham.

Um dos projetos visitados foi o Viva, coordenado atualmente pela professora Emily Oken. Trata-se de um projeto longitudinal, iniciado em 1999 que acompanha desde a gestação mais de 2 mil mães e seus filhos, com foco principalmente no estilo de vida (nutrição e atividade física) e os impactos que estes comportamentos possam ter sobre a saúde da mãe (agora se aproximando da velhice) e das crianças (já adultos hoje em dia).

O ponto alto da viagem foi a ida à cidade de Framingham (1h de Boston), onde está sediado o projeto “Framingham Heart Study”, considerado o mais importante estudo de coorte na área de cardiologia. O estudo longitudinal iniciou em 1948, e acompanha 3 gerações (aproximadamente 15 mil pais, filhos e netos) sendo responsável por uma infinidade de conceitos em saúde tidos como ‘regras’ hoje em dia, mas que nem eram discutidos na década de 1950. Este estudo por exemplo foi pioneiro em criar o termo “fator de risco” e discutir os impactos que a dieta e exercício, bem como fumo, pressão alta, obesidade e colesterol alto teriam sobre a saúde cardiovascular. A pesquisadora Nicole Spartano foi a anfitriã nas instalações da Boston University em Framingham. Ela atualmente foca sua pesquisa no monitoramento da glicemia e como fatores nutricionais e de exercício físico atuam neste parâmetro.

Além das visitas aos centros de pesquisa e projetos específicos, foi também realizada uma reunião com a professora I-Min Lee, uma das mais importantes pesquisadoras do mundo na área de epidemiologia da atividade física e a principal investigadora do Women’s Health Study (uma pesquisa na área de saúde da mulher, envolvendo mais de 160 mil americanas de todo país). Na ocasião foram discutidos os status atuais dos projetos sendo realizados pela professora Lee e colocadas algumas questões metodológicas e estratégicas que possam ser úteis nas investigações com as quais o professor está envolvido, como as Coortes de nascimentos de Pelotas, além de inovações na área de pesquisa da epidemiologia da atividade física e do exercício físico.

Publicado em 24/03/2025, na categoria Notícias.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.