Início do conteúdo
    Notícias
  • 1º Ciclo de Cine-Dança tem inscrições até hoje!

    1º CICLO DE CINE-DANÇA
    .
    EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA DANÇA – O curso de Dança-Licenciatura da UFPel, o Grupo de Pesquisa OMEGA-CNPq e o Projeto LADAIA promovem o 1º CICLO DE CINE-DANÇA
    .
    PROGRAMAÇÃO
    .
    24/04/2020 – 17H
    Documentário “Dança, Crise, Calor e amor em Teresina – Discoreografia” – Mediação com Prof. Manoel Gildo

    29/04/2020 – 17H
    Documentário “O que é dança?” – Mediação com Profª. Eleonora Santos

    06/05/2020 – 17H
    Documentário “A invenção da infância” – Mediação com Profª. Josiane Franken

    Programação acontecerá via webconferência
    Inscrições de 20 a 23 de abril de 2020
    .
    Formulário de Inscrição: CLIQUE AQUI.

    Em caso de dúvidas, enviar e-mail para manoelalvesrso@hotmail.com

  • Edital “Equidade racial na Educação Básica”


    Estão abertas as inscrições (até 13 de junho de 2020) para participar do Edital Equidade Racial na Educação Básica, que apoiará projetos de pesquisa e artigos científicos que apontem recomendações para os desafios da equidade racial na educação básica e que apresentem contribuições para o debate sobre desigualdades étnico-raciais nas escolas, visando a sua superação.

    Para saber mais, CLIQUE AQUI.

  • Gira Decolonial: pesquisa acerca de saberes/fazeres decoloniais afrodiaspóricos

    Iniciam no dia de hoje, 13 de novembro, as ações do Projeto Gira Decolonial, coordenado pelo pesquisador do OMEGA, Professor MSc. Manoel Luthiery.

    O termo “Giro Decolonial” foi criado por Nelson Maldonado-Torres para referir-se a movimentos de resistência teórico e prático, político e epistemológico, frente à lógica da modernidade/colonialidade (BALLESTRIN, 2013). Em consonância epistêmica com tais princípios o Coletivo LADAIA, Projeto de Extensão Dança no Bairro e o Projeto de Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança da Educação Básica: Pedagogias Possíveis irão promover uma série de “GIRAS DECOLONIAIS” com propósito de fomentar Giros Decoloniais no campo de estudo das Artes.

    As Giras serão espaços de estudo, pesquisa e discussão voltados para a produção de saberes/fazeres decoloniais afrodiaspóricos, tendo como foco no primeiro encontro “GÊNERO E RAÇA”, no segundo “DANÇA AFRO E EDUCAÇÃO”, e no terceiro “CRIAÇÃO COREOGRÁFICA E DECOLONIALIDADE” . A programação será gratuita e aberta a toda comunidade.

    1º GIRA DECOLONIAL – MULHER NEGRA

    Dia 13/11/2019 às 17h na sala 310 (Bloco 1 – Centro de Artes-UFPel)

    Leitura comentada do texto “Mulher Negra: o outro do outro” (RIBEIRO, 2017).

    Mediação com Gessi Könzgen, Ana Paula Melo e Kathlen Iandra.

    Texto disponível em: http://www.uel.br/neab/pages/arquivos/Livros/RIBEIRO%20Djamila.%20O%20que%20e%20lugar%20de%20fala.pdf

    2º GIRA DECOLONIAL – DANÇA AFRO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

    Dia 14/11/2019 às 17h na sala 310 (Bloco 1 – Centro de Artes-UFPel)

    Roda de conversa com Maritza Freitas, Juliana Coelho e Naiane Ribeiro.

    3º GIRA COLONIAL – A CRIAÇÃO COREOGRÁFICA COMO POSSIBILIDADE DE DESPACHAR O CARREGO DECOLONIAL

    Dia 20/11/2019 às 10h30 na AABB (Sala do globo)

    Roda de conversa com Cleyce Colins.

     

    Maiores informações: manoelalvesrso@hotmail.com

  • CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DOSSIÊ TEMÁTICO EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

    A Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE – publicação científica online mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) –  divulga chamada de artigos para o Dossiê Temático: “Dossiê temático: Educação: Corpo em movimento”, organizado pelas Professoras  Adrianne Ogêda, Léa Tiriba e Lívia Lage.

    As contribuições devem ser submetidas até 06 de outubro de 2019.

    Veja mais AQUI.

  • Projeto do OMEGA é contemplado no edital da FAPERGS

    O Projeto de pesquisa “Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis”, coordenado pela Profª Drª Josiane Franken Corrêa e vinculado ao Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA) foi contemplado no Edital FAPERGS categoria Recém Doutor(a).

    Buscando aprofundar os estudos sobre Dança na escola de Educação Básica, o projeto viabilizará um espaço de pesquisa em uma escola pública na cidade de Pelotas RS, que pode ser entendido como um laboratório sobre o tema. Acreditando na aproximação entre universidade e escola como um fator importante para a realização e o avanço das pesquisas relacionadas à docência e ao ensino de dança, tem-se como foco o contexto real do trabalho docente, buscando partir dele para a efetivação de uma investigação coerente com a realidade local. Desse modo, busca-se potencializar o espaço escolar como lugar de criação e fruição artística em dança, para que, com isso, seja efetivado um ponto de acesso à pesquisa sobre ensino de dança no contexto sul-rio-grandense.

    As atividades estão previstas para iniciarem no 1º Semestre de 2020, contando com a colaboração da comunidade escolar e da comunidade acadêmica da UFPel.

  • Semana do Folclore 2019

    O Núcleo de Folclore (NUFOLK) da UFPel realiza todos os anos uma semana em comemoração ao dia do folclore brasileiro (22 de agosto), com diversas atividades. Veja mais no site do NUFOLK.

  • Inscrições para o 5º SIIEPE UFPel 2019

    Estão abertas as inscrições para o 5º Seminário Integrado de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel. O evento acontecerá de 21 a 25 de outubro de 2019, no Campus Capão do Leão. O prazo para  as inscrições é de 12 de agosto a 15 de setembro e podem ser feitas neste link.