Em razão da suspensão do calendário letivo regular devido a pandemia do novo coronavírus, foi elaborado um projeto de ensino, com ações de extensão, para ser realizado durante o calendário letivo alternativo 2020/1. O projeto tem como foco discutir pesquisas e intervenções no âmbito do estresse e saúde mental. Serão 12 encontros virtuais, realizados através de fórum e vídeo-aula. O projeto de ensino contará com uma atividade prática que entrará como uma ação de extensão.
Objetivo: Realizar um grupo de estudos, com ações de extensão, durante o calendário letivo alternativo 2020/1.
Metodologia
A- Divulgação do projeto de ensino será realizado nas redes sociais da universidade e dos professores envolvidos. B- Inscrições serão realizadas através de um e-mail disponibilizado na divulgação. C- Será necessário pelo menos 5 participantes para ocorrer o projeto de ensino. D- Terá um limite de 25 participantes. E- Será utilizado a plataforma Moodle para as interações no projeto de ensino. F- Cronograma de 12 semanas conforme o calendário letivo alternativo 2020/1. Início em 22 de junho:
1- Introdução, combinações e início da atividade prática. Estresse e COVID-19. Como o estresse pode afetar minha saúde? (vídeo aula) 2- Teorias sobre estresse (fórum e leituras) 3- Teorias sobre estresse (vídeo aula) 4- Psiconeuroimunologia (fórum e leituras) 5- Psiconeuroimunologia (vídeo aula) 6- Avaliação de estresse e saúde mental ( fórum e leituras) 7- Avaliação de estresse e saúde mental ( vídeo aula) 8- Intervenção em estresse e saúde mental (fórum e leituras) 9- Intervenção em estresse e saúde mental (vídeo aula) 10- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade) 11- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade) 12- Fechamento e avaliação do projeto de ensino
G- A atividade prática entrará como uma ação de extensão neste projeto de ensino. A atividade irá consistir na elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade. Poderá ser realizado podcast, cartilhas, lives ou outros materiais digitais.
We examined the relationships between polygenic risk scores (PRS) for psychiatric disorders and behavioral and emotional problems. In addition, we explored whether these associations differ by sex and conducted mutually adjusted models to elucidate whether different PRS independently contribute to the same outcome. [...]
Approximately 1 in 31 children in the United States are diagnosed with autism1. Although autism occurs across all racial and ethnic groups, Black autistic youth are disproportionately underdiagnosed and misdiagnosed2, delaying access to services. Furthermore, research on psychosocial outcomes in autism has primarily focused on racial majority youth, limiting our understanding of how intersecting identities shape mental health. [...]
A central role for genetic factors in risk for obsessive-compulsive disorder (OCD) has been well-established through twin, family and large cohort studies and current genetic research in OCD focuses on elaborating its genetic risk architecture, by identifying specific genetic and genomic variants contributing to OCD risk.1 This includes both common genetic variation – studied through genome wide association studies (GWAS) – and rare genetic and genomic variation – studied through genome/exome sequencing or chromosomal microarray. [...]
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