Curso de Psicologia Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento Coordenação: Prof. Tiago Neuenfeld Munhoz
Início do conteúdo
Pesquisas finalizadas

 

Projetos anteriores

Título do Projeto: Padrões de sono e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): perspectivas observacional e genética

Coordenador: LUCIANA TOVO RODRIGUES (Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia)

Pesquisadores:  Tiago Neuenfeld Munhoz (Curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia)

RESUMO: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos psiquiátricos mais comuns na infância, com grande persistência na vida adulta. O TDAH é marcado por um padrão contínuo de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade que interfere no funcionamento e desenvolvimento, tem etiologia complexa e pouco conhecida. Indivíduos com TDAH apresentam menor duração de sono e, em maior frequência, problemas de sono, cronotipo vespertino e disfunções circadianas. Contudo, ainda não está claro se estes padrões de sono são efeitos secundários ou fator de risco para o TDAH. Poucos estudos utilizam delineamento e análise longitudinais para estudar a relação temporal dessa relação. Ademais, até o momento, os estudos que buscaram compreender a relação genética entre as duas condições utilizaram a estratégia de genes-candidato e os resultados se restringem a poucos marcadores genéticos. O presente projeto tratará de investigar a relação entre padrões de sono e TDAH por meio de uma abordagem longitudinal observacional e outra genética. No primeiro estudo pretende-se avaliar associação entre duração de sono, despertares noturnos e problemas de sono nos primeiros anos de vida (1,2 e 4 anos) e suas trajetórias e TDAH aos 11 anos de idade na coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004. A recente descoberta de marcadores genéticos em nível genômico para ciclo circadiano e duração de sono oferece subsídios para a condução de estudos que busquem uma melhor compreensão sobre a susceptibilidade genética do TDAH, bem como a investigação acerca da contribuição genética de padrões de sono na etiologia desse transtorno psiquiátrico em uma abordagem genômica. Sendo assim, no outro estudo original, o objetivo é testar se existe relação causal entre padrões de sono e TDAH, e qual a direção dessa relação, utilizando dados públicos. Por fim, também contemplará um estudo de revisão sistemática sobre os achados de estudos de associação entre genes do ritmo circadianos e TDAH. No presente projeto são apresentadas revisões conduzidas que embasem as propostas, bem como a metodologia que pretende-se utilizar para responder as perguntas de pesquisa.

Título do Projeto: Tabagismo materno e paterno durante a gestação e transtornos de conduta em crianças e adolescentes

Coordenador: Tiago Neuenfeld Munhoz

 

RESUMO:  O objetivo do estudo é realizar uma revisão sistemática com metanálise para estimar a medida de efeito agrupada entre o tabagismo materno e paterno durante a gestação e transtornos de conduta na infância e adolescência.

 

Título do Projeto: Adaptação transcultural e validação de instrumentos de parentalidade no Brasil: PICCOLO e Sensibilidade Cognitiva Materna

Coordenador: Aluísio JD Barros (Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia), Alessandra Schneider (Universidade de Brasília), Jennifer Jenkins (University of Toronto)

 

RESUMO: O objetivo do projeto será adaptar culturalmente e validar dois instrumentos estrangeiros que avaliam a qualidade das interações parentais com crianças de até três anos de idade para o Brasil. Os instrumentos são: Parenting Interactions with Children: Checklist of Observations Linked to Outcomes (PICCOLO ? Interações parentais com crianças: checklist de observações associadas a desfechos de desenvolvimento infantil; Roggman et al., 2013) e Cognitive Sensitivity (CS ? Sensibilidade Cognitiva; Prime et al., 2015), desenvolvidos nos Estados Unidos e no Canadá respectivamente. Método: Estudo psicométrico com uma amostra de 150 duplas de mãe-criança da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2015. Durante visita domiciliar, entrevistadora treinada irá filmar a interação mãe-filho(a), em duas tarefas semiestruturadas, conforme protocolo fornecido pelos pesquisadores. Posteriormente, os pesquisadores irão codificar os instrumentos observacionais PICCOLO-BR e CS-BR, a partir dos vídeos, e realizar as análises estatísticas apropriadas. O atual projeto foi aprovado, em 2016, pelos Comitês de Ética da University of Toronto (Social Sciences, Humanities, and Education Research Ethics Board ? REB; PROTOCOL REFERENCE # 33024) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas ? FAMED/UFPel; Número do Parecer: 1.717.977).

 

2014 – 2014           Atributos para a escolha de um parceiro amoroso ideal em estudantes universitários

Descrição: Objetivo: Identificar e avaliar os atributos para a escolha de um parceiro amoroso ideal em estudantes universitários. Método: Trata-se de um estudotransversal com amostragem por conveniência que será realizado com estudantes na Universidade Católica de Pelotas. Foi realizado o cálculo dotamanho amostral, considerando uma prevalência de 50% para o desfecho, erro alfa de 5% e uma margem de erro de 10 pontos percentuais. Assim,a maior amostra necessária será de 95 indivíduos. O projeto será submetido à avaliação do Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Católicade Pelotas e somente após a sua aprovação será realizada a coleta de dados. Esta pesquisa não oferece riscos conhecidos aos participantes. Osresultados poderão beneficiar o entendimento a respeito dos atributos considerados importantes para os relacionamentos amorosos e suascaracterísticas. A coleta será realizada nas salas de aula utilizando-se de um questionário auto aplicado. As variáveis independentes incluirãoinformações demográficas, socioeconômicas e de características dos relacionamentos anteriores. A variável dependente será avaliada utilizando-sea “Escala de Atributos do Parceiro Ideal” (EAPI), que avalia cinco dimensões: ser uma pessoa sociável, ser uma pessoa tradicional, ser uma pessoaatlética, ser uma pessoa afetuosa e ser uma pessoa batalhadora. A escala foi validada para o contexto brasileiro por Gouveia e colaboradores(2010).

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Bruna dos Santos Schaun

.

2014 – 2014           Comportamentos de risco associados ao uso de maconha em jovens 18 à 24 anos: estudo transversal de base populacional

Descrição: O objetivo do estudo foi Investigar os comportamentos de risco associados ao uso de maconha, por jovens na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.Este é um estudo transversal de base populacional que contou com a amostra de 1560 pessoas com idade entre 18 e 24 anos residentes na zona urbana de Pelotas. A seleção amostral foi feita por conglomerados, foram selecionados 89 setores censitários, dos 448 definidos pelo IBGE; estes indivíduos foram recrutados em seus domicílios com um intervalo de três casas para cada selecionada. Foi aplicado um questionário para coleta de dados sócio demográficos, para avaliar os comportamentos de risco foi utilizado o YRBSS, para averiguar transtornos mentais utilizou-se o MINI, e para diagnostico do uso de drogas durante a vida foi utilizado o ASSIST. Os questionários foram duplamente digitados no programa Epi-Info 6.04d. A análise descritiva dos dados será realizada através do programa estatístico Stata (versão 12).

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Juan Rodrigues dos Santos

.

2014 – 2014           Sobrecarga em cuidadores de usuários dos centros de atenção psicossocial

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Lisandra Porto Moreira

.

2014 – Atual          Transtornos mentais, consumo de substâncias e funções executivas no início da adolescência em uma coorte de nascimentos

Descrição: Os transtornos mentais e o consumo de substâncias estão entre as principais causas de anos perdidos por incapacidade. Esses problemas frequentemente iniciam na adolescência, persistem durante todo o ciclo vital, estão associados a uma ampla gama de desfechos adversos na vida adulta e podem até colocar em risco o bem-estar das gerações futuras. Determinantes ambientais, genéticos, biológicos e comportamentais têm sido investigados com a finalidade de entender a etiologia e a história natural dos transtornos mentais e do consumo de substâncias em grupos populacionais de países de renda alta, mas poucas pesquisas foram realizadas em países de renda média e baixa. O projeto aqui descrito tem como objetivos principais: (1) determinar a frequência e os fatores de risco dos transtornos mentais e do consumo de tabaco e álcool no início da adolescência (11 anos de idade); (2) avaliar o comprometimento das funções executivas nos indivíduos com transtornos mentais e em aqueles que referem consumo de tabaco e álcool e (3) elucidar o papel mediador das funções executivas nas associações entre os determinantes precoces e os transtornos mencionados. Serão avaliados aproximadamente 3600 adolescentes que pertencem a uma coorte brasileira de base populacional e que vêm sendo acompanhados, sempre com altas taxas de resposta, em intervalos regulares desde o nascimento. Os resultados do presente projeto contribuirão para delinear recomendações e desenvolver estratégias preventivas para reduzir os problemas de saúde mental na adolescência e suas consequências médicas e sociais na vida adulta.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1); Doutorado (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Alicia Matijasevich (Responsável);  SANTOS, INÁ S.;  Aluísio J. D. Barros

.

2013 – 2014           Suporte ventilatório ao nascer e associação com doenças respiratórias aos seis anos: coorte de nascimentos 2004, Pelotas, RS

Descrição: A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) surgiu aproximadamente há quatro décadas com a finalidade de assistência ao recém-nascido (RN) prematuro ou doente. Com a evolução das pesquisas iniciou o uso de medicamentos como o corticoide no pré-natal e o surfactante no período neonatal, ocasionando a diminuição da taxa de mortalidade destes RN. E com o avanço tecnológico, houve o desenvolvimento de melhores aparelhos de ventilação mecânica e sua monitorização junto a estes recém-nascidos, levando ao aumento da sobrevida. Foi no fim da década de 1980 que começaram a surgir os primeiros estudos com esta população de RN, que usaram suporte ventilatório ao nascimento associando a possíveis alterações na função pulmonar e com doenças e sintomas respiratórios durante a infância. Contudo, só a partir do ano de 2000 é que começaram a haver uma maior produção de estudos de coortes para avaliar esta associação de suporte ventilatório ao nascimento e doenças respiratórias na vida futura. No entanto são poucos estes estudos, sendo necessárias mais pesquisas para poder concluir sobre os efeitos a médio e longo prazo do uso de suporte ventilatório ao nascimento e problemas respiratórios futuros. Assim, o objetivo deste estudo será avaliar a associação entre suporte ventilatório ao nascimento e doenças respiratórias aos seis anos de idade nas crianças pertencentes á Coorte de Nascimentos de 2004, Pelotas, Rio Grande do Sul. .

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (2); Doutorado (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;   Alicia Matijasevich Manitto (Responsável);  Flávio S. Chiuchetta;  Renata Jaccottet Freitas

Número de produções C,T & A: 1/ .

2013 – 2013           Facebook e relacionamentos amorosos: estudo descritivo com universitários

Descrição: Introdução: As redes sociais fazem parte das atividades cotidianas na contemporaneidade e participam de diferentes dimensões da subjetividade, inclusive dos relacionamentos amorosos.Metodologia: Estudo transversal com amostragem por conveniência, realizado em duas universidades com 282 universitários. Foi utilizado um questionário autoaplicável sobre o uso do Facebook e seus motivos para os relacionamentos amorosos.Resultados: A prevalência de uso do Facebook foi de 95%. Relataram já ter iniciado um relacionamento amoroso via Facebook 16% dos entrevistados. Aproximadamente 10% considerou que o Facebook contribuiu para brigas e o término dos relacionamentos e 29% responderam sentir ciúmes do Facebook do (a) companheiro (a). Cerca de 40% consideraram traição às conversas online do (a) companheiro (a) com outras pessoas.Conclusão: Observou-se que os relacionamentos amorosos dos universitários estudados são pouco influenciados pelo uso do Facebook. No entanto, é considerável a prevalência de pessoas que relataram sentimentos de ciúmes do perfil do namorado, ficante ou marido nesta rede social.Palavras-chave: amor; internet; rede social; estado conjugal; ciúmes.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Clarice Nunes Frigério

Número de orientações: 1;.

2013 – 2013           Facebook: Relação com Ansiedade e Dependência

Descrição: Objetivo: Verificar a relação do uso do Facebook na Ansiedade e Dependência entre Universitários da cidade de Pelotas.Método: Estudo transversal com amostragem por conveniência que incluiu 282 Universitários residentes na cidade de Pelotas, RS. Utilizou-se como instrumentos a Escala de Dependência de Facebook Bergen e a Escala de Ansiedade de Beck (BAI), além de um questionário com questões demográficas e socioeconômicas.Resultados: No estudo observou-se que 31,6% apresentaram níveis moderado ou grave de ansiedade e 18,1% dependência desta rede social. Os maiores escores de ansiedade e dependência do uso de Facebook foram encontrados em mulheres e em indivíduos de 24 à 29 anos de idade. Ao analisar a associação entre dependência do uso do Facebook e ansiedade, constatou-se uma prevalência duas vezes maior de ansiedade entre os indivíduos dependentes quando comparados a aqueles que não eram dependentes do Facebook.Conclusão: Os resultados aqui apresentados sugerem um panorama geral deste público universitário apontando para taxas mais elevadas de dependência do uso de Facebook e transtornos ansiosos associados entre si e a sexo e idade. De igual forma, diversas pesquisas já relacionam a dependência de internet à transtornos ansiosos, caracterizando-as como uma comorbidade psiquiátrica, apesar de evidenciar a estreita relação de ambas, as mesmas não elucidam se os transtornos ansiosos precedem a dependência ou se é uma conseqüência, necessitando assim, de maiores estudos a respeito.Palavras-chave: Ansiedade; Redes Sociais; Internet; Estudantes; Ensino superior;

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Marcia Josiane Milech

Número de orientações: 1;.

2013 – 2013           A MUDANÇA PERCEBIDA PELO USUÁRIO DE CAPS FRENTE AO TRATAMENTO

Descrição: Tema: A percepção de mudança do usuário de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) frente ao tratamento.Objetivo: Identificar a mudança percebida pelos usuários e fatores associados sobre os resultados do tratamento no CAPS Escola na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul.Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com amostragem por conveniência. Após o cálculo amostral, a maior amostra necessária será de 97 usuários do CAPS Escola da cidade de Pelotas. As variáveis independentes serão avaliadas por meio de um questionário com questões demográficas e socioeconômicas. O instrumento utilizado para medir a percepção de mudança será a Escala de Mudança Percebida – Pacientes, validada por Bandeira, Andrade, Costa e Silva (2011), no Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental (LAPSAM) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). A escala inclui 19 itens, sendo que 18 deles estão agrupados em três subescalas: “Atividades e Saúde Física”, “Aspectos Psicológicos e Sono” e “Relacionamentos e Estabilidade Emocional”. O 19° item é global e avalia como o paciente está se sentindo, em geral, desde que iniciou o tratamento psiquiátrico. Os indivíduos assinarão o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido antes da coleta de dados, de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.PALAVRAS-CHAVE: Percepção de mudança.  Fatores socioeconômicos.   CAPS. Centro de Atenção Psicossocial.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Zamir Dutra dos Santos

Número de produções C,T & A: 1/ Número de orientações: 1;.

2013 – 2013           Síndrome de burnout e fatores associados em trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário da cidade de Pelotas, RS

Descrição: Introdução: A Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional vem sendo bastante estudada por causar prejuízos físicos e mentais em indivíduos que tem como função cuidar do outro, em especial lidar com o sofrimento, no caso de profissionais de enfermagem.Objetivo: Avaliar a Síndrome de Burnout e os fatores associados (idade, sexo, estado civil, número de filhos, setor de atuação, grau de instrução, carga horária e tempo de trabalho na área) em trabalhadores de enfermagem do Hospital Universitário São Francisco de Paula da cidade de Pelotas, RS.Metodologia: O delineamento será transversal, com amostragem por conveniência e avaliará 121 profissionais de enfermagem a partir de um questionário autoaplicável com questões relacionadas as variáveis demográficas, socioeconômica e de trabalho, além do Maslach Burnout Inventory (MBI). O MBI foi validade no Brasil por Benevides-Pereira (1986) e avalia as dimensões de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização profissional. Serão realizadas análises descritivas e bivariadas entre as variáveis independentes e o MBI no programa estatístico Stata (versão 12). Todos os resultados serão expressos em proporções e serão verificadas as associações entre as variáveis utilizando o teste estatístico Qui-quadrado, utilizando um nível de significância de 95%.Todos os profissionais assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido antes da coleta de dados de acordo com a resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Silvia Da Silva Leivas

Número de orientações: 1;.

2013 – 2013           Prevalência e fatores associados ao bullying: estudo transversal de base escolar

Descrição: Introdução: Estudos em diferentes países apontam que a prevalência de bullying está em torno de 30% levando as vítimas deste fenômeno a sofrer consequências físicas e psicológicas que podem se manifestar muitas vezes somente quando adultos.Objetivo: Verificar a prevalência de bullying e os fatores associados entre os alunos matriculados do 6º ao 9º ano nas escolas municipais de ensino fundamental da área urbana e rural do município de São Lourenço do Sul.Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com amostragem por conglomerados em dois níveis. Após o cálculo do tamanho amostral, será necessário entrevistar 254 escolares que responderão um questionário autoaplicado contendo perguntas relacionadas ao bullying, condições demográficas, socioeconômicas, comportamentais e de saúde mental. Os questionários serão duplamente digitados no programa Epi Data (versão 3.1) e a análise descritiva dos dados será realizada através do programa estatístico Stata (versão 12). Após, serão realizadas análises bivariadas  para testar a associação entre a variável dependente e as variáveis independentes utilizando o teste qui-quadrado adotando-se um nível de significância de 95%. Os responsáveis dos escolares assinarão o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido antes da coleta de dados, , de acordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.Palavras-chaves: Bullying, violência escolar, saúde mental.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Andressa Schuch

Número de orientações: 1;.

2013 – 2013           Qualidade de vida dos trabalhadores do comércio filiados ao CDLl/Canguçu

Descrição: INTRODUÇÃO: A preocupação com a qualidade de vida vem ganhando importância nas ultimas décadas tendo em vista que o desempenho dos trabalhadores está intimamente relacionado com a sua qualidade de vida.OBJETIVO: Avaliar a associação de fatores como sexo, idade, estado civil, número de dependentes, escolaridade, cursos em andamento, renda mensal, vinculo empregatício, jornada de trabalho, atividade laboral, tempo de empresa e realização profissional com a qualidade de vida do trabalhador.METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, com amostragem por conveniência que incluirá 96 trabalhadores do comércio. A coleta de dados será através de um questionário com questões demográficas e socioeconômicas e de qualidade de vida. Será utilizado o questionário WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida, instrumento validado no Brasil traduzido por Fleck (2000). Serão considerados positivos para qualidade de vida aqueles com escore médio ≥ 50. PALAVRAS CHAVES: Qualidade de Vida do trabalhador; Fatores demográficos, socioeconômicos e Laborais. CDL/CANGUÇU Câmara de Dirigentes Lojistas.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Sonia Strelow Neuenfeld Pegoraro

Número de orientações: 1;.

2013 – 2013           Perfil e qualidade de vida em pessoas que buscam emprego em uma empresa de recrutamento e seleção da cidade de Pelotas

Descrição: Introdução: Carreira, sucesso e qualidade de vida estão profundamente conectados. Para se obter resultados positivos em cada um deles, deve haver um direcionamento – tanto por parte dos indivíduos quanto das organizações – para desenvolvê-los em suas potencialidades.Objetivos: Identificar o perfil e avaliar a associação entre qualidade de vida e as características demográficas (sexo, idade, situação conjugal) e socioeconômicas (escolaridade, situação de trabalho, nível econômico) de indivíduos que frequentam uma empresa de recrutamento e seleção na cidade de Pelotas.Metodologia: Estudo transversal, com amostra por conveniência. Participarão do estudo 67 indivíduos que frequentam uma empresa de recrutamento e seleção, com idade igual ou superior a 20 anos, entre os meses de setembro e novembro de 2013. Os participantes responderão a um questionário sociodemográfico e ao WHOQOL abreviado valido no Brasil por Almeida (2000) e assinarão um termo de consentimento livre e esclarecido antes da coleta de dados.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Natália Talayer Torino

Número de orientações: 1;.

2013 – 2013           Prevalência de transtornos mentais comuns e fatores associados nos usuários do centro de referência de assistência social de São Lourenço do Sul, RS.

Descrição: Tema: Prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) em usuários adultos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em São Lourenço do Sul, RS. Objetivo: Avaliar a prevalência e os fatores associados (sexo, idade, situação conjugal, cor da pele, nível econômico, escolaridade e benefícios sociais e previdenciários) aos TMC nos usuários do CRAS de São Lourenço do Sul, RS.Metodologia: Trata-se de um estudo transversal com amostragem por conveniência, incluindo todos os usuários com idade acima de 18 anos do CRAS que comparecerem aos atendimentos no período de 1 de setembro a 30 de outubro de 2013,  serão entrevistados necessariamente  81 usuários. As variáveis independentes serão colhidas por meio de um questionário com questões demográficas e socioeconômicas. O instrumento utilizado para medir o desfecho será a versão de vinte itens dos Self-report Questionnaire (SRQ-20), validado no Brasil por MARI e WILLIANS (1986). Serão considerados positivos para o TMC os homens que pontuarem ≥ 6 pontos e as mulheres com ≥ 7 pontos.PALAVRAS-CHAVE: Transtorno Mental Comum. Prevalência.  Fatores socioeconômicos.   CRAS. Centro de Referencia de Assistência Social

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Indria Wester Wiemann de Oliveira

Número de orientações: 1;.

2013 – 2014           Avaliação da adesão dos profissionais de saúde e das gestantes às recomendações do Comitê Municipal de Mortalidade Infantil e Materna (COMAI) para diminuir a mortalidade infantil na cidade de Pelotas, RS, Brasil

Descrição: O Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) é um importante indicador de saúde, utilizado universalmente para medir o nível de saúde de uma população e, indiretamente, seu desenvolvimento e qualidade de vida. No Brasil em 1980 o CMI era de 82,8 por mil nascidos vivos e foi reduzido em 2010 para 15,6 por mil nascidos vivos. A queda deste indicador ainda continua a ser um grande desafio, pois existem grandes desigualdades entre as regiões. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a mortalidade infantil no estado apresentou uma importante queda de 48,4 óbitos por mil nascidos vivos em 1970, para 11,2 em 2010, porém esse coeficiente não apresentou uma redução uniforme nos diferentes municípios, assim como aconteceu no restante do país. Os piores CMI são os da região sul do estado, da qual Pelotas faz parte com 13,6 óbitos por mil e a fronteira noroeste, com 16,9 óbitos por mil. Os gestores, preocupados com os altos índices da cidade de Pelotas, comparados com outras regiões do estado, implantaram no final do ano de 2004 o Comitê Municipal de Investigação de Óbitos Infantis, Fetais e de Morte Materna (COMAI), firmando parcerias com diversos segmentos da saúde do município e do estado para tentar reduzir a mortalidade infantil na cidade de Pelotas. O COMAI é composto por gestores da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas e profissionais do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os membros deste comitê realizam encontros mensais para avaliar os óbitos infantis, com o objetivo de implantar estratégias e práticas de assistência, para qualificar o atendimento pré-natal e atendimento ao recém-nascido na cidade de Pelotas. O presente estudo tem como objetivo geral, avaliar a adesão dos profissionais de saúde e das gestantes às seguintes recomendações do Comitê Municipal de Investigação de Óbitos Infantis, Fetais e de Morte Materna (COMAI) realizadas no ano de 2005 para diminuir a mortalidade infantil na cidade de Pelotas RS : o uso de corticoide pré-natal e do surfactante, combate ao fumo na gestação e a promoção de um atendimento adequado ao recém-nascido na sala de parto, especialmente a prevenção da hipotermia e o atendimento de recém nascido por pediatra na sala de parto

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Alicia Matijasevich (Responsável);  Flávio S. Chiuchetta;  Renata Jaccottet Freitas

.

2013 – Atual          Aconselhamento nutricional da estratégia de Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI): efeito a longo prazo da intervenção de Pelotas, RS, Brasil

Descrição: O capital humano consiste no conjunto de conhecimento, habilidades, competências e outras características, que promovem o bem-estar pessoal, social e econômico dos indivíduos. Há uma crescente evidência, a partir de estudos do ciclo vital com coortes de nascimento, de que fatores precoces na vida influenciam o capital humano avaliado anos mais tarde. A nutrição adequada no início da vida está diretamente associada à altura corporal, escolaridade, renda e posição social alcançadas na vida adulta, bem como ao peso ao nascer da geração seguinte, mesmo após ajuste para fatores de confusão. Tal evidência tem colocado as intervenções nutricionais durante a infância em um papel central para o desenvolvimento social e econômico de longo prazo. Todos os 28 postos de saúde da Secretaria Municipal de Saúde Pelotas localizados na zona urbana do município foram emparelhados conforme indicadores nutricionais e econômicos de linha de base. Um posto de saúde de cada um dos 14 pares foi aleatoriamente selecionado para o grupo intervenção (GI). Todos os médicos que atendiam crianças nos postos do GI receberam treinamento de 20 horas em aconselhamento nutricional, de acordo com uma adaptação local das diretrizes do AIDPI, enquanto que os médicos dos postos controle (grupo controle GC) seguiram a rotina habitual. Trinta e três médicos foram incluídos no estudo (17 do GI e 16 do GC) e 13 pacientes menores de 18 meses de idade, de cada médico, foram recrutados. O estudo incluiu avaliação do conhecimento dos médicos, observação de consultas logo após o treinamento e seis meses após, e acompanhamento domiciliar das crianças 8, 45 e 180 dias após a consulta inicial. Mais de 94% dessas crianças foram acompanhadas até o terceiro acompanhamento (180 dias após a consulta inicial). Durante as visitas domiciliares, foram avaliados o conhecimento, as práticas e a adesão maternas às recomendações nutricionais e medidas antropométricas das crianças foram tomadas. O consumo alimentar foi avaliado em uma subamostra de crianças através de observações de dia inteiro e o consumo de leite materno foi validado através de método isotópico (diluição de deutério). Um estudo etnográfico conduzido em paralelo avaliou fatores que contribuíam e que limitavam a adesão às recomendações nutricionais dadas pelo médico. O estudo resultou em várias publicações em revistas científicas de circulação internacional. Os resultados claramente mostraram que o aconselhamento nutricional melhorou o desempenho dos médicos, as práticas maternas, a alimentação e o crescimento das crianças. A randomização dos postos de saúde e a avaliação cega dos desfechos respaldaram o pressuposto de ligação causal entre a intervenção e os desfechos. Uma vez que o estado nutricional e o crescimento adequados no início da infância (primeiros dois anos de idade) promovem o capital humano, a hipótese a ser testada no atual acompanhamento é de que com aproximadamente 15 anos de idade, os adolescentes que, quando crianças, estiveram expostos à intervenção apresentam melhores escores em indicadores de capital humano do que os do GC. Os objetivos do estudo são avaliar o impacto, cerca de 15 anos após a intervenção, do aconselhamento nutricional dado às mães de crianças com 0-18 meses de idade, no contexto da consulta médica, em postos de saúde, sobre: 1) o capital humano dos adolescentes (inteligência, nível de escolaridade, desempenho escolar, saúde mental, bem-estar e felicidade); 2) a antropometria (peso, altura, circunferência abdominal, pregas cutâneas), volume corporal e composição corporal dos adolescentes (massa magra, massa gorda, massa óssea e densidade mineral óssea); 3) saúde física (hipertensão arterial, asma, colesterol plasmático e frações, triglicerídeos, proteína C-reativa) e comportamentos de saúde dos adolescentes (tabagismo; atividade física; hábitos alimentares; consumo de álcool …)

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação (4); Doutorado (2);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Iná da Silva dos Santos  (Responsável);  Alicia Matijasevich

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

.

2012 – 2013           Validação dos instrumentos EPDS (Escala de Depressão Pós-natal de Edinburgo) e PHQ-9 (Patient Health Questionnaire-9) para rastreamento e diagnóstico de depressão na comunidade

Descrição: OBJETIVO GERAL Avaliar a validade dos instrumentos EPDS e PHQ-9 no rastreamento e diagnóstico de depressão em uma sub-amostra de participantes do estudo intitulado Diagnóstico de saúde em adolescentes, adultos e idosos da cidade de Pelotas, RS, 2012 OBJETIVOS ESPECÍFICOS – avaliar o desempenho dos instrumentos EPDS e PHQ9 no rastreamento e diagnóstico de adultos com depressão. – avaliar o desempenho do instrumento PHQ9 no rastreamento e diagnóstico de adolescentes com depressão.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Iná da Silva dos Santos  (Responsável);   Alicia Matijasevich Manitto;   Beatriz Franck Tavares

Número de produções C,T & A: 1/ .

2012 – 2014           Suporte ventilatório ao nascer e associação com doenças respiratórias aos seis anos: coorte de nascimentos 2004, Pelotas, RS

Descrição: A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) surgiu aproximadamente há quatro décadas com a finalidade de assistência ao recém-nascido (RN) prematuro ou doente. Com a evolução das pesquisas iniciou o uso de medicamentos como o corticoide no pré-natal e o surfactante no período neonatal, ocasionando a diminuição da taxa de mortalidade destes RN. E com o avanço tecnológico, houve o desenvolvimento de melhores aparelhos de ventilação mecânica e sua monitorização junto a estes recém-nascidos, levando ao aumento da sobrevida. Foi no fim da década de 1980 que começaram a surgir os primeiros estudos com esta população de RN, que usaram suporte ventilatório ao nascimento associando a possíveis alterações na função pulmonar e com doenças e sintomas respiratórios durante a infância. Contudo, só a partir do ano de 2000 é que começaram a haver uma maior produção de estudos de coortes para avaliar esta associação de suporte ventilatório ao nascimento e doenças respiratórias na vida futura. No entanto são poucos estes estudos, sendo necessárias mais pesquisas para poder concluir sobre os efeitos a médio e longo prazo do uso de suporte ventilatório ao nascimento e problemas respiratórios futuros. Assim, o objetivo deste estudo será avaliar a associação entre suporte ventilatório ao nascimento e doenças respiratórias aos seis anos de idade nas crianças pertencentes á Coorte de Nascimentos de 2004, Pelotas, Rio Grande do Sul. .

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado profissionalizante (1); Doutorado (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Alicia Matijasevich (Responsável);  Flávio S. Chiuchetta

.

2012 – 2014           Avaliação da adesão dos profissionais de saúde e das gestantes às recomendações do Comitê Municipal de Mortalidade Infantil e Materna (COMAI) para diminuir a mortalidade infantil na cidade de Pelotas, RS, Brasil

Descrição: O Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) é um importante indicador de saúde, utilizado universalmente para medir o nível de saúde de uma população e, indiretamente, seu desenvolvimento e qualidade de vida. No Brasil em 1980 o CMI era de 82,8 por mil nascidos vivos e foi reduzido em 2010 para 15,6 por mil nascidos vivos. A queda deste indicador ainda continua a ser um grande desafio, pois existem grandes desigualdades entre as regiões. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, a mortalidade infantil no estado apresentou uma importante queda de 48,4 óbitos por mil nascidos vivos em 1970, para 11,2 em 2010, porém esse coeficiente não apresentou uma redução uniforme nos diferentes municípios, assim como aconteceu no restante do país. Os piores CMI são os da região sul do estado, da qual Pelotas faz parte com 13,6 óbitos por mil e a fronteira noroeste, com 16,9 óbitos por mil. Os gestores, preocupados com os altos índices da cidade de Pelotas, comparados com outras regiões do estado, implantaram no final do ano de 2004 o Comitê Municipal de Investigação de Óbitos Infantis, Fetais e de Morte Materna (COMAI), firmando parcerias com diversos segmentos da saúde do município e do estado para tentar reduzir a mortalidade infantil na cidade de Pelotas. O COMAI é composto por gestores da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas e profissionais do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os membros deste comitê realizam encontros mensais para avaliar os óbitos infantis, com o objetivo de implantar estratégias e práticas de assistência, para qualificar o atendimento pré-natal e atendimento ao recém-nascido na cidade de Pelotas. O presente estudo tem como objetivo geral, avaliar a adesão dos profissionais de saúde e das gestantes às seguintes recomendações do Comitê Municipal de Investigação de Óbitos Infantis, Fetais e de Morte Materna (COMAI) realizadas no ano de 2005 para diminuir a mortalidade infantil na cidade de Pelotas RS : o uso de corticoide pré-natal e do surfactante, combate ao fumo na gestação e a promoção de um atendimento adequado ao recém-nascido na sala de parto, especialmente a prevenção da hipotermia e o atendimento de recém nascido por pediatra na sala de parto .

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado profissionalizante (1); Doutorado (1);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Alicia Matijasevich (Responsável);  Renata Jaccottet Freitas

.

2011 – 2012           Diagnóstico de saúde em adolescentes, adultos e idosos da cidade de pelotas, RS, 2012

Descrição: Em março do ano de 2011, o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UFPel) deu início às atividades de sua 11ª turma de mestrado. Este programa tem como uma das suas principais funções, além de formar novos epidemiologistas e pesquisadores, diagnosticar relevantes problemas de saúde pública e, assim, instrumentalizar os gestores municipais no planejamento de ações efetivas. Pelo processo amostral escolhido, os dados resultantes deste inquérito serão representativos da população de adolescentes de 10 a 19 anos e de adultos com 20 ou mais anos de idade, residentes na zona urbana do município.

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (15);

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES

.

2011 – 2012           Prevalência e fatores associados a depressão: estudo de base populacional

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Alicia Matijasevich Manitto (Responsável);  INÁ DA SILVA SANTOS

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES

Número de produções C,T & A: 4/ .

2010 – 2012           História oral de vida e saúde mental em Pelotas, RS

Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Lorena Almeida Gill (Responsável)

.

2008 – 2008           Satisfação no trabalho em saúde mental na cidade de Pelotas, RS.

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Alisson Müller Morales;  Aline Crochemore Hillal Leal;  Carmen Lúcia da Silva Lopes;  Cláudia Reis Monteiro

Número de produções C,T & A: 11/ .

2008 – 2008           Impacto no trabalho em saúde mental na cidade de Pelotas, RS

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Alisson Müller Morales;  Aline Crochemore Hillal Leal;  Cláudia Reis Monteiro

Número de produções C,T & A: 11/ .

2008 – 2008           Síndrome de Burnout no trabalho em saúde mental na cidade de Pelotas, RS

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz (Responsável); ;  Alisson Müller Morales;  Aline Crochemore Hillal Leal;  Carmen Lúcia da Silva Lopes;  Cláudia Reis Monteiro

Número de produções C,T & A: 6/ .

2004 – 2005           Perfil de um Grupo de Famílias Reconstituídas atendidas pela psicoterapia familiar sistêmica, em Pelotas/RS.(Um Estudo Qualitativo)

Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa

Integrantes: Tiago Neuenfeld Munhoz;  Jorge Vinícius Moura da Silva;  Emília Maria Vaz Fernandes (Responsável);  Raphael Lima da Rosa;  Lais Martins Osório;  Gabriele Figueiredo Spindler

Número de produções C,T & A: 6/ .