Curso de Psicologia Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento Coordenação: Prof. Tiago Neuenfeld Munhoz
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Prevenção da depressão em adolescentes escolares: explorando a aplicabilidade e efetividade de uma intervenção breve orientada e autoorientada à distância

Estima-se que ± 50% dos problemas de saúde mental têm seu início durante a adolescência, mas a oferta de serviços de saúde mental precisa ser ampliada. Desta forma, o objetivo será avaliar a efetividade e aplicabilidade de um modelo de intervenção para prevenção da depressão, gratuito, de curta duração, de fácil implementação por não especialistas e potencialmente custo-efetivo para aplicação em larga escala. Além disso, este projeto prevê

1) a execução do mapeamento rede socioassistencial, saúde e educação municipal;

2) realização de estudo transversal de base escolar no município para rastreio de depressão e ansiedade em adolescentes (10-19 anos) da rede de ensino público e privado na cidade;

3) o ensaio controlado randomizado (ECR) para avaliar o efeito de duas intervenções (orientada e autoorientada) de psicoeducação, avaliação e automonitoramento de sintomas depressivos (com sete sessões) em adolescentes na população-alvo;

4) e realizar a devolução dos resultados, em formato de capacitação (para profissionais da educação que integram as escolas e de ações preventivas e protetivas para a população-alvo.

No estudo ECR três grupos serão aleatoriamente alocados: um grupo de intervenção receberá o protocolo do estudo com orientação de um assistente da pesquisa.  O segundo grupo de intervenção receberá o protocolo do estudo sem orientação de um assistente de pesquisa. Isto é, a intervenção será autoorientada pelo participante do estudo, seguindo orientações disponíveis no site/aplicativo da pesquisa; e o terceiro grupo será o controle e não receberá intervenções da equipe de pesquisa.

Os resultados esperados do estudo transversal permitiram o monitoramento e planejamento de ações em saúde no município e os resultados do ECR potencialmente contribuirão para beneficiar a população-alvo, sua família e profissionais da educação além da economia expressivas de recursos públicos gastos no tratamento do transtorno.