Em razão da suspensão do calendário letivo regular devido a pandemia do novo coronavírus, foi elaborado um projeto de ensino, com ações de extensão, para ser realizado durante o calendário letivo alternativo 2020/1. O projeto tem como foco discutir pesquisas e intervenções no âmbito do estresse e saúde mental. Serão 12 encontros virtuais, realizados através de fórum e vídeo-aula. O projeto de ensino contará com uma atividade prática que entrará como uma ação de extensão.
Objetivo: Realizar um grupo de estudos, com ações de extensão, durante o calendário letivo alternativo 2020/1.
Metodologia
A- Divulgação do projeto de ensino será realizado nas redes sociais da universidade e dos professores envolvidos. B- Inscrições serão realizadas através de um e-mail disponibilizado na divulgação. C- Será necessário pelo menos 5 participantes para ocorrer o projeto de ensino. D- Terá um limite de 25 participantes. E- Será utilizado a plataforma Moodle para as interações no projeto de ensino. F- Cronograma de 12 semanas conforme o calendário letivo alternativo 2020/1. Início em 22 de junho:
1- Introdução, combinações e início da atividade prática. Estresse e COVID-19. Como o estresse pode afetar minha saúde? (vídeo aula) 2- Teorias sobre estresse (fórum e leituras) 3- Teorias sobre estresse (vídeo aula) 4- Psiconeuroimunologia (fórum e leituras) 5- Psiconeuroimunologia (vídeo aula) 6- Avaliação de estresse e saúde mental ( fórum e leituras) 7- Avaliação de estresse e saúde mental ( vídeo aula) 8- Intervenção em estresse e saúde mental (fórum e leituras) 9- Intervenção em estresse e saúde mental (vídeo aula) 10- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade) 11- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade) 12- Fechamento e avaliação do projeto de ensino
G- A atividade prática entrará como uma ação de extensão neste projeto de ensino. A atividade irá consistir na elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade. Poderá ser realizado podcast, cartilhas, lives ou outros materiais digitais.
Sadly, Dr. Lawrence Anderson Stone passed away on February 28, 2024 at age 90 peacefully, leaving behind his wife (the love of his life) Marnette Stone, a huge family including his daughters and sons and their families, 12 grandchildren and eighteen great-grandchildren, countless friends and colleagues. He was loved and respected dearly, and he made it so easy to do so. Larry – as most of us fondly remember him - was born in the summer of 1933 in Robstown, Texas to Belo and Sarah Stone. He was the youngest of three boys and theirs was a tight-knit family full [...]
With the passing of David Shaffer, FRCP, FRCPsych, child psychiatry lost one of our most creative forces and influential leaders. David died on October 15, 2023, surrounded by his loving family. In terms of addressing the burden of pediatric mental illness, few people rivaled David in his impact on the field from the 1970’s through the 2000’s. It is difficult to summarize with brevity the significance that David Shaffer had for the lives of innumerable people in diverse surroundings; he was loved by so many as a friend, teacher, confidant, husband, and father. [...]
Adolescents’ exposure to racism in online contexts is related to adverse outcomes, including poor mental health. This study aims to expand existing research by examining the unique relation between adolescents’ online exposure to race-based violence and substance use, beyond experiences of racism in offline contexts, and by exploring racial differences. [...]
Self-harm is common in adolescents and a major public health concern. Evidence for effective interventions that stop repetition is lacking. This individual-participant-data (IPD) meta-analysis of randomised controlled trials (RCTs) aimed to provide robust estimates of therapeutic intervention effects and explore which treatments are best suited to different subgroups. [...]
Exposure to extreme temperatures has been linked to acute mental-health events in young populations, but the underlying neural mechanisms are not well understood. Resting-state functional magnetic resonance imaging allows for the assessment of connectivity patterns in brain functional networks, which have been associated with mental-health disorders. We investigated the short-term effects of ambient temperature on functional connectivity of brain resting-state networks in preadolescents. [...]