Em razão da suspensão do calendário letivo regular devido a pandemia do novo coronavírus, foi elaborado um projeto de ensino, com ações de extensão, para ser realizado durante o calendário letivo alternativo 2020/1. O projeto tem como foco discutir pesquisas e intervenções no âmbito do estresse e saúde mental. Serão 12 encontros virtuais, realizados através de fórum e vídeo-aula. O projeto de ensino contará com uma atividade prática que entrará como uma ação de extensão.
Objetivo: Realizar um grupo de estudos, com ações de extensão, durante o calendário letivo alternativo 2020/1.
Metodologia
A- Divulgação do projeto de ensino será realizado nas redes sociais da universidade e dos professores envolvidos. B- Inscrições serão realizadas através de um e-mail disponibilizado na divulgação. C- Será necessário pelo menos 5 participantes para ocorrer o projeto de ensino. D- Terá um limite de 25 participantes. E- Será utilizado a plataforma Moodle para as interações no projeto de ensino. F- Cronograma de 12 semanas conforme o calendário letivo alternativo 2020/1. Início em 22 de junho:
1- Introdução, combinações e início da atividade prática. Estresse e COVID-19. Como o estresse pode afetar minha saúde? (vídeo aula) 2- Teorias sobre estresse (fórum e leituras) 3- Teorias sobre estresse (vídeo aula) 4- Psiconeuroimunologia (fórum e leituras) 5- Psiconeuroimunologia (vídeo aula) 6- Avaliação de estresse e saúde mental ( fórum e leituras) 7- Avaliação de estresse e saúde mental ( vídeo aula) 8- Intervenção em estresse e saúde mental (fórum e leituras) 9- Intervenção em estresse e saúde mental (vídeo aula) 10- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade) 11- Apresentação da atividade prática (elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade) 12- Fechamento e avaliação do projeto de ensino
G- A atividade prática entrará como uma ação de extensão neste projeto de ensino. A atividade irá consistir na elaboração de um projeto de manejo de estresse para a comunidade. Poderá ser realizado podcast, cartilhas, lives ou outros materiais digitais.
Exposure to childhood maltreatment increases risk for mental health difficulties across generations, affecting the development of offspring. In particular, maternal exposure to childhood maltreatment can shape the neurobiological development of their offspring, especially in brain regions implicated in emotional health. However, relevant studies are cross-sectional, limiting our understanding of how maternal childhood maltreatment might affect offspring neurodevelopment. [...]
In this systematic review and meta-analysis, we evaluated the association between Attention-Deficit/Deficit Hyperactivity (ADHD) and atypical Sensory Processing Patterns (SPPs). [...]
Depression and anxiety are prevalent and rising in children and adolescents, prompting interest in exercise as a potential therapeutic intervention. The aim of this systematic umbrella review and meta-meta-analysis was to evaluate the effects of exercise on depression and anxiety symptoms in children and adolescents and identify the most promising exercise-based approaches. [...]
Psychiatric symptoms such as depressed mood, feelings of worthlessness, and anxiety can be exacerbated in adolescents by online content that mirrors their negative emotions.1,2 In the author’s experience working on an inpatient unit, adolescents cite social media as a source of distress precipitating hospitalization. Moreover, screen time often becomes a point of family conflict, particularly during safety planning for discharge. Even when families agree on the need to address problematic mobile device use, algorithms driven by artificial intelligence (AI) are designed to hook users and curate content that feeds off negative emotional states and makes it challenging to break the [...]
Racial discrimination drives health disparities among racial/ethnic minority youth, creating chronic stress that affects brain development and contributes to mental and behavioral health issues. This study analyzed data from the Adolescent Brain Cognitive Development (ABCD) Study to examine the neurobiological mechanisms linking discrimination to mental and behavioral health outcomes. [...]