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    Notícias
  • Capacitação, universidade e inclusão

    Em mais uma parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas/ PROGEP, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI esteve renovando sua participação na capacitação para servidores da UFPel intitulado Ciclo Anual de Palestras, através da realização da mesa redonda “A inclusão no ensino superior: Desafios e possibilidades”. Nesta oportunidade a Professora Rita Cóssio, atualmente à frente da chefia do Núcleo, dividiu o espaço e as exposições sobre a temática com o professor Cláudio Carle, coordenador da recém criada Coordenação de Inclusão e Diversidade da UFPel – CID.

    As falas dos palestrantes, repletas de conhecimentos e de problematizações, foram deixando contribuições bem significativas para a manutenção do dialogo e para a ampliação das reflexões sobre a inclusão no âmbito da nossa universidade. Os servidores presentes foram provocados a questionar e a questionarem-se bem mais a respeito das questões que permeiam e que constroem o campo da acessibilidade e da inclusão em seus espaços de atuação e de vivência.

    A palestra da manhã fria de vinte de junho balizou e reiterou o aprender como um direito universal de todos e de todas, como um preceito legal e moral, a embasar nossos esforços e investimentos na promoção da inclusão, a ser concretizada de modo mais efetivo, através da inclusão no acesso, na permanência e na aprendizagem significativa e de qualidade na educação básica e superior. A nova política de ações afirmativas para pessoas com deficiência no ingresso dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFPel, com início 2017/02, abordado na palestra, foi elencada como um grande avanço e conquista para nossa comunidade universitária, bem como para o campo de estudos e de pesquisas da inclusão. 

  • NAI cumpre agenda de diálogo com a comunidade acadêmica

    Na tarde do dia treze de junho a equipe de trabalho e de atuação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão esteve palestrando junto a um grupo acadêmicos de pós-graduação em Direito na UFPel, à convite do professor Valmôr Scott Junior. A apresentação da nova estruturação do NAI, a fala sobre a acessibilidade na UFPel, e a divulgação da nova política de ações afirmativas em nossa universidade destinada as pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidade e Superdotação marcaram a visita do NAI na referida unidade acadêmica.

    No encontro a chefe do NAI professora Rita Cóssio elencou as duas sessões que compõem atualmente o Núcleo: A Seção de Interpretes e a Seção de Atendimento Educacional Especializado, sob as chefias das respectivas técnicas administrativas Nádia Porto e Mirian Bohrer. As servidoras presentes nesta visita fizeram uso do espaço para exporem as atividades e os encaminhamentos que são realizados por intermédio da existência e da atuação de suas seções.

    A professora Rita também esteve relatando a respeito da nova Comissão de Apoio ao NAI – CONAI, a qual tem caráter normativo, consultivo e deliberativo quanto às questões e às demandas mais significativas do Núcleo, como por exemplo, a política de cotas para pessoas com deficiência na UFPEL. A Politica de ações afirmativas para pessoas com deficiência na UFPel, com início no SISU 2017/02, e com a nova resolução das cotas na pós-graduação, foi abordada na palestra como uma grande conquista não apenas para a nossa comunidade universitária como também para a sociedade brasileira. Os avanços neste âmbito precisam continuar de modo a poder contemplar as diferentes realidades vivenciadas pelas pessoas com deficiência, e assim contribuir para o fortalecimento de uma sociedade ainda mais justa, mais democrática e mais plural.

  • NAI reúne os novos tutores

    O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão reuniu no dia 09 do mês vigente os novos bolsistas e bolsistas-tutores do NAI, em seu novo endereço, Campus 2 da UFPEL, na Barroso, sala 110, para dar as boas-vindas aos acadêmicos, como também para balizar o reinício dos trabalhos de tutoria. Entre as falas realizadas, foi destacada a importância da tutoria e a escolha reiterada pelo exercício da tutoria “entre pares”. Alguns bolsistas presentes foram designados para a colaboração junto às tecnologias assistivas e da informação e da comunicação do NAI.

    Segundo a fala da nova chefia do NAI, Professora Drª Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, a politica de ações afirmativas para pessoas com deficiência no ingresso dos cursos de graduação da UFPel, recentemente implementada na universidade, irá garantir a ampliação das inserções das pessoas com deficiência em nosso meio universitário, gerando para o Núcleo maiores e diversificadas demandas ao longo do tempo, dentre elas, as relacionadas diretamente com as práticas de tutoria.

    O encontro também registrou junto aos bolsistas-tutores a relevância da realização das tutorias como práticas cotidianas intermediárias entre tutorados e professores do curso de graduação, entre tutorados e seus colegas de curso, colaborando para aproximar atores sociais e acadêmicos de um mesmo processo: o de ensino e aprendizagem. O apoio, o auxilio, e os suportes, de cunho pedagógico e social, proporcionados por intermédio da tutoria, contribuirão para a qualidade do desenvolvimento do aluno tutorado no decorrer de sua jornada formativa, uma vez que a parceria construída entre tutor e tutorado também poderá acenar para a inserção do aluno tutorado nas demais questões de âmbito mais geral da universidade. O tutor por sua vez, tem, na sua atuação a possibilidade significativa de qualificar ainda mais sua formação acadêmica, na medida em que ampliam suas oportunidades e experiências. Nesse sentido, a tutoria se revela num grande pilar da construção de uma cultura de inclusão na UFPel, que assim busca tornar-se cada vez mais plural, justa, qualificada e para todos.

  • NAI divulga bolsistas selecionados no Edital PRG/CPP Nº 005/17

    O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão divulga os Bolsistas selecionados e suplentes para atuar no Programa Institucional da UFPel – Programa de Apoio à inclusão qualificada de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior:

    Demanda Social:

    Área Livre:

    • Alison Acosta Munhos – Ciências Biológicas
    • Thales Roberto Barbosa Rodrigues – Geografia

    Engenharia Civil: (não houve inscritos)

    • Larissa Corrêa Santos – Engenharia Hídrica

    Administração: (não houve inscritos)

    • Tainá Stocker – Tecnologia em Gestão Pública

    Terapia Ocupacional:

    • Suelen Silva da Silva

    Ampla Concorrência:

    Área Livre:

    • Ana Cláudia Godois – Licenciatura em História
    • Talita Mastrantônio – Psicologia

    Dança:

    • Robson Bordignon Pólvora – Licenciatura em Dança

    História:

    • Gabriel Basílio de Campos – Licenciatura em História
    • Jayne Souza Peixinho – Ciências Sociais

    Engenharia Civil: (não houve inscritos)

    • Julia Dias Piegas – Engenharia de Petróleo

    Designer: (não houve inscritos)

    • Felipe Foerstnow Szczepaniak

    Suplentes:

    Demanda Social:

    Guaracy Padilha Corrêa – Pedagogia

    João Henrique Figueiredo de Oliveira – Ciências Biológicas

    Luiza da Silva Nascente – Terapia Ocupacional

    Ampla Concorrência:

    Bruno Antônio Palmeira Sabará – Engenharia de Petróleo

    Laura Giroletti Barreto – Licenciatura em Biologia

    Teresa Guilhermina Coutinho da Silva – Terapia Ocupacional

     

     

     

     

  • Entrevistas para seleção de Bolsista de Ensino do NAI

    Informamos aos candidatos inscritos na seleção de  Bolsistas para atuar no Programa Institucional da UFPel de Apoio à inclusão qualificada de alunos com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo, Altas Habilidades e Superdotação no Ensino Superior que as entrevistas ocorrerão em dois horários nesta sexta-feira, dia 02/06/2017:

    Às 8h30min – sala 110 do campus II da UFPel – Rua Almirante Barroso, 1202.

    Às 14h – sala 110 do campus II da UFPel – Rua Almirante Barroso, 1202.

    O candidato poderá escolher o melhor horário que lhe convir para comparecer à entrevista.  O não comparecimento em nenhum dos horários implica na desclassificação do candidato.