Capacitação, universidade e inclusão

Em mais uma parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas/ PROGEP, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI esteve renovando sua participação na capacitação para servidores da UFPel intitulado Ciclo Anual de Palestras, através da realização da mesa redonda “A inclusão no ensino superior: Desafios e possibilidades”. Nesta oportunidade a Professora Rita Cóssio, atualmente à frente da chefia do Núcleo, dividiu o espaço e as exposições sobre a temática com o professor Cláudio Carle, coordenador da recém criada Coordenação de Inclusão e Diversidade da UFPel – CID.

As falas dos palestrantes, repletas de conhecimentos e de problematizações, foram deixando contribuições bem significativas para a manutenção do dialogo e para a ampliação das reflexões sobre a inclusão no âmbito da nossa universidade. Os servidores presentes foram provocados a questionar e a questionarem-se bem mais a respeito das questões que permeiam e que constroem o campo da acessibilidade e da inclusão em seus espaços de atuação e de vivência.

A palestra da manhã fria de vinte de junho balizou e reiterou o aprender como um direito universal de todos e de todas, como um preceito legal e moral, a embasar nossos esforços e investimentos na promoção da inclusão, a ser concretizada de modo mais efetivo, através da inclusão no acesso, na permanência e na aprendizagem significativa e de qualidade na educação básica e superior. A nova política de ações afirmativas para pessoas com deficiência no ingresso dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFPel, com início 2017/02, abordado na palestra, foi elencada como um grande avanço e conquista para nossa comunidade universitária, bem como para o campo de estudos e de pesquisas da inclusão.

Publicado em 03/07/2017, na categoria Sem categoria.