Josiane Duarte dos Santos / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Possui mestrado em Artes Visuais, linha de Ensino da Arte e Educação Estética pela UFPEL (2019), especialização em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas (2013), graduações em Design Gráfico e Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2011 e 2016). Atualmente é técnica diagramadora da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora no projeto OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Sensibilidades: práticas artístico-pedagógicas com a temática canina
Orientador(a): Profa. Dra. Carmen Anita Hoffmann (PPGAV/UFPel)
RESUMO
A presente dissertação tem como tema a educação ambiental, a educação estética e as práticas pedagógicas através de criações artísticas, partindo da problemática ambiental relacionada à quantidade significativa de cães vulneráveis na cidade de Pelotas, RS, Brasil. O abandono, a procriação descontrolada e a falta de cuidado responsável para com os cães geram milhares deles vulneráveis, errantes, famintos, doentes pelas ruas e que podem transferir doenças às pessoas. São questões de meio ambiente, saúde pública e educação. Diante disso, surge a seguinte questão de pesquisa: como a educação estética e a ambiental podem contribuir para a reflexão e a sensibilização de futuros professores de artes visuais, em relação à problemática da vulnerabilidade canina nas ruas de Pelotas? Refletir sobre essa problemática e questionar a relação atual do homem com o cão, articulando-os com à educação ambiental durante o ensino básico através da educação estética e de práticas artístico-pedagógicas, são alguns modos pelos quais este estudo acredita que poderá contribuir na formação de uma sociedade mais consciente, atuante e sensível. Acredita-se que também é importante abordar esse assunto na formação de educadores, no caso desta pesquisa, de futuros professores de artes visuais. Para isso, são utilizados diversos processos investigativos além de revisões bibliográficas, criações e práticas educativas, tais como: narrações literárias apresentadas como epígrafes, pesquisa documental por meio de reportagens jornalísticas, estudos de caso através de entrevistas, criações artísticas como, poética audiovisual e “Infográfico Lúdico” e, por fim, aplicação e análises das práticas artístico-pedagógicas com os discentes do Curso de Artes Visuais-Licenciatura, da UFPEL.
Palavras-chave: educação estética; práticas artístico-pedagógicas; educação ambiental; cães vulneráveis; “Infográfico Lúdico”
Banca:
Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (CA/UFPel)
Profa. Dra. Lucia Bergamaschi Costa Weymar (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Maristani Polidori Zamperetti (CA/UFPel)
Data: 22/agosto/2019
Acompanhamento Egresso: