Início do conteúdo
Jaison Couto de Souza

 

 

 

Jaison Couto de Souza Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFPel/2019), integrante do GPAES – Grupo de Pesquisa Arte, Ecologia e Saúde. Possui Pós Graduação em Artes/Especialização em Ensino e Percursos Poéticos (UFPel/2013), Graduação em Artes Visuais – Licenciatura (UFPel/2010). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: arte/educação, arte e meio ambiente, fotografia, desenho e materiais e técnicas. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Artefatos e “cArtografias”: o ensino da arte e a ressignificação do ambiente

Orientador(a): Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel – ILA/FURG)

RESUMO
Esta dissertação é consequência de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas PPGAV/UFPel. Os dados produzidos resultam de ações pedagógicas e experiências estéticas vivenciadas a partir das aulas de Artes com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Prof. Armando das Neves, na cidade de São Lourenço do Sul/RS, situada na orla da Laguna dos Patos. O principal objetivo foi promover o cuidado com o meio ambiente e, com isto a produção de novos olhares e subjetividades. Trata-se de uma pesquisa-intervenção de cunho investigativo-pedagógico, artístico e socioambiental embasada na articulação entre o método cartográfico (Deleuze; Guattari) e a a/r/tografia (Dias), a qual denominei “cArtografias”. Nessa perspectiva apresento análises e reflexões com base na minha autobiografia, nas proposições que realizei com meus estudantes e nos artefatos artísticos por mim produzidos. São referências fundamentais a esta investigação o filósofo francês Félix Guattari e sua obra “As Três Ecologias”, bem como, o artista e professor Dr. Paulo Damé, a partir do “Artefato” que se configura como referencial artístico à pesquisa. A partir da produção artística autoral e de estratégias pedagógicas, desenvolvi uma dialética entre o professor e o artista que transpôs o espaço da sala de aula e do atelier e, além disso, promoveu tanto para mim, quanto para os estudantes, reflexões e uma compreensão mais ampla e crítica em relação a nossa realidade socioambiental.

Palavras-chave: arte/educação; meio ambiente; “cArtografias”; microintervenção artística; microintervenção pedagógica; arte contemporânea

Banca:
Profa. Dra. Denise Marcos Bussoletti (FaE/UFPel)
Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)

Data: 02/setembro/2019

 

 

Acompanhamento Egresso: