Início do conteúdo
Luciana Cozza Rodrigues

 

 

 

Luciana Cozza Rodrigues Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Possui Graduação em Artes Visuais- Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) Graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2013) Pós-Graduação (especialização) em Linguagens Verbais, Visuais e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense em Pelotas (2011). Mestre em Artes Visuais (2018) pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como professora supervisora (2018-2019) no Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é professora de Artes na rede municipal de ensino de Rio Grande, ministrando aulas para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Produção de sentido e visualidades: possibilidades da artes no cotidiano escolar

Orientador(a): Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Esse estudo discute a produção de sentido e a criação através de imagens, acontecida nas (im) possibilidades da arte no cotidiano escolar de jovens dos anos finais de uma escola da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, RS. Investiga como estas influenciam nas relações socioculturais, éticas e estéticas. Problematiza a forma como esses jovens fazem a reflexão sobre essas imagens e sobre o que e como consomem, bem como os registros em seus corpos que isso produz. Esse trabalho almejou sensibilizá-los para o sentir e conhecer através da imagem, para a produção de novos sentidos, para uma reflexão sobre o ser e o estar no mundo, sobre o mundo que construímos, sobre a educação estética, as imagens, costumes, percepções, modos de ver, sentir, consumir, conhecer etc. desses alunos. Também pensou-se o quanto nossas identidades, modos de ser e pertencer são configurados através dessas imagens, e o quanto isso modifica a perspectiva educacional, já que modifica os sujeitos envolvidos. A pesquisa, qualitativa, faz uso de duas metodologias: para a escrita dos diários e registros pessoais utilizo a A/r/tografia, e para os encontros com os alunos, as Oficinas de Criação Coletiva. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados diários onde os alunos registraram observações de contexto; questionamentos orais; depoimentos escritos; captura de imagens; reflexões sobre o trabalho realizado; narrativas imagéticas sobre situações cotidianas, entre outros. O resultado foi a reflexão por parte do grupo envolvido acerca das imagens e suas influências no cotidiano escolar, permitindo a ampliação do campo de referências e possíveis transformações na visualidade dos envolvidos.

Palavras-chave: educação estética; arte educação; imagens; cultura visual

Banca:
Prof. Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Maristani Polidori Zamperetti (CA/UFPel)

Data: 19/junho/2018

 

 

Acompanhamento Egresso: