Rafael Fagundes Cavalheiro / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (2004), Especialização em Gestão de Marketing pela Universidade Católica de Pelotas (2006) e Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é professor da Faculdade Senac de Pelotas e Diretor de Produção – servidor público federal – da Universidade Federal de Pelotas. Apresenta experiência na área de Comunicação, Marketing e Internet. Atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, imagem institucional, design, comunicação integrada, webwriting e webdesign. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Experiência estética e comunicação: novas possibilidades de interação e compartilhamento da arte na pós-modernidade
Orientador(a): Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)
RESUMO
A partir da apresentação das diferentes formas de criação e compartilhamento da arte contemporânea, e do caráter comunicativo que compõem seus processos, interlocuções e meios, propomos um estudo de aproximação entre Experiência Estética e Comunicação na Pós-modernidade. Em um cenário onde a percepção de mundo promove o reconhecimento do saber sensível e no qual cada vez mais a tecnologia e o consumo são debatidos e confrontados com a arte e a estética, nos interessa refletir acerca dos novos meios e espaços de interlocução que promovem a Experiência Estética. A partir do aporte teórico referendado pelas noções de Experiência Estética, Comunicação, Pós-modernidade e Interação, trazidas através de autores como Valverde, Maffesoli e Lévy, buscamos relacionar novas possibilidades de experiências estéticas a partir da perspectiva da Sociologia Compreensiva / Razão Sensível, categorias de Michel Maffesoli, para a realização desta pesquisa qualitativa, na qual, com base nesses subsídios teóricos, analisamos contextos que ilustram o objetivo principal deste trabalho e o realizam de forma prática através de um estudo de caso que a contextualiza, o “restro-arte” Madre Mia, restaurante localizado em Pelotas-RS, assim como os canais de comunicação online que permitem a interação e exposição da arte nesse espaço, por meio de dispositivos como as redes sociais Instagram, Facebook e a própria plataforma do restaurante. Nestes diferentes contextos nos quais estão inseridas a arte contemporânea, em lugares que chamamos de espaços não-formais, representada por espaços virtuais e comerciais, se localiza esta investigação. Espera-se, desta forma, proporcionar um diálogo reflexivo acerca da comunicação pós-moderna e as possibilidades de experiências estéticas através da relação entre arte e sujeito.
Palavras-chave: experiência estética; comunicação; interatividade; compartilhamento da arte
Banca:
Profa. Dra. Nádia Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Prof. Dr. Cláudio Tarouco Azevedo (PPGAV/UFPel)
Prof. Dr. Donald Hugh Kerr Junior (IFSul)
Data: 28/março/2016
Acompanhamento Egresso: