Fabiana Lopes De Souza / Currículum Lattes
Linha de Pesquisa: Educação em Artes e Processos de Formação Estética
Data de nascimento:
Texto introdutório: Doutoranda em Educação (PPGE/FAE/UFPel). Mestra em Artes Visuais (PPGAV/CA/UFPel). Especialista em Artes com área de concentração em Artes Visuais e Licenciada em Artes Visuais pelo Centro de Artes/UFPel. Atuou como tutora a distância no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – UAB/CLEC/UFPel (2013-2014). Atuou como tutora a distância no Curso de Filosofia EAD – UFPel (2017-2018). Bolsista CAPES. Professora de Artes Visuais do Município de Pelotas/RS (2013- ). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)
Título da dissertação
Cultura visual e identidade: autorretratos, afetos e memorias no ensino das artes visuais
Orientador(a): Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
RESUMO
Este trabalho parte de uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal da cidade de Pelotas, RS, que teve por objetivo investigar as percepções e sentidos vivenciados pelos estudantes de duas turmas de 5º ano, quanto à construção de suas identidades no contato com as imagens da cultura visual. Busquei ainda verificar quais as possibilidades de mudança na apreensão destas imagens, proporcionadas pelas atividades desenvolvidas nas aulas de Artes Visuais, a partir de uma educação crítica e estética. A fundamentação teórica da pesquisa se baseia em Hernández (2000; 2007) que estuda a relevância da cultura visual na escola e a compreensão crítica e estética que os alunos podem adquirir através do estudo destas imagens; Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; e Meira e Pillotto (2010) que refletem sobre o afeto como fator essencial nos processos de ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados através de registros fotográficos, das imagens produzidas pelos alunos e dos relatos escritos pelos mesmos. Além disso, foram feitas anotações das observações realizadas durante as atividades em sala de aula por mim. Fundamentados com base no referencial proposto, os dados da pesquisa revelaram que é possível realizar um trabalho utilizando imagens e objetos do cotidiano dos estudantes, promovendo uma educação crítica e estética dos alunos a partir destas visualidades. Verifiquei que ocorreu produção de sentidos pelos estudantes, pois estes estabeleceram relações das imagens estudadas nas aulas de Artes Visuais com suas vivências cotidianas. Ainda, é relevante salientar que os estudantes demonstraram processos de identificação, pertencimento, afetos e memórias em relação às imagens escolhidas por eles para o trabalho realizado em sala de aula.
Palavras-chave: cultura visual; artes visuais; estudo e ensino; identidade; afeto
Banca:
Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Larissa Patron Chaves (CA/UFPel)
Data: 30/março/2016
Acompanhamento Egresso:
Nome do acadêmico: Fabiana Lopes De Souza
Data de nascimento:
Título da dissertação: Cultura visual e identidade: autorretratos, afetos e memorias no ensino das artes visuais
Orientador: Profa. Dra. Úrsula Rosa da Silva (PPGAV/UFPel)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1107919100478215
Texto introdutório: Doutoranda em Educação (PPGE/FAE/UFPel). Mestra em Artes Visuais (PPGAV/CA/UFPel). Especialista em Artes com área de concentração em Artes Visuais e Licenciada em Artes Visuais pelo Centro de Artes/UFPel. Atuou como tutora a distância no Curso de Licenciatura em Educação do Campo – UAB/CLEC/UFPel (2013-2014). Atuou como tutora a distância no Curso de Filosofia EAD – UFPel (2017-2018). Professora de Artes Visuais do Município de Pelotas (2013-2018). (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes).
Acompanhamento Egresso: