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Joelma Santos Castilhos

 

 

 

Joelma Santos Castilhos Currículum Lattes
Linha de Pesquisa:
Data de nascimento: 

Texto introdutório: Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Mestre do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais- Mestrado.PPGAV/ CA/ UFPel(2013), integrante do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Estéticos- NUTREE. Aluna do curso de graduação Teatro licenciatura – UFPEL (2013). Trabalha desde 1989 com Teatro de Rua (Porto Alegre), além de ministrar oficinas teatrais voltadas para a expressão corporal e a educação dos sentidos. Atualmente tem se voltado para questões de formação de professores, infância, arte e corporeidade propondo um diálogo entre teoria, prática. Faz parte do Coral da UFPEL como soprano (2009) tendo se apresentado em diversos eventos municipais, regionais e nacionais. Trabalha como professora de séries iniciais desenvolvendo um trabalho que busca, em sala de aula, trazer elementos que façam com que os alunos “aprendam a aprender ” estimulando o corpo como instrumento de autoconhecimento e aprendizagem cotidiana. Tem experiência, ainda, com Educação a Distância (2008) no CEAD/UFPEL como tutora de alunos. Por fim, tem se debruçado sobre temas que envolvem a Educação, a Corporeidade, a Infância, a arte e a Formação de Professores, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de rua, teatro e educação estética, formação de professores, Peças radiofônicas e música. (Texto extraído diretamente da plataforma Lattes)


Título da dissertação
Sentidos e histórias que narram corpos que criam: explorações “radicantes” e experiências ético-estéticas e artísticas na licenciatura em pedagogia da FAE/ UFPEL

Orientador(a): Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (PPGAV/UFPel)

RESUMO
Este projeto de qualificação refere-se a uma pesquisa realizada de maio de 2013 a dezembro de 2014 junto ao Programa de Pós Graduação/ Mestrado em Artes Visuais, da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, em Pelotas, RS. Nesse trabalho desenvolvi uma pesquisa relacionada ao aprofundamento e à reflexão de um trabalho que chamei de Oficinas de Explorações Radicantes, ou seja, aquelas que proporcionam experiências ético-estéticas e artísticas no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação, FaE, da UFPel. As questões de pesquisa nasceram do desejo de inventar encontros, de refletir sobre os efeitos que um trabalho de proposição em Artes faz emergir entre os alunos do Curso de Pedagogia que vivem em uma suposta situação de anestesia estética, ética e afetiva. Investigo as narrativas éticas, estéticas e artísticas desses alunos num contexto acadêmico de graduação em Pedagogia da universidade citada. A metodologia da pesquisa é do tipo qualitativa, tendo como método principal a Sociopoética, cujos dispositivos se utilizam do corpo como produtor de dados, de um diário de campo do pesquisador e dos pesquisados, das expressões artísticas dos alunos, registradas em suportes expressivos – visuais, corporais, gestuais, sonoras etc. – bem como suas narrativas, capturadas em imagens, vídeos e gravações durante o processo. Investigo os percursos e desdobramentos de práticas estético artísticas desenvolvidas por mim com uma turma de 30 alunos de graduação do sexto semestre do curso de Pedagogia, durante um semestre. Com eles construí um campo de investigação a partir de uma perspectiva ético-estética, por meio de experiências e proposições pautadas no corpo, que pudessem desencadear e reconstruir suas ações cotidianas- existenciais e profissionais- incidindo sobre sua formação docente à luz de contribuições conceituais e sensíveis no campo da Educação Estética e da Arte.

Palavras-chave: educação estética; ensino de arte; formação de professores; licenciatura em pedagogia

Banca:
Profa. Dra. Nádia da Cruz Senna (PPGAV/UFPel)
Profa. Dra. Maristani Polidori Zamperetti (UFPel)
Profa. Dra. Malvina do Amaral Dorneles (UFRGS)
Profa. Dra. Débora Feitosa (UFRB)

Data: 17/abril/2015

 

 

Acompanhamento Egresso:


Conclusão do PPGAV: 2014