Início do conteúdo

Comissão avaliadora FIVRS 2022

Assim como em suas edições anteriores o 3o. FIVRS – Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul, conta novamente com uma comissão avaliadora convidada, que este ano é composta por:


Alexandra Dias é artista da dança e professora da Universidade Federal de Pelotas/RS. É PhD em Dança pela University of Roehampton (Reino Unido). Seu trabalho se baseia em processos de prática-como-pesquisa, tendo como ênfase o estudo do corpo e dos processos contemporâneos de composição coreográfica. Sua pesquisa tem como foco a dança solo e a antropofagia, abrangendo ainda temas como a performatividade e a educação somática. Recebeu o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança e o Prêmio Açorianos de Melhor Produção pelo espetáculo Instruções para Abrir o Corpo em Caso de Emergência, juntamente com os artistas Michel Capeletti e Tatiana da Rosa. Foi diretora da Cia. Olhar do Outro de Pelotas com a qual realizou os espetáculos Olhar do Outro e Palco de Feiras. Em 2018 fundou a OUTRO Danças, um grupo que tem como interesse a pesquisa em torno da ventura antropofágica, criando trabalhos que transitam entre a dança, o teatro, o cinema e a performance. Com a OUTRO realizou o solo BITCH, o espetáculo e a videodança CÃES, financiados pelo Procultura, e atualmente está desenvolvendo o espetáculo ANIMAL NOTURNO.

Ana Sedeño Valdellós é criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

Daniel Aires é artistas e pesquisador de Danças e visualidades multimídia. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS); Especialista em Dança (UFRGS); Licenciado em Dança (UFRGS); Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Denivan Costa de Lima, conhecido como Denis Angola, é alagoano da Cidade de Maceió, possui graduação em dança Licenciatura pela universidade Federal de alagoas-UFAL (2011), e Contramestre de Capoeira e Ogan do terreiro de Oxumaré, dançarino e pesquisador em dança com foco na negritude, diretor de espetáculos de dança numa perspectiva contemporânea e Videomaker. Contemplado em alguns prêmios de fomento à dança, como Prêmio Alagoas em cena – Espetáculo URUBUMBAGUELÉ; Prêmio Klauss Vianna – Projeto Urucungo em Cena Urbanas; Prêmio Eris maximiano – Espetáculo SARAVÁ; Atualmente desenvolve um projeto de vídeodança com alguns artistas negros da cidade de Maceió. TRANCOSUS: conto dos corpos. Em 2022, publicou o livro URUCUNGO: Dança Negra Encruzilhada Branca.

Natacha Muriel López Gallucci é Professora de Filosofia no ICHCA na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora dos Programa de Pós-graduação em Artes (ICA UFC) e do Profartes Capes (URCA). Pós Doutora em Artes Bolsista PNPD, CAPES PPGArtes UFC. Doutora em Filosofia pelo IFCH, UNICAMP e Doutora em Multimeios pelo IA, UNICAMP. Mestre em Filosofia pelo IFCH, UNICAMP. Possui Licenciatura em Filosofia e Especialização em Pedagogia pela Universidade Nacional de Rosario (UNR, Argentina). Certificado internacional de Estudos Afro Latino Americanos pelo ALARI Harvard. Bacharelado em Danças pela Escola Nacional de Danças Nigélia Sória Rosario Argentina. Pesquisadora associada à ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas e Membro da SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Pesquisadora Associada da ANDA. Coordena o Grupo FiloMove: Grupo de Pesquisa Filosofia, Artes e Estéticas da América Latina. Coordenadora do FiloMove Filosofia Artes e Estéticas da América Latina (www.Linktr.ee/filomove) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Artes da América Latina (ICHCA UFAL)

O FIVRS 2022 é uma realização do Curso de Dança e do Mestrado em Artes da UFPel em parceria com a Fundação ECARTA de Porto Alegre, e conta com o apoio Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV, do Proyecto Corporalidad Expandida; IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança e do LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel.

ORGANIZAÇÃO
Diretoras
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel

Comissão organizadora
Carmen Anita Hoffmann – UFPel
Rosângela Fachel – UFPel
Carlise Scalamato – UFSM
Rebeca Recuero – UFPel
Luana Arrieche Echevengua – UFPel
Hamilton Bittencourt – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Stela Pastore – Fundação ECARTA
Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

Publicado em 16/08/2022, na categoria Sem categoria.