Autores vinculados ao PPGAVI lançam livros nesta quinta, 28

O PPGAVI convida para o lançamento dos livros “Miasmas e metáforas da aids nas Artes Visuais”, de Ricardo Ayres, e “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, organizado por Felipe Dias Diaz – aluno do PPGAVI. O evento ocorrerá nesta quinta-feira, 28, às 9h, na Oficina de Vídeo (sala 14) do Prédio das Artes, Campus Carreiros da FURG. O lançamento dos livros terá mediação da Professora Drª Ana Maio, do Instituto de Letras e Artes (ILA).

Ricardo Henrique Ayres Alves é professor do Centro de Artes da UFPEL, artista visual e pesquisador. É doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), área de concentração História, Teoria e Crítica de Arte. Bacharel em Artes Visuais (FURG), ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, com mobilidade acadêmica no curso de Antropologia (ISCSP, Lisboa). Participa dos grupos de pesquisa Arte e sua história: visualidades, discursos e sentidos (UFPEL), Deslocamentos da Fotografia na Arte (UFRGS) e Apagamentos da memória na arte (UFRGS). Membro da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Seus interesses de pesquisa orbitam a arte contemporânea e suas interseções com o corpo, o HIV/aids, a sexualidade e o cotidiano.

O livro “Miasmas e metáforas da aids nas Artes Visuais” aborda as relações entre arte e enfermidade, a partir da aproximação entre os trabalhos de Keith Haring, Pepe Espaliú e Leonilson. Oriundo da pesquisa de graduação do autor, desenvolvida no Curso de Artes Visuais Bacharelado da FURG, o texto foi revisitado recentemente e disponibilizado em publicação de e-book pela Editora da FURG.

Felipe Dias Diaz Carvalho é artista plástico, produtor e gestor de projetos culturais e artísticos. É bacharel em Artes Visuais pela FURG, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, na linha de pesquisa Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano (Bolsista CAPES) e pós-graduando no MBA em Gestão de Projetos da Universidade de São Paulo – USP/Esalq. Membro titular do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Estado do Rio Grande do Sul (2021/2023). Integrante do Grupo de Pesquisa FURG/CNPq Cirandeiras Poéticas – CIPÓ, liderado pela professora Roseli Nery.
Desenvolve trabalhos em artes visuais, design e literatura. Em 2021, executou o projeto “Reminiscência poética através do olhar sensível aos cantos de casa” (com recursos da Lei no 14.017/20), concebendo a exposição virtual coletiva “Canto dos olhos” e a obra literária “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, atuando como editor e organizador.

O livro “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, com organização de Felipe Dias Diaz, tem três volumes na versão impressa (Volume 1 – Impressões, Volume 2 – Pressões, Volume 3 – Expressões). A versão digital pode ser adquirida neste link.

A Editora NYN emerge a partir do desejo de tangibilizar pensamentos, narrativas e escritos de artistas que se encontram em algum canto do instante presente – nyn – em processo de produção poético verbo-visual e filosófica. Com “Antologia [Poéticas] Pandêmicas”, a NYN inaugura o seu catálogo apresentando ensaios visuais de variados autores e artistas, com temas recorrentes no campo das artes visuais e outros que a pluridisciplinaridade propicia, em constante diálogo com a arte e a vida, os processos criativos e o cotidiano.

Publicado em 27/04/2022, na categoria Sem categoria.