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Informações prévias para a participação do Processo Seletivo do Mestrado em Artes Visuais.

  1. Poderão se inscrever como candidatos os portadores de títulos de Cursos Superiores de Graduação, ou candidatos que apresentem documento, com declaração da coordenação do respectivo curso, atestando que o candidato é concluinte.
    2. As inscrições devem ser feitas com entrega da documentação solicitada, na Secretaria do Programa, no endereço indicado acima.
    3. Os(as) candidatos(as) que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais poderão se inscrever mediante procuração ou remetendo toda a documentação via Correio (Sedex) ao PPGAV/UFPel, desde que seja respeitada a data limite de postagem via SEDEX (definida em edital). Não serão aceitas as inscrições que chegarem após esta data. Sugerimos que os(as) candidatos(as) que optarem pela inscrição via SEDEX, enviem também um e-mail à secretaria do curso informando, a fim de evitar extravios ou atrasos de recebimento.

A Documentação a ser entregue para o processo seletivo é a seguinte:

  1. Requerimento (formulário) de Inscrição para aluno regular 2019/2: formulário disponível na página do Programa e também na secretaria do PPGAV (endereço acima).
  2. Fotocópia do Diploma de Graduaçãoou Atestado de conclusão de curso ou Declaração do coordenador do respectivo curso de graduação, atestando que o candidato é concluinte no período anterior ao período de matrícula. Em caso de aprovação neste processo seletivo, para a efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar o documento de conclusão exigido.
  3. Curriculum Vitae: formato CNPq – Currículo Lattes(http://lattes.cnpq.br/) impresso e documentado (com fotocópias simples dos documentos). As cópias dos documentos comprobatórios devem ser entregues na ordem sequencial dos itens do currículo LATTES (constante no item 12.a deste edital). OBS: As produções intelectuais só necessitam documentação comprobatória a partir de 2016 (cópias simples de 2016 a 2019).
  4. Fotocópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação.
  5. Fotocópias da Carteira de Identidade, do CPF, do Título de Eleitor, do Certificado de Reservista e da Certidão de Nascimento (ou Certidão de Casamento, em caso de mudança do nome). No caso de estrangeiros, deverá ser apresentado passaporte, juntamente com o visto válido e R.N.E. (registro nacional de estrangeiros).
  6. Uma fotografia 3×4recente (uma foto a ser colada no local indicado no formulário/requerimento de inscrição).
  7. As/os candidatas/os que se autodeclararem negras/os deverão fazê-lo em documento específico preenchido no ato da inscrição no processo seletivo e submetido ao Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel, que verificará a autodeclaração por meio de comissão específica para esse fim. As/os candidatas/os quilombolas deverão apresentar declaração de liderança da comunidade à qual pertence.
  8. As/os candidatas/os com deficiência deverão apresentar laudo médico com Código de Deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças – CID.
  9. Anteprojeto de dissertação,que deve indicar sua inserção em uma das Linhas de Pesquisa do Programa. O modelo de anteprojeto pode ser acessado na página do PPGAV (http://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/), e no item 13 deste edital. Demais informações estarão disponíveis na página do PPGAV.
  10. Memorial Descritivono qual o candidato deverá apresentar suas experiências profissionais e acadêmicas, justificando a escolha do Programa e indicando os interesses teóricos e temáticos que determinaram a opção feita pela Linha de Pesquisa do Programa (até quatro páginas digitadas em espaço 1,5, fonte Arial, corpo 12, em papel A4, margens 2,5 cm).
  11. Ensaio monográfico(com inclusão de até três textos de autoria exclusiva do candidato), para os candidatos à linha de pesquisa em Educação em artes e processos de formação estética.
  12. Portfólio, para os candidatos à linha de pesquisa em Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano.
  13. Comprovante de pagamentode taxa de R$ 100,00 (cem reais) que deve ser feito por GRU, através do link http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp e os dados abaixo indicados:

Unidade Gestora (UG): 154047

Gestão: 15264
Código de Recolhimento: 28911-6

OBS: O boleto gerado deve ser pago exclusivamente nos caixas do Banco do Brasil.
Não serão aceitos boletos com “agendamento de pagamento”.

  1. Estarão isentos do pagamento da taxa de inscrição para concorrer ao edital de seleção as(os) candidata(o)s que, que apresentarem no momento da inscrição cópia dos dados do comprovante de cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal – Cad-Único, de que trata o Decreto no 6.135, de 26/06/2007. O PPGAV consultará o órgão de isenção gestor do Cad-Único para verificar a veracidade das informações; desse modo, informação falsa poderá resultar na anulação da inscrição.
  2. Os candidatos beneficiados com a isenção deverão entregar todos os documentos requeridos para efetivar sua participação neste Processo Seletivo, à exceção do comprovante de pagamento de taxa, nos prazos apresentados neste Edital.
  3. No momento da inscrição, o candidato receberá o comprovante de apresentação da documentaçãonecessária, no qual constará o número de inscrição. Este será o código identificador do candidato para a confirmação da inscrição e para a realização da Prova Escrita. OBS: No caso de inscrição via SEDEX, o código identificador do candidato será enviado por e-mail.
  4. Nenhum candidato poderá participar de qualquer etapa do processo de seleção se houver pendência na documentação requerida para a inscrição. O candidato terá sua inscrição homologada conforme apresentação da documentação prevista no item 4, e segundo as condições explicitadas anteriormente. A lista dos candidatos com inscrição homologada será divulgada na página do Programa (http://wp.ufpel.edu.br/mestradoartesvisuais/) ou na página da UFPel (http://portal.ufpel.edu.br/) e no mural da secretaria do PPGAV.
  5. Candidatos que não tiverem a inscrição homologada não serão ressarcidos da taxa de inscrição e somente poderão requerer a devolução da documentação apresentada, a partir do início do próximo período letivo.
  6. Informações: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no horário das 09:00 às 17:00 horas (endereço acima), telefone (53) 3284 5519, ou pelo e-mail ufpel.ppgav@gmail.com

 

Publicado em 06/05/2019, na categoria Sem categoria.