Início do conteúdo
Pesquisa na UFPel

A PesquisaProdução de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras“, foi vinculado a UFPel, no mesmo período de vigência junto ao CNPq (2017-2019).

Na prorrogação a pesquisa foi desenvolvida até 31/12/2021

 

Nova Etapa – 2021 a 2028

A partir de 01/07/2021 teve início a Pesquisa Educação Matemática Inclusiva: MathLibras e outros entrelaçamentos, com vigência até 30/09/2024. A prorrogação foi aceita até 30/09/2028. 

Resumo:

A pesquisa “Educação Matemática Inclusiva: MathLibras e outros entrelaçamentos” é uma ampliação da Pesquisa “Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras – MathLibras”, desenvolvido de 2017 a 2021. Vincula-se ao GEEMAI – Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais, na linha Educação Matemática Inclusiva. Nesta perspectiva, propõem-se as seguintes questões investigativas: O que é Educação Matemática Inclusiva? Quais são os sujeitos atendidos pela Educação Matemática Inclusiva? Como discutir e problematizar a Educação Matemática Inclusiva nas aulas da graduação, da pós-graduação e em projetos? O que precisa ser considerado no ensino de Matemática para alunos surdos? E para alunos com surdocegueira? Como as questões da visualidade auxiliam no aprendizado da Matemática?

Além disso, busca fazer aproximações também com o Laboratório de Ensino de Matemática, a partir de reflexões sobre a formação do professor que ensina Matemática, com a utilização de diferentes materiais didáticos.

O grupo de professores e demais profissionais da área vem pensando em questões referentes ao ensino de Matemática para os alunos surdos e com surdocegueira, com um dos enfoques na acessibilidade linguística e na pedagogia visual, de forma a contribuir com a formação de professores e, principalmente, em como oferecer ao aluno surdo e com surdocegueira recursos que o auxiliem em seu processo de construção do conhecimento.

A perspectiva teórico-metodológica está alicerçada nos estudos sobre Educação Matemática Inclusiva, Educação de Surdos e de pessoas com Surdocegueira e produção de materiais didáticos e/ou jogos, no sentido de aplicar e/ou analisar os materiais produzidos ao longo do processo. Pretende-se colaborar com a formação de professores que ensinam Matemática, disponibilizando os resultados da pesquisa para docentes, discentes dos cursos de licenciatura e pós-graduação e professores das escolas de Educação Básica.

Objetivos:

O objetivo geral é problematizar e discutir sobre a Educação Matemática Inclusiva no processo formativo, inicial e continuado, do professor que ensina Matemática.

Os objetivos específicos são:
• Organizar grupo de estudos sobre Educação Matemática Inclusiva, com ênfase na Educação de Surdos e de pessoas com Surdocegueira;
• Buscar aproximações entre a Educação Matemática Inclusiva e o Laboratório de Ensino de Matemática;
• Identificar e pensar propostas de ensino e aprendizagem para os diferentes sujeitos, incluindo os que são atendidos pela Educação Matemática Inclusiva, com possibilidade de produção de materiais didáticos e/ou jogos;
• Dar continuidade ao projeto MathLibras, a partir da elaboração, gravação e edição videoaulas de Matemática básica em Libras, incluindo legenda e áudio em português;
• Analisar as videoaulas já produzidas pelo MathLibras;
• Disponibilizar as videoaulas produzidas no canal do MathLibras no YouTube;
• Escrever artigos a partir dos resultados obtidos durante a pesquisa para divulgar o trabalho na academia e na sociedade.

 

EQUIPE (em Jan/2024):

DOCENTES: 

    • Dra. Thaís Philipsen Grützmann [Coordenadora – DEMAT/IFM/UFPel]
    • Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff [Coordenadora Adjunta – CLC/UFPel]
    • Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon (DEMAT/IFM/UFPel)
    • Msc. Ivana Gomes da Silva (CLC/UFPel)
    • Mestrando Daniel Lopes Romeu (CLC/UFPel)

SEÇÃO DE INTÉRPRETES: 

    • Doutoranda. Joseane Maciel Viana (PPGL/UFPel)
    • Mestranda Monica Mendes Garcia (PPGEMAT/UFPel – Turma 2023)

MESTRANDA:

    1. Magda Josiele Souza de Souza (Turma 2023)

BOLSISTAS VIGENTE:

    1. Kelvin Wendel Bohn (Ago/22-Ago/24)
    2. Gabriel Henrique Possignolo Gomes (Set/22-Ago/24)

ACADÊMICAS:

    1. Natália Vieira Pereira (Letras-Libras e Literatura Surda/UFPel)
    2. Therena da Luz Obelheiro (Letras-Libras e Literatura Surda/UFPel)

EXTERNOS:

    1. Cristiane Winkel Elert (PPGEMAT – Turma 2022)
    2. Fabiane Carvalho Böhm (PPGEMAT – Turma 2016)
    3. Heniane Passos Aleixo (PPGEMAT – Turma 2017)
    4. Marcos Aurélio da Silva Martins (PPGEMAT – Turma 2020)
    5. Melissa Novack Oliveira Ribeiro (PPGEMAT – Turma 2019)

EX-BOLSISTAS:

    1. Helena Pinto da Luz (Ago/21 – Jul/22)
    2. Adryan Chaves Copello  (Set/21 – Ago/22)
    3. Eduardo Wilborn (Set/22)
    4. Indi do Rêgo Medeiros (Abr-Nov/23)

MESTRANDA COM VÍNCULO ENCERRADO:

    1. Patricia Michie Umetsubo (Turma 2020)