Início do conteúdo
Extensão – MathLibras Ano III

O Projeto de Extensão MathLibras – Ano III aconteceu entre  Março/2021 a Fevereiro de 2022.

 

RESUMO: O Projeto de Extensão “MathLibras – Ano III” é uma continuidade dos Projetos de Extensão “MathLibras – Ano 1” e “MathLibras – Ano II”, o qual teve sua origem no projeto de pesquisa “Produção de Videoaulas de Matemática com tradução em Libras”, de 2017, financiado pelo CNPq (2017-2019), e tem como foco principal produzir jogos e materiais didáticos com conteúdos de matemática com inserção da Língua Brasileira de Sinais – Libras, buscando a aplicação por meio de oficinas em escolas, eventos ou outros contextos.

Além disso, ampliando a atuação, busca-se a realização de outras oficinas de formação de professores, acadêmicos e mestrandos, a partir de diferentes jogos e materiais didáticos, vinculadas as áreas de Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.

OBJETIVO: Produzir materiais e jogos com conteúdos de matemática e ministrar oficinas em diferentes contextos que tenham uma perspectiva inclusiva (preferencialmente), com ênfase na Educação de Surdos sempre que possível, e abrangendo as áreas da Educação Matemática e Educação Matemática Inclusiva.

RESULTADOS: Foram produzidos alguns materiais, dentre eles várias imagens dos personagens Levi e Sara, para a confecção de um Scape Book vinculado à Pesquisa de Mestrado em Educação Matemática do voluntário do projeto Marcos Aurélio da Silva Martins, bem como para a utilização nos vídeos. Não foram realizadas oficinas presenciais em função da pandemia da Covid-19. 

 

EQUIPE:

DOCENTES: 

    • Dra. Thaís Philipsen Grützmann [Coordenadora]
    • Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves
    • Dra. Marta Cristina Cezar Pozzobon
    • Dra. Rozane da Silveira Alves

MESTRANDOS:

    1. Melissa Novack Oliveira Ribeiro
    2. Marcos Aurélio da Silva Martins
    3. Patricia Michie Umetsubo

BOLSISTA:

    1. Amanda Mota Ney [Design Gráfico]

EXTERNO:

    1. Heniane Passos Aleixo