Atividades 2020

– Atividades MathLibras 2020 –

XXIX Congresso de Iniciação Científica – CIC/UFPel

23 a 27 de novembro de 2020 – UFPel – Pelotas/RS [Online]

Participação da bolsista Mayummi Aragão Campos e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Matemática e surdo: resultados iniciais da pesquisa bibliográfica para o projeto MathLibras, tendo a acadêmica Helena Pinto da Luz e a Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff como co-autoras.

Participação da bolsista Helena Pinto da Luz e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: A utilização de descrições imagéticas e de classificadores em relação ao público-alvo do vídeo “adição em libras – soma 5” do projeto MathLibras, tendo a acadêmica Mayummi Aragão Campos e a Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff como co-autoras.

VII Congresso de Extensão e Cultura – CEC/UFPel

23 a 27 de novembro de 2020 – UFPel – Pelotas/RS [Online]

Participação da mestranda Patricia Michie Umetsubo Gonçalves e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Trilha das Operações no 2º ano: Matemática, linguagem e Libras, tendo o mestrando Marcos Aurélio da Silva Martins como co-autor.

Participação do mestrando Marcos Aurélio da Silva Martins e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Material Dourado adaptado com tampinhas: o relato da primeira oficina realizada, tendo a mestranda Patricia Michie Umetsubo Gonçalves e a Profa. Ms. da Educação Básica Thaiana Neuenfeld Philipsen como co-autoras.

Participação da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann e da Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff , orientadora, com a apresentação do trabalho MathLibras e a primeira oficina virtual em 2020, tendo os mestrandos Marcos Aurélio da Silva Martins e Patricia Michie Umetsubo Gonçalves e a Profa. Ms. da Educação Básica Thaiana Neuenfeld Philipsen como co-autores.

XXII Encontro de Pós-Graduação – ENPOS/UFPel

23 a 27 de novembro de 2020 – UFPel – Pelotas/RS [Online]

Participação da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann e da Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff , orientadora, com a apresentação do trabalho: Projeto MathLibras: análise da produção da videoaula Subtração 2

29º Congresso de Iniciação Científica – MPU/FURG

11 a 13 de novembro de 2020 – FURG – Rio Grande/RS [Online]

Participação da bolsista Mayummi Aragão Campos e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Matemática e vídeo: primeiros resultados da pesquisa bibliográfica para o projeto MathLibras, tendo a acadêmica Helena Pinto da Luz e a Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff como co-autoras.

Participação da bolsista Helena Pinto da Luz e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Os processos tradutórios presentes na produção do vídeo “Subtração em Libras – Subtração 2” do projeto MathLibras, tendo a acadêmica Mayummi Aragão Campos e a Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff como co-autoras.

Projeto Racha Cuca – Escola Mario Quintana

Em função do cenário da Pandemia do Covid-19 durante o ano de 2020 foram realizadas 4 oficinas virtuais pelo Projeto de Extensão MathLibras – Ano II, em parceria com o Projeto Racha Cuca. As oficinas foram ministradas pela coordenadora do MathLibras, Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann.

30 de outubro de 2020

Oficina: Quem será que tem mais ovos?

16 de outubro de 2020

Oficina: O Gato Xadrez e as figuras geométricas

02 de outubro de 2020

Oficina: Borboletas e Dobraduras

25 de setembro de 2020

Oficina: Conhecendo os números em Libras

Suspensão das atividades presenciais

16 de março de 2020

A partir do dia 16 de março de 2020 as atividades presenciais da UFPel estão suspensas, em função da pandemia do COVID-19, conforme nota da gestão da universidade.