Atividades 2018

Atividades MathLibras 2018 –

VIII CBEE – Congresso Brasileiro de Educação Especial

14 a 17 de novembro de 2018 – São Carlos/SP

Participação no evento, com apresentação de trabalho: Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, Mestranda Heniane Passos Aleixo (PPGEMAT/UFPel) e Mestranda Joseane Maciel Viana (PPGL/UFPel).

VII SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

04 a 08 de novembro de 2018 – Foz do Iguaçu/PR

Participação no evento, com apresentação de trabalho: Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves e Mestranda Heniane Passos Aleixo (PPGEMAT/UFPel).

XXVII Congresso de Iniciação Científica – CIC/UFPel

22 a 26 de outubro de 2018 – UFPel Pelotas/RS

Participação do bolsista Marcos Aurélio da Silva Martins e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: “Possibilidades de inserção da língua brasileira de sinais por meio de jogos de matemática”, tendo a acadêmica Patricia Michie Umetsubo como co-autora.

I Encontro de Estudos Surdos da UFPel

13 a 15 de setembro de 2018 – UFPel – Pelotas/RS

Participação da equipe MathLibras na organização do evento, no evento, na mediação de apresentação de trabalhos, com apresentação de trabalhos e palestra.

“MathLibras: um projeto e uma pesquisa de matemática com libras a partir da produção de vídeos”. Autores: Marcos Aurélio da Silva Martins – Acadêmico da Licenciatura em Matemática (bolsista MathLibras), Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann e a Mestranda Joseane Maciel Viana (PPGL/UFPel).

“Projeto Mathlibras: a importância do trabalho, com os atores surdos a tradução em libras na produção vídeo na UFPel”. Autores:  Márcio Aurélio Friedrich, Ivana Gomes da Silva e Daniel Romeu.

XIII EGEM – Encontro Gaúcho de Educação Matemática

01 a 03 de agosto de 2018 – UFSM – Santa Maria/RS

Participação da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann em uma mesa redonda do evento, intitulada “: O papel dos projetos na formação inicial de professores: problematizando as ações de ensino, pesquisa e extensão“, junto ao colega Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves.

Apresentação dos trabalhos:

A Matemática, o Português e a Libras: em vídeo, tudo junto!. Autores: Marcos Aurélio da Silva Martins – Acadêmico da Licenciatura em Matemática (bolsista MathLibras), Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, Patricia Michie Umetsubo – Acadêmica da Licenciatura em Matemática, Taiane Carrilho Rosa – Acadêmica da Licenciatura em Matemática  e a Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves.

Matemática básica e Língua Brasileira de Sinais: o início de um projeto com a produção de vídeos. Autores: Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves, Marcos Aurélio da Silva Martins – Acadêmico da Licenciatura em Matemática (bolsista MathLibras), Patricia Michie Umetsubo – Acadêmica da Licenciatura em Matemática  e Taiane Carrilho Rosa – Acadêmica da Licenciatura em Matemática.

Site: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/edicao_6/index.html

Visita ao INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos

16 e 17 de abril de 2018 – Rio de Janeiro/RJ

Visita técnica realizada no INES: Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff, Profa. Dra. Rozane da Silveira Alves, Mestranda (PPGL/UFPel) e TILS Joseane Maciel Viana e Mestranda (PPGEMAT/UFPel) e TILS Heniane Passos Aleixo.

Profas. Tatiana e Thaís

Palestra “Tecnologia Assistiva, Surdez e Surdocegueira: possibilidades no cenário atual”

16 de março de 2018 – UFPel – Campus Anglo – Pelotas/RS

Palestra proferida pela Profa. Dra. Shirley Rodrigues Maia, a qual possui graduação em Pedagogia – Faculdades Metropolitanas Unidas (1983), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), doutorado em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2011) e Pós Doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2017-2018). Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: surdocegueira, deficiência múltipla sensorial, alunos com necessidades especiais, surdocego e educação especial.

II FESAI – Fórum de Estudos dos Surdos na Área da Informática e I Seminário Nacional de Tecnologias de Cultura Surda

16 e 17 de março de 2018 – UFRGS – Campus do Vale – Porto Alegre/RS

Participação da Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff e da Mestranda Joseane Maciel Viana (PPGL/UFPel), com a apresentação do trabalho: Projeto MathLibras: desafios de tradução e produção de vídeos”, da autoria delas junto com a Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann.

Site: https://fesai2018.feneis.org.br/