Início do conteúdo
Atividades 2022

– Atividades MathLibras 2022 –

XII JETAL – Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagens de Línguas

12 e 13 de dezembro de 2022 – UFPel – Pelotas/RS

Participação da Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff, Coordenadora Adjunta do MathLibras, apresentando o trabalho Análise do vídeo “Soma 5” do projeto MathLibras: estratégias linguísticas em Libras para vídeos para crianças, que tem como co-autores a Profa. Thaís e os acadêmicos Kelvin e Gabriel, bolsistas do projeto. 

 

Quatro oficinas MathLibras na Escola Visão

24 e 25 de outubro de 2022

No dia 24 de outubro a Coordenadora do MathLibras, Profa. Thaís, e o Prof. Marcos Martins, voluntário do Projeto aplicaram a Oficina “Explorando o Sistema Monetário Brasileiro” na turma de 1º ano da Escola Visão, no centro de Pelotas/RS. 

 

Ainda no dia 24 foi aplicada a oficina “Trilha das Operações” para a turma do 2º ano. No dia 25 de outubro as turmas do 3º e do 4º ano receberam a mesma oficina, porém com as atividades adaptadas a sua faixa etária.  

MathLibras mantém uma parceria constante com escolas da Educação Básica em Pelotas. 

 

 

XXIV Encontro de Pós-Graduação – ENPÓS/SIIEPE/UFPel

17 a 21 de outubro de 2022 – UFPel – Pelotas/RS

Participação da mestranda Melissa Novack Oliveira Ribeiro  e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Uso do vídeo didático “Soma 3” do projeto MathLibras.

 

XXXI Congresso de Iniciação Científica – CIC/SIIEPE/UFPel

17 a 21 de outubro de 2022 – UFPel – Pelotas/RS

Participação do bolsista Adryan Chaves Copello  e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Experiências audiovisuais no projeto MathLibras, tendo como co-autores a bolsista Helena Pinto da Luz e a Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff.

 

IX Congresso de Extensão e Cultura – CEC/SIIEPE/UFPel

17 a 21 de outubro de 2022 – UFPel – Pelotas/RS

Participação da ex-bolsista Amanda Mota Ney  e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Ilustrações para o projeto MathLibras – Ano III, tendo como co-autor o mestrando Marcos Aurélio da Silva Martins. 

 

Participação da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, e sua orientadora, Profa. Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff, com a apresentação do trabalho: MathLibras – Ano IV e o retorno das oficinas presenciais de ensino de matemática, tendo como co-autores os mestrandos Marcos Aurélio da Silva Martins, Patricia Michie Umetsubo Gonçalves e Cristiane Winkel Elert. 

 

Participação da mestranda Cristiane Winkel Elert, co-autora, e da Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann, orientadora, com a apresentação do trabalho: Projeto de extensão MathLibras – Ano IV: a oficina da Corrida do Material Dourado, tendo como autor o mestrando Marcos Aurélio da Silva Martins e co-autora a mestranda Patricia Michie Umetsubo Gonçalves. 

 

Palestra no II SEMADI – Simpósio de Educação Matemática em Discussão

18 de outubro de 2022 (online)

A Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann proferiu a palestra intitulada MathLibras e a Educação Matemática Inclusiva. 

 

MathLibras no aniversário da Escola Alfredo Dub

27 de setembro de 2022

No dia de hoje, 27 de setembro, a Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub comemora 73 anos! 

Pela manhã, teve uma audiência na Câmara de Vereadores. A Coordenadora do MathLibras, Profa. Thaís, e os acadêmicos Eduardo, Kelvin e Gabriel  estavam lá prestigiando o momento.

Na sequência, houve uma caminhada até a Prefeitura Municipal, sendo o grupo recebido pela prefeita de Pelotas. 

 

Inauguração do Estúdio de Libras da Escola Alfredo Dub

26 de setembro de 2022

No dia Nacional do Surdo, foi inaugurado na Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub o Estúdio de Libras. 

A equipe MathLibras estava presente no evento, representada pelas Coordenadoras, professoras Thaís e Tatiana, e pelos bolsistas Gabriel e Eduardo. 

Também compareceram ao evento a Reitora e a Vice-Reitora da UFPel.

 

MathLibras no passeio da Escola Alfredo Dub

24 de setembro de 2022

No sábado, dia 24 de setembro, em comemoração ao aniversário da Escola Bilíngue Professor Alfredo Dub, que será no próximo dia 27, alunos, professores, amigos e familiares fizeram um passeio pelo interior de Pelotas e região. 

 A Coordenadora do MathLibras, Profa. Thaís, e o acadêmico do Cinema, Gabriel, participaram.

Sempre presente, as egressas do PPGEMAT, mestres Heniane, Cléa, Melissa e Fabiane, junto com a Profa. Thaís. 

Um grupo fantástico! Família Dub!

 

 

Aplicação dos vídeos Soma 8 e Soma 9 na Escola Alfredo Dub

22 de setembro de 2022

No dia 22 de setembro as Coordenadoras do MathLibras, Profas. Thaís e Tatiana, juntamente com os acadêmicos do Cinema Eduardo, Gabriel, Guilherme e Kelvin, a Coordenadora dos Anos Iniciais da Escola Alfredo Dub, Profa. Melissa, e a Regente da turma do 3º ano do EF, Profa. Janice, apresentaram aos alunos do 3º ano do EF os vídeos “SOMA 8 ” e “SOMA 9”, complementando a semana anterior.

Foi uma tarde muito prazerosa de troca entre os alunos, a equipe MathLibras e as professoras da escola. 

 

Aplicação do vídeo Soma 3 na Escola Alfredo Dub

15 de setembro de 2022

No dia 15 de setembro as Coordenadoras do MathLibras, Profas. Thaís e Tatiana, juntamente com os acadêmicos do Cinema Eduardo, Gabriel, Guilherme e Kelvin, a Coordenadora dos Anos Iniciais da Escola Alfredo Dub, Profa. Melissa, e a Regente da turma do 3º ano do EF, Profa. Janice, apresentaram aos alunos do 3º ano do EF o vídeo “SOMA 3”. Foi uma tarde muito prazerosa de troca entre as crianças e a equipe do projeto e da escola.

 

 

Quatro oficinas MathLibras na Escola Visão

12 e 13 de setembro de 2022

No dia 12 de setembro a Coordenadora do MathLibras, Profa. Thaís, e o Prof. Marcos Martins, voluntário do Projeto aplicaram a Oficina “Corrida do Material Dourado” nas turmas de 1º e 2º anos da Escola Visão, no centro de Pelotas/RS. 

 

Já no dia 13 de setembro foram as turmas de 3º e 4º anos que receberam a oficina “Tabuleiro 10 X 10”. 

MathLibras sempre presente nas escolas da Educação Básica aproximando a escola da UFPel. 

 

Reunião sobre projetos da UFPel: MathLibras, Obalibras e Spread the Sign

06 de setembro de 2022

Na manhã do dia 06 de setembro estiveram reunidas as professoras Thaís, Tatiana e Angela, e os acadêmicos Eduardo, Gabriel, Kelvin e Guilherme.

Foram discutidas as aproximações entre os projetos MathLibras, o Obalibras e o Spread the Sign.

 

Palestra sobre o MathLibras no PPGEMAT

01 de setembro de 2022

Na tarde do dia 01 de setembro a Coordenadora Thaís e o acadêmico Eduardo fizeram uma palestra sobre o MathLibras na disciplina de Tecnologias e Educação Matemática II, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEMAT), do IFM/UFPel. 

MathLibras auxiliando nas gravações no Alfredo Dub

25 de agosto de 2022

E hoje teve gravação com o prof. Luis lá na Escola Alfredo Dub.

A Equipe MathLibras estava lá para auxiliar!

 

Oficina na Escola Imaculada Conceição

18 de agosto de 2022

A Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann ministrou na tarde do dia 18 de agosto a oficina “Corrida do Material Dourado”, para as duas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Imaculada Conceição.

 

 

Reunião na Escola Alfredo Dub

16 de agosto de 2022

As coordenadoras do MathLibras, Professoras Thaís Philipsen Grützmann e Tatiana Bolivar Lebedeff, junto com os acadêmicos do Cinema e Audiovisual da UFPel, Eduardo Wilborn, Gabriel Henrique Possignolo Gomes e Kelvin Wendel Bohn estiveram em visita à Escola Especial Professor Alfredo Dub, parceira do projeto, no dia 16 de agosto, para a uma conversa inicial sobre a criação do Estúdio de Gravação da escola. 

Participaram da conversa, além da equipe do MathLibras, a Diretora da Escola, Profa. Fabiane Carvalho Bohn, a Coordenadora dos Anos Inicias, Profa. Melissa Novack Oliveira Ribeiro, a Coordenadora do CIAE, Profa. Heniane Passos Aleixo, a Coordenadora dos Anos Finais, Profa. Sabrina Pôrto Rego e o Prof. Luis Henrique Clasen Alexandrino.

 

Retorno as atividades presenciais na UFPel

01 de agosto de 2022

As atividades presenciais na UFPel retornaram na sua totalidade no dia 01 de agosto de 2022, lembrando que as mesmas haviam sido suspensas no dia 16 de março de 2020. 

É com imensa alegria que a Equipe MathLibras retorna aos encontros presenciais depois de 2 anos e 5 meses atuando somente de forma remota. Aos poucos vamos reorganizando a equipe e, em breve, retornaremos as gravações!

 

Oficina no Colégio Simon

09 e 10 de maio de 2022

A Profa. Dra. Thaís Philipsen Grützmann acompanhada de dois mestrandos do PPGEMAT/UFPel, uma colega docente do DEMAT/UFPel e uma acadêmica da Pedagogia da UFPel ministraram na tarde dos dias 09 e 10 de maio a oficina “Corrida do Material Dourado”, para as três turmas de 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Sinodal Alfredo Simon.