• CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019

Palestra Letramento Estatístico: uma das atribuições de profissionais que ensinam Matemática

Resumo da palestra:

Esta palestra abordará a relevância social do Letramento Estatístico, bem como a dos profissionais que ensinam Matemática para tal. Por meio da apresentação dos requisitos para uma pessoa ser letrada em Estatística, proporcionará reflexões acerca da importância desta competência para o exercício da cidadania. Outrossim, apontará que tal aspecto está contemplado na legislação educacional brasileira, em todas as áreas e anos da Educação Básica, e especialmente é uma das responsabilidades de profissionais que ensinam Matemática. Inclui um case de currículos de licenciaturas que incluíram disciplina que contempla a formação de professores para o ensino da Estatística. Enfocará em estratégias que vêm sendo utilizadas para preparar docentes para promover o Letramento Estatístico. Especialmente abordará Projetos de Aprendizagem Estatístico – PAE, a Formação Colaborativa Docente, entre outras atividades e teorias que embasam práticas pedagógicas voltadas para o protagonismo discente e à interdisciplinaridade. Um convite à interação e ao diálogo com profissionais que ensinam Matemática para a promoção do Letramento Estatístico!

O Ciclo de palestras Mateando: Matemática Avançada- Novas discussões on line que ocorre de forma totalmente on-line é organizado por uma comissão formada por pessoas das seguintes Universidades: UFPEL, FURG, UFSM, UNIPAMPA e UFRGS. Para mais informações visite o site: https://sites.google.com/view/mateando

As palestras anteriores podem ser assistidas no canal do Youtube
Publicado em 03/11/2022, na categoria eventos.