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Pesquisa

O Raciocínio Algébrico: do diagnóstico do Estudante à Formação do Professor da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Coordenação na UFPel: Prof.a Rita Ramos

Bolsista de Iniciação Científica:

Instituições parceiras: FURG, UESC, UFC, UFRJ, UFPE

O projeto objetiva investigar como se dá a apropriação e expansão de conceitos algébrico em estudantes da Educação Infantil (EI) e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (aiEF) e, ainda, investigar as competências e concepções de professores, que atuam nesses níveis de escolarização, ao lidar com o tema. O projeto é composto por dois estudos que, juntos, oferecerão uma ampla visão sobre o pensamento algébrico dessa comunidade de discentes e docentes. O Estudo 1, subdividido em 1A e 1B, é do tipo descritivo e foca os alunos dos níveis de escolarização EI (Estudo 1A, envolvendo 18 alunos) e aiEF (Estudo 1B, envolvendo 568 alunos). Ele investigará raciocínios e estratégias de ação ados estudantes ao lidarem com situações envolvendo conceitos algébricos. O Estudo 2, de caráter intervencionista, terá como população 20 professores dos alunos do Estudo 1, os quais participarão de uma formação continuada, com dimensões colaborativas, baseada no modelo metodológico RePARe (doravante chamados de “professores formandos”).

 

 

Estudos sobre esquemas mentais do campo conceitual da classificação

Coordenador (IFSUL/CAVG): Prof. Vinícius de Carvalho Beck

Colaboradora na UFPel: Prof.a Rita Ramos

Instituição Parceira: IFSUL/CAVG

O objetivo geral do projeto é analisar estratégias mentais (invariantes operatórios) de estudantes enquanto resolvem problemas relacionados com a classificação de objetos (habilidade importante tanto para a alfabetização científica quando para a construção do conceito de número). A aprendizagem de outros conceitos de Ciências e Matemática também poderá ser explorada, conforme o andamento do projeto. O referencial teórico adotado neste trabalho é a teoria dos campos conceituais, elaborada pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud, e também a epistemologia genética de Jean Piaget, complementada pelo estudos de Constance Kamii e Sergio Lorenzato sobre habilidades matemática iniciais desenvolvidas na primeira infância. Este projeto adotará uma abordagem metodológica qualitativa, com análise de conteúdo para categorizar os tipos e níveis de estratégias utilizadas pelos estudantes. Os dados serão oriundos da observação da prática profissional de professores enquanto desenvolvem atividades planejadas especificamente para esta pesquisa. Espera-se, ao final do projeto, ter um mapeamento dos níveis de estratégias elaboradas pelos estudantes.