Capítulos de Livros
GANDRA, E. A.; MIRANDA, R. A. A.; OLIVEIRA, A. M.; GANDRA, E. A. . Design Institucional e formação de tutores: a ação dialógica como princípio de pesquisa. In: SANTINELLO, J.; KNÜPPEL, M. A. C. (org.) Educação a distância: reflexões e desafios na sociedade contemporânea. Guarapuava/PR: Ed. Unicentro, 2015. p. 187 – 200.
Artigos Completos em Anais de Eventos
SOARES, C. R.; BOTELHO, H. V.; RAMOS, R. C. S. S.. ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE OFICINAS DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM CANGUÇU In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM, 2024, Bagé. Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM. Bagé: Unipampa, 2024, v.15, p.1 – 12
RAMOS, R. C. S. S.; SOARES, C. R.; BOTELHO, H. V.. REVERTE: Regras de Sinais em um jogo de tabuleiro In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM, 2024, Bagé. Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM. Bagé: Unipampa, 2024, v.15, p.1 – 11
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . Expressões Numéricas sob o enfoque da Teoria dos Campos Conceituais: o que dizem os textos acadêmicos?. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, online. ENEM. online: SBEM, 2022. p. 1-26.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. .Estudo de revisão sobre expressões numéricas em textos acadêmicos – abordagens teóricas. In: IX CIBEM – Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2022, São Paulo. IX CIBEM – Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. São Paulo: PUC/SP, 2022. p. 1-12.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . EXPRESSÕES NUMÉRICAS A PARTIR DE PROBLEMA MISTO: COMPOSIÇÃO DE MEDIDAS E PROPORÇÃO SIMPLES. In: XXVI EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2022, São Paulo. XXVI EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. São Paulo: PUC/SP, 2022. p. 1-10.
RAMOS, R. C. S. S.; BILHALVA, A. S.; SILVA, J. A. . Análise de ilustrações de problemas de proporção em livros didáticos de anos iniciais. In: SIPEM – Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021, Uberlândia. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Uberlândia: SBEM, 2021. p. 1838-1852.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . CURSO DE PEDAGOGIA E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – EBRAPEM, 2021, Campina Grande. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – EBRAPEM. Campina Grande: UEPB, 2021. p. 1-12.
RAMOS, R. C. S. S.; BILHALVA, A. S.; SILVA, J. A. . PROPOSTA DE INSTRUMENTO SOBRE EXPRESSÕES NUMÉRICAS POR MEIO DO MÉTODO CLÍNICO-CRÍTICO PIAGETIANO. In: Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo Sul Gaúcho ALFAMATSUL, 2021, Pelotas. ALFAMATSUL. Pelotas: UFPel, 2021. p. 1-15.
SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S.; SILVEIRA, D. N. . GEPAM COMO ALTERNATIVA PARA A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO E DA RETENÇÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD. In: Conferência Nacional de Educação Matemática, 2019, Taquara. Conferência Nacional de Educação Matemática. Taquara: FACCAT, 2019. v. 1. p. 1-14.
UMETSUBO, P. M.; RAMOS, R. C. S. S.; GRÜTZMANN, T. P.; MARTINS, M. A. S. . Palavras e frações: um jogo para trabalhar a soma de frações e sua representação como quociente soma de frações e sua representação como quociente. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática.v.4,n.3. Santa Maria – RS, 1º a 3 de agosto de 2018. p. 178 – 184.
SILVA, G. O.; MANSKE, A. L.; DUARTE, M. F.; BORGES, P. G.; MIELKE, L. L.; PEIL, P. C.; QUANDT, A. S.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Multilinguagens da UFPEL. O significado da fração como quociente através da aplicação do jogo do troca. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.v.4,n.3. Santa Maria – RS. 1º a 3 de agosto de 2018. p. 1177 – 1185.
QUANDT, A. S.; BORGES, P. G.; FALCÃO, M. D.; MIELKE, L. L.; SILVA, G. O.; MANSKE, A. L.; PEIL, P. C.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Multilinguagens da UFPEL. Jogo do troca no ensino dos significados de fração: fração parte-todo. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.v.4,n.3. Santa Maria – RS. 1º a 3 de agosto de 2018. p. 626 – 634.
MANSKE, A. L.; SILVA, G. O.; DUARTE, M. F.; MIELKE, L. L.; QUANDT, A. S.; BORGES, P. G.; PEIL, P. C.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório de multilinguagens da UFPEL. Análise de uma oficina didática utilizando a teoria de van hiele: relações métricas no triângulo retângulo e o teorema de Pitágoras. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.v.4,n.3. Santa Maria – RS. 1º a 3 de agosto de 2018. p. 690 – 698.
MIELKE, L. L.; BORGES, P. G.; QUANDT, A. S.; SILVA, G. O.; MANSKE, A. L.; DUARTE, M. F.; PEIL, P. C.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório de Multilinguagens da UFPEL. O uso do jogo do troca com a finalidade de ensinar o significado dos cinco tipos de frações: fração como número. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. v.4,n.3. Santa Maria – RS. 1º a 3 de agosto de 2018. p. 770 – 778.
DUARTE, M. F.; MIELKE, L. L.; SILVA, G. O.; MANSKE, A. L.; PEIL, P. C.; QUANDT, A. S; BORGES, P. G.; SILVEIRA; L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório de Multilinguagens da UFPEL – Jogo do troca no ensino de fração em seus diferentes significados: fração como operador multiplicativo. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática. v.4,n.3. Santa Maria – RS. 1º a 3 de agosto de 2018. p. 355 – 366.
BORGES, P. G.; DUARTE, M. F.; MIELKE, L. L.; QUANDT, A. S.; PEIL, P. C.; SILVA, G. O.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . – Fração como medida: uma experiência com o jogo do troca. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática.v.4,n.3. Santa Maria – RS. 1º a 3 de agosto de 2018. p. 9 – 19.
SILVEIRA, L. R. S.; SILVA , G. O.; MANSKE, A. L.; DUARTE, M. F.; BORGES, P. G.; MIELKE, L. L.; PEIL, P. C.; QUANDT, A. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Multilinguagens da UFPEL – Educação formal e educação não formal na formação de professores de matemática na modalidade a distância. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática.v.4,n.3. Santa Maria – RS. 1º a 3 de agosto de 2018. p. 1001 – 1009.
RAMOS, R. C. S. S.; QUANDT, A. S.; PEIL, P. C.; BORGES, P. G.; MIELKE, L. L.; DUARTE, M. F.; SILVA, G. O.; MANSKE, A. L.; SILVEIRA, L. R. S.; SILVA, J. A. . Adição de frações: trabalhando o significado de frações através de jogos. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática.v.4,n.3. Santa Maria – RS, 1º a 3 de agosto de 2018. p. 240 – 249.
RAMOS, R. C. S. S.; GRÜTZMANN, T. P. . GEPAM – Grupo de estudos e iniciação à pesquisa na área de matemática: uma possibilidade de aprendizagem em educação a distância. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande. Anais… Rio Grande: Universidade Federal de Rio Grande, 2017. p. 1373 – 1385.
GRÜTZMANN, T. P.; ALVES, R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . As relações construídas com os polos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância, 2017, Rio Grande. Anais… Rio Grande: Universidade Federal de Rio Grande, 2017. p. 1034 – 1043.
WENDT, S. P.; RAMOS, R. C. S. S.; CARVALHO, K. S.; MIRANDA, R. A. A.; RODRIGUEZ, L. L.; CENTENO, R. C. . Laboratório Multilinguagens da UFPEL – uma experiência interligando ensino, pesquisa e extensão. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016.
RAMOS, R. C. S. S.; GRÜTZMANN, T. P. . Ensino Médio Politécnico no RS: Um olhar a partir experiência de supervisores de estágio de um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância. In: II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Criciúma/SC, 18 a 20 de maio de 2016. p. 249-251.
NOBRE, B. L.; ARAÚJO, C. S.; MOTA, G. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Ensino e aprendizagem da divisão – olhares sobre o conceito, o algoritmo e a prática. In: V Jornada Pedagógica do Vale do Paranhana. Taquara: 28 a 30 de maio de 2015.
GAI, S. M.; RAMOS, R. C. S. S. . Atividades que ajudam no entendimento e compreensão dos conceitos de áreas com figuras geométricas, abordadas de maneiras diferentes. In: XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Bagé, 13 a 16 de novembro de 2014.
GONÇALVES E. S.; KRUGER, I. C. N.; SEEFELDT, M.; ORESTE, M. P.; RAMOS, R. C. S. S. . O estudo da geometria com o auxílio do origami. In: XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Bagé, 13 a 16 de novembro de 2014.
RAMOS, R. C. S. S.; PEREIRA, L. M.; GAI, S. M.; HEBERLE, A. G. P. . Oficina de ensino de trigonometria para a educação básica – construção e análise de materiais. In: XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Bagé, 13 a 16 de novembro de 2014.
GONÇALVES, E. S.; BRACHER, D.; BENDER, L.; HERMANN, F. F.; BURKERT, R. S.; RAMOS, R. C. S S. Oficinas do GEPAM: Polo de São Lourenço do Sul. In: XX EREMATSUL – Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS, Brasil. 13-16 nov. 2014.
Resumos expandidos em Anais de Eventos
BOTELHO, H. V.; RAMOS, R. C. S. S.; SOARES, C. R.. Expressões Numéricas: Jogos Didáticos para Trabalhar com Diferentes Conjuntos Numéricos In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM, 2024, Bagé. Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM. Bagé: Unipampa, 2024, v.XV, p.1 – 5
SOARES, C. R.; OLIVEIRA, G. C.; RAMOS, R. C. S. S. .Análise da Aplicação de Oficinas de Matemática numa Escola no Interior de Rio Grande. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2023, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2023. v. 9. p. 1-4.
BARCELOS, A. H.; NUNES,T. D; MIRANDA, R. A. A. Contações de lendas folclóricas e dobraduras: uma combinação que deu muito certo. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas: UFPel, 2023. v. 10, p. 1002 – 1006.
DANDA, D. G. M.; NUNES, A. F.; PORTELA, L.; RODRIGES, W. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Aplicando Teoria e Prática No Estudo de Frações a Graduandos em Matemática. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2023, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2023. v. 9. p. 1-4.
NOSKOSKI, L. L. S.; NUNES, M. V. L.; RAMOS, R. C. S. S. . Aplicando o conceito básico de potenciação através da Geometria. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2023, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2023. v. 9. p. 1-4.
POERNER, S. M.; FREITAS, L.; SANTOS, G. O.; RAMOS, R. C. S. S. . Resolução de Problemas Aplicada às Práticas Pedagógicas do Ensino de Porcentagem na Educação Básica. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2023, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2023. v. 9. p. 1-4.
PEREIRA, V. E.; WENDT, S. P.; JORGE, A.; RODRIGUES, E. E. M.; POERNER, S. M.; RAMOS, R. C. S. S. . Memória de 15: estratégias para solucionar problemas de adição. In: Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2023, Pelotas. Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: UFPel, 2023. v. 10. p. 663-665.
POERNER, S. M.; RODRIGUES, E. E. M.; PEREIRA, V. E.; LEITE, A. D.; WENDT, S. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Professoras dos anos iniciais e o jogo do repartir ? algumas contribuições. In: Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2023, Pelotas. Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: UFPel, 2023. v. 10. p. 794-797.
BARCELOS, A. H.; NUNES,T. D; MIRANDA, R. A. A. Contações de lendas folclóricas e dobraduras: uma combinação que deu muito certo. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2023, Pelotas: UFPel, 2023. v. 10, p. 1002 – 1006.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . EXPRESSÕES NUMÉRICAS E UM PROBLEMA MISTO DO TIPO COMPARAÇÃO MULTIPLICATIVA E COMPOSIÇÃO DE MEDIDAS? INSTRUMENTO DAS CAIXAS. In: Encontro de Pós-Graduação, 2022, FURG. EPG – MPU. Rio Grande: FURG, 2022. p. 1-4.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . POSSIBILIDADES DE ESCRITA DE UMA EXPRESSÃO NUMÉRICA A PARTIR DE UM PROBLEMA MISTO: ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. In: ENPÓS, 2022, Pelotas. ENPÓS SIIEPE UFPEL. Pelotas: UFPel, 2022. p. 1-4.
NUNES, T. D.;GOULARTE, M. W.; MIRANDA, R.A. A. Trabalhando com Tangram em ambientes virtuais: o relato de uma ação com tangram envolvendo professoras da rede e discentes do ensino superior. In: Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo-Sul Gaúcho, Pelotas: UFPel,2021. v. 2, p. 1 – 4.
BARCELOS, A. H. ; SILVA, G. O. ; NUNES, T. D. ; MIRANDA, R. A. A. . CONTANDO HISTÓRIAS E APRENDENDO: UMA ATIVIDADE DE EXTENSÃO QUE GEROU UMA GRANDE AUTO-REFLEXÃO. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da 7ª SIIEPE – Semana Integrada da UFPel 2021, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. 4 Educ. p. 41-43.
SILVA, G. O. ; BARCELOS, A. H. ; SILVEIRA, L. R. S. ; NUNES, T. D. ; GOULART, M. W. ; MIRANDA, R. A. A. . A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR ATIVIDADES DIFERENCIADAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da 7ª SIIEPE – Semana Integrada da UFPel 2021, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. 4 Educ. p. 173-176.
GOULART, M. W. ; NUNES, T. D. ; SILVA, G. O. ; BARCELOS, A. H. ; MIRANDA, R. A. A. . UTILIZANDO A CRIATIVIDADE COM O USO DO TANGRAM PARA CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da 7ª SIIEPE – Semana Integrada da UFPel 2021, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. 4 Educ. p. 360-363.
NUNES, T. D. ; SILVA, G. O. ; BARCELOS, A. H. ; MIRANDA, R. A. A. . OS BENEFÍCIOS DA DOBRADURA NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS: UM BREVE RELATO. In: VIII Congresso de Extensão e Cultura da 7ª SIIEPE – Semana Integrada da UFPel 2021, 2021, Pelotas. Anais do VIII Congresso de Extensão e Cultura da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPel, 2021. v. 4 Educ. p. 418-421.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. PROPORÇÃO SIMPLES OU MÚLTIPLA? ANÁLISE DE UMA SITUAÇÃO DE EXPRESSÃO NUMÉRICA. In: XXIII Encontro de Pós Graduação, 2021, Pelotas. XXIII Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: UFPel, 2021. p. 1-4.
NUNES, T. D.;GOULARTE, M. W.; MIRANDA, R.A. A. Trabalhando com Tangram em ambientes virtuais: o relato de uma ação com tangram envolvendo professoras da rede e discentes do ensino superior. In: Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo-Sul Gaúcho, Pelotas: UFPel,2021. v. 2, p. 1 – 4.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . RESOLUÇÃO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS POR ESTUDANTES NOVATOS E EXPERIENTES: APROXIMAÇÕES E RUPTURAS. In: Mostra de Produção Universitária, 2021, Rio Grande. Mostra de Produção Universitária. Rio Grande: FURG, 2021. p. 1-3.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . Por que é que faz assim? Uma manifestação da forma predicativa do conhecimento pela linguagem retórica em expressões numéricas. In: XXII Encontro de Pós-Graduação, 2020, Pelotas. XXII Encontro de Pós-Graduação. Pelotas: UFPel, 2020.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . Operações expressas em situações: as linguagens da expressão numérica. In: Mostra de Produção Universitária, 2020, Rio Grande. Mostra de Produção Universitária. Rio Grande: FURG, 2020.
SILVA, G. O. ; BARCELOS, A. H. ; SILVEIRA, L. R. S. ; QUEIROGA, R. M. ; MIRANDA, R. A. A. . DOMINÓ DAS FRAÇÕES: UMA MANEIRA LÚDICA DE TRABALHAR FRAÇÕES COM AS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. In: MPU – FURG, 2020, Rio Grande. Anais MPU 2020 – Seminário de Ensino (ENS). Rio Grande: FURG, 2020. p. 1-3.
SILVA, G. O. ; BARCELOS, A. H. ; SILVEIRA, L. R. S. ; QUEIROGA, R. M. ; RAMOS, R. C. S. S. ; MIRANDA, R. A. A. . CURSO CURRÍCULO LATTES: UMA ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA. In: 6ª SIIEPE UFPEL – 7º Congresso de Extensão e Cultura, 2020, Pelotas. 7º Congresso de Extensão e Cultura – Tema 4. Pelotas: UFPEL, 2020. p. 49-52.
BARCELOS, A. H. ; SILVA, G. O. ; MIRANDA, R. A. A. . FOLCLORE E EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE RESILIÊNCIA EM UMA PANDEMIA. In: 6ª SIIEPE UFPEL – 7º Congresso de Extensão e Cultura, 2020, Pelotas. 7º Congresso de Extensão e Cultura – Tema 6. Pelotas: UFPEL, 2020. p. 46-49.
BARCELOS, A. H. ; TIBERY, P. H. B. B. ; SILVA, G. O. ; MIRANDA, R. A. A. . FOLCLORE E BRINCADEIRAS: DA RESISTÊNCIA À DIVERSÃO. In: MPU – Furg, 2020, Rio Grande. Anais MPU 2020 – Seminário de Extensão (EXT). Rio Grande: FURG, 2020. p. 1-3.
ALVES, M. L. K; KOSCIUK, S. F.; MIRANDA, R. A. A. Afeto e Autoestima no Processo de Aprendizagem. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2020, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2020. v. 6. p. 1-4.
BUENO, B. L. S; SILVA, I. M. S.; MIRANDA, R. A. A. M.; AZEVEDO, H. H. D. O jogo como instrumento de desenvolvimento e integração social. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2018. v. 4. p. 1-4.
BUENO, B. L. S. ; AZEVEDO, H. H. D. ; SILVA, I. M. S. ; MIRANDA, R. A. A. . O JOGO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO SOCIAL. In: SIIEPE UFPEL- IV Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. IV SIIEPE UFPEL- IV Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPEL, 2018. v. 1. p. 1-4.
SILVA, I. M. S. ; BUENO, B. L. S. ; AZEVEDO, H. H. D. ; MIRANDA, R. A. A. . FOLCLORE GAÚCHO: APRENDENDO E ENSINANDO AS HISTÓRIAS LOCAIS. In: IV SIIEPE UFPEL, XXVII CIC, 2018, Pelotas. IV SIIEPE UFPEL, resumos do XXVII CIC. Pelotas: UFPEL, 2018. v. 1. p. 1-04.
BRASIL, M. G. ; MIRANDA, R. A. A. ; PEREIRA, J. C. ; AZEVEDO, H. H. D. . O PET GAPE NA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR. In: IV SIIEPE UFPEL – Congresso de Extensão e Cultura – Educação, 2018, Pelotas. Anais do V Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: Ed. UFPEL, 2018. v. 1. p. 303-305.
MANSKE, A. L.; DUARTE, M. F.; SILVA, G. O.; RAMOS, R. C. S. S. . APLICAÇÃO DO LUDO GEOMÉTRICO NO ENSINO SUPERIOR: EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DO LÚDICO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA. In: 17ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, Brasil, 01 a 03 de outubro de 2018.
SILVEIRA, L. R. S.; DUARTE, M. F.; MANSKE, A. L.. RAMOS, R. C. S. S. . Análise de estratégias de adição de frações com diferentes denominadores com o uso do jogo bola ao cesto. In: 17ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, Brasil, 01 a 03 de outubro de 2018.
QUANDT, A. S.; PEIL, P. C.; BORGES, P. G.; RAMOS, R. C. S. S. . PEGA VARETAS DAS FRAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO. In: 17ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, Brasil, 01 a 03 de outubro de 2018.
SILVA, G. O.; MIELKE, L. L.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Análise do jogo palavras e frações como proposta didática para o ensino de soma de frações. In: 17ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, Brasil, 01 a 03 de outubro de 2018.
DUARTE, M. F.; SILVA, G. O.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . ROLETA DAS FRAÇÕES: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR SITUAÇÕES ENVOLVENDO OS CINCO SIGNIFICADO DE FRAÇÕES. In: 17ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, Brasil, 01 a 03 de outubro de 2018.
BORGES, P. G.; MIELKE, L. L.; PEIL, P. C.; RAMOS, R. C. S. S. . TRABALHANDO COM FRAÇÕES: JOGO BOLA AO CESTO. In: 17ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, Brasil, 01 a 03 de outubro de 2018.
RAMOS, R. C. S. S.; SILVA, J. A. . FRACSOMA E REPRESENTAÇÕES DE SOMA DE FRAÇÕES. In: 17ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, Brasil, 01 a 03 de outubro de 2018.
MANSKE, A. L.; SILVA, G. O.; DUARTE, M. F.; SILVEIRA, L. R. S.; QUANDT, A. S.; RAMOS, R. C. S. S. . O PIFF GEOMÉTRICO COMO FORMA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA: UM RELATO COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. In: IV Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 22 a 26 de outubro de 2018.
SILVEIRA, L. R. S.; MANSKE, A. L.; SILVA, G. O.; DUARTE, M. F.; MIELKE, L. L.; RAMOS, R. C. S. S. . PALAVRAS E FRAÇÕES: ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. In: IV Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 22 a 26 de outubro de 2018.
DUARTE, M. F.; SILVA, G. O.; MANSKE, A. L.; PEIL, P. C.; SILVEIRA, L. R. S.; RAMOS, R. C. S. S. . SOMA DE FRAÇÕES E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS: TRABALHANDO SIGNIFICADOS DE FRAÇÃO ATRAVÉS DO JOGO CORRIDA DAS FRAÇÕES. In: IV Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 22 a 26 de outubro de 2018.
UMETSUBO, P. M.; ROSA, T. C.; GRÜTZMANN, T. P. . LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO SEMESTRE: UMA PROPOSTA COM OS BLOCOS LÓGICOS. In: IV Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 22 a 26 de outubro de 2018.
ROSA, T. C.; UMETSUBO, P. M.; GRÜTZMANN, T. P. . CORRESPONDENDO REPRESENTAÇÕES DIFERENTES PARA OS NÚMEROS DE 0 A 9. In: IV Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 22 a 26 de outubro de 2018.
SILVA, G. O.; DUARTE, M. F.; MANSKE, A. L.; SILVEIRA, L. R. S.; BORGES, P. G.; RAMOS, R. C. S. S. . ROLETA DA FRAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DAS FRAÇÕES. In: V Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 22 a 26 de outubro de 2018.
PEIL, P. C.; QUANDT, A. S.; MIELKE, L. L.; BORGES, P. G.; RAMOS, R. C. S. S.; GRÜTZMANN, T. P. . ANÁLISE DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS: JOGO DAS TRÊS CARTAS E UMA COLABORAÇÃO DA UNATI. In: V Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 22 a 26 de outubro de 2018.
REAL, A. H.; MANZKE, S. M.; JORGE, J. MIRANDA, R. A. A.. Folclore e educação: processo de ilustração do material didático-artístico de danças, brincadeiras, folclore e cultura popular. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017. v. 3. p. 1-4.
MANZKE, S. M.; REAL, A. H. M.; JORGE, J.; MIRANDA, R. A. A. Folclore e educação: fichas didáticas. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2017, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação. Pelotas: UFPel, 2017. v. 3. p. 1-4.
BRASIL, M. G. ; MIRANDA, R. A. A. ; RODRIGUEZ, Lilian Lorenzato ; SILVA, I. M. S. ; BUENO, B. L. S. ; DIAS, B. M. . CULTURA POPULAR NA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO PET GAPE NA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR E NA SEMANA DO FOLCLORE. In: 3ª Semana Integrada UFPEL 2017 – Congresso de Extensão e Cultura, 2017, Pelotas. Anais do IV Congresso de Extensão e Cultura. Pelotas: UFPEL, 2017. v. 1. p. 360-365.
CABRAL, G. A.; SILVA, M. A.; CARVALHO, K. S.; SILVEIRA, A. G.; BILHALVA, A. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Multilinguagens: a construção de um hotsite para um evento educacional. In: III Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
CABRAL, G. A.; SILVA, M. A.; CARVALHO, K. S.; SILVEIRA, A. G.; BILHALVA, A. S.; RAMOS, R. C. S. S. R. . Laboratório Multilinguagens: a construção de um hotsite para um evento educacional. In: III Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
SILVEIRA, A. G.; CABRAL, G. A.; MONTEZI, G.; CARVALHO, K. S.; SILVA, M. A.; RAMOS, R. C. S. S. . Trilha geométrica: Análise de um vídeo segundo a teoria de Van Hiele. In: III Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
CARVALHO, K. S.; CABRAL, G. A.; MONTEZI, G. S.; SILVEIRA, A. G.; SILVA, M. A.; RAMOS, R. C. S. S. . Enigma das figuras geométricas: Uma análise de vídeo segundo a Teoria Van Hiele. In: III Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
ALVES, L. S.; SILVEIRA, L. R. S. ; MAXIMIANO, V.; RIBEIRO, D. M. C.; SILVEIRA, A. G.; RAMOS, R. C. S. S. . GEPAM: POLO SÃO LOURENÇO DO SUL: impactos do projeto em 2017. In: III Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
SILVEIRA, L. R. S.; CAETANO, D. M.; ALVES, L. S.; MAXIMIANO, V.; BILHALVA, A. S.; RAMOS, R. C. S. S. . Impactos do GEPAM no Curso de Matemática a Distância nos Anos de 2016/2017. In: III Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
SILVA, M. A.; BILHALVA, A. S.; SILVEIRA, A. G.; SILVEIRA, L. R. S.; PEREIRA, W. L. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Jogo da tabuada – uma proposta aos alunos do curso normal para trabalhar nos anos iniciais. In: IV Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
GROSSER, A. P.; SILVEIRA, L. R. S.; WENDT, S. P.; SILVEIRA, A. G.; MEDEIROS, B. M. C.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Multilinguagens: EGEPAM como ação de extensão. In: IV Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 20 a 24 de novembro de 2017.
SILVEIRA, A. G.; RAMOS, R. C. S. S. . Frações e a Teoria dos Campos Conceituais. In: 15ª Mostra da Produção Universitária – MPU. Rio Grande/RS, 19 a 21 de outubro de 2016.
SILVA, I. M. S. ; BUENO, B. L. S. ; MIRANDA, R. A. A. ; RODRIGUEZ, Lilian Lorenzato . ORIGINALIDADE NA IDENTIDADE VISUAL: A FUGA DOS CLICHÊS E A CRIAÇÃO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS. In: 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEC, 2016, Pelotas. 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Pelotas: UFPel, 2016. p. 1-4.
MANZKE, S. M. ; JESUS, T. S. A. ; MIRANDA, R. A. A. . FOLCLORE E TECNOLOGIA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO EXTENSIONISTA DE LICENCIANDOS DE DANÇA E EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEG, 2016, Pelotas. Anais do III Congresso de Extensão e Cultura da UFPel. Pelotas: UFPel, 2016. p. 318-321.
SILVEIRA, A. G.; CARVALHO, K. S.; PEREIRA, L. M.; ALMEIDA, R. A.; PEREIRA, W. L. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Teoria dos Campos Conceituais e estruturas multiplicativas: uma análise das representações de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. In: XXV Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
ALMEIDA, R. A.; SILVEIRA, A. G.; CARDOZO, G. M.; PEREIRA, L. M.; CASANOVA, L. A.; RAMOS, R. C. S. S. . Estudo da Produção de vídeo didático mediante análise das inteligências múltiplas. In: III Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
PEREIRA, L. M.; RAMOS, R. C. S. S. . Matemática Financeira no Ensino Fundamental – aprendendo sobre sistema monetário por meio de uma oficina didática. In: III Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
SILVEIRA, A. G.; CARVALHO, K. S.;PEREIRA, L. M.; ALMEIDA, R. A.; PEREIRA, W. L. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Oficinas didáticas de matemática sobre frações: uma análise utilizando estruturas multiplicativas. In: III Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
BUENO, B. L. S.; SILVA, I. M. S.; RAMOS, R. C. S. S.; RODRIGUEZ, L. L. . Os jogos educativos como alternativa para as atividades pedagógicas. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
CARDOZO, G.; BUENO, B. L. S.; SILVA, I. M. S.; CASANOVA, L. A.; ALMEIDA, R. A.; RAMOS, R. C. S. S. . O audiovisual como meio para a interdisciplinaridade na EAD. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
PEREIRA, L. M.; RAMOS, R. C. S. S. . Matemática Financeira no Ensino Fundamental – aprendendo sobre sistema monetário por meio de uma oficina didática. In: III Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
SILVEIRA, A. G.; CARVALHO, K. S.; PEREIRA, L. M.; ALMEIDA, R. A.; PEREIRA, W. L. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Oficinas didáticas de matemática sobre frações: uma análise utilizando estruturas multiplicativas. In: III Congresso de Extensão e Cultura. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
BUENO, B. L. S.; SILVA, I. M. S.; RAMOS, R. C. S. S.; RODRIGUEZ, L. L. . Os jogos educativos como alternativa para as atividades pedagógicas. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
CARDOZO, G.; BUENO, B. L. S.; SILVA, I. M. S.; CASANOVA, L. A.; ALMEIDA, R. A.; RAMOS, R. C. S. S. . O audiovisual como meio para a interdisciplinaridade na EAD. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
PEREIRA, L. M.; SILVEIRA, A. G.; CARDOZO, G. M.; CASANOVA, L. A.; ALMEIDA, R. A.; RAMOS, R. C. S. S. . Vídeos educacionais: uma forma de pensar as inteligências múltiplas. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
CASANOVA, L. A.; BUENO, B. L. S.; CARDOZO, G. M.; SILVA, I. M. S.; PEREIRA, L. M.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Multilinguagens: a criação de uma página web através do conceito de aprendizagem multimídia. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
ALMEIDA, R. A.; CARDOZO, G. M.; PEREIRA, L. M.; CASANOVA, L. A.; PEREIRA, W. L. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Os jogos e sua importância na Educação Matemática. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
PEREIRA, W. L. P.; SILVEIRA, A. G.; CARVALHO, K. S.; ALMEIDA, R. A.; WENDT, S. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Experiências no Laboratório Multilinguagens e oficina ministrada em escola pública de Pelotas. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 26 a 30 de setembro de 2016.
FARIAS, E. L. B.; LEITE, F. S.; SILVA, V.; LORENZATO, L. . Parceria e Pesquisa do Entorno na formação e ação do PET GAPE UFPEL. XXV Congresso de Iniciação Científica, UFPel, Pelotas 2016
CARVALHO, J.; COUTINHO, L. L.; JESUS, T. S. A.; MIRANDA , R. A. A. . ENTRE FOLGUEDOS E RELIGIOSIDADE: O ENSAIO DE PROMESSA DE QUICUMBI. In: XXV Congresso de Iniciação Científica, UFPel, Pelotas 2016
COUTINHO, L. L.; ROCHA, B. G.; JESUS, T. S. A.; MIRANDA, R. A. A. . LIFE/LAPIS/DANÇA: PRIMEIROS MOVIMENTOS DO PROJETO. In: II Congresso de Ensino de Graduação, UFPel, Pelotas 2016.
HEBERLE, A. G. P.; AZEVEDO, A. R.; PIZZIO, F. T.; CENTENO, R. C.; LENZ, C. D.; RAMOS, R. C. S. S. . GEPAM – Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área de Matemática: impactos do GEPAM até 2014/2. In: I Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
AZEVEDO, A. R.; PIZZIO, F. T.; CARDOSO, G. M.; MARTINS, M. A. S.; BERNY, J. A.; RAMOS, R. C. S. S. . O LIFE como espaço colaborativo e multilinguagem: o design como ferramenta para a educação. In: I Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
LENZ, C. D.; HEBERLE, A. G. P.; GRIEBLER, A. F.; SILVA, J. R. B.; WENTZ, D. V.; RAMOS, R. C. S. S. . A importância da aprendizagem colaborativa na educação a distância. In: I Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
PIZZIO, F. T.; CARDOZO, G. M.; AZEVEDO, A. R.; LIMA, V. G.; HEBERLE, A. G. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Implementação de portal web no auxilio do ensino a distância. In: I Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
CARDOZO, G. M.; AZEVEDO, A. R.; MARTINS, M. A. S.; BERNY, J. A.; RAMOS, R. C. S. S. . O audiovisual para a educação: o tempo do sujeito como agente de sua própria aprendizagem. In: I Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
MARTINS, M. A. S.; HEBERLE, A. G. P.; AZEVEDO, A. R.; PIZZIO, F. T.; CARDOSO, G. M.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Virtual Multilinguagens: o foco matemático do trabalho coletivo. In: I Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
PEREIRA, W. L. P.; CENTENO, R. C.; HEBERLE, A. G.; MARTINS, M. A. S.; BERNY, J. A.; RAMOS, R. C. S. S. . Oficinas Multilinguagens. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
BERNY, J. A.; MARTINS, M. A. S.; CENTENO, R. C.; PEREIRA, W. L. P.; HEBERLE, A. G. P.; RAMOS, R. C. S. S. . O LIFE e as oficinas de formação de educadores: o uso do silábico móvel como recurso lúdico nos anos iniciais. In: II Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 21 a 26 de setembro de 2015.
GONÇALVES, E. S.; BRACHER, D.; BENDER, L.; ROSA, C. B.; RAMOS, R. C. S. S. . Oficinas Multilinguagens do GEPAM: polo de São Lourenço do Sul. In: I Congresso de Ensino de Graduação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 9 a 12 de setembro de 2014.
HEBERLE, A. G. P.; BROCA, C. C. C.; WROBLEWSKI, C.; INONHE, D. M. C.; PEREIRA, L. M.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Virtual Multilinguagens da UFPEL – origem e implementação. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 9 a 12 de setembro de 2014.
SCHLINDWEIN, D. F.; STRELOW, E.; WEISCHUNG, F. S.; STANQUERLIN, L. L.; RAMOS, R. C. S. S. . GEPAM – Grupo de Estudos e Pesquisa na Área de Matemática – uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 9 a 12 de setembro de 2014.
INONHE, D. M. C.; PEREIRA, L. M.; HEBERLE, A. G. P.; BROCA, C. C. C.; ROSA, C. B.; WROBLEWSKI, C.; RAMOS, R. C. S. S. . Laboratório Virtual Multilinguagens da UFPel: produção de vídeos e atividades. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 9 a 12 de setembro de 2014.
GONÇALVES, E. S.; SCHNEID, O.; ROSA, C. B.; RAMOS, R. C. S. S. . Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área de Matemática: o GEPAM em São Lourenço do Sul. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 9 a 12 de setembro de 2014.
LIMA, G. P.; TABORDA, V. D.; FERREIRA, D.; COIRO, L.; VON, M. H.; RAMOS, R. C. S. S. . GEPAM do polo de Sapucaia do Sul: a trajetória de um grupo de estudantes do CLMD. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 9 a 12 de setembro de 2014.
HEBERLE, A. G. P.; ROSA, C. B.; RAMOS, R. C. S. S. . GEPAM – Grupo de Estudos e Pesquisa na Área de Matemática – uma articulação de ensino e iniciação à pesquisa. In: XX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Bagé, 13 a 16 de novembro de 2014.
Resumos em Anais de Eventos
RAMOS, R. C. S. S.; MIRANDA, R. A. A.; BOTELHO, H. V.; SOARES, C. R.. Doze Anos do Laboratório Multilinguagens na UFPel: impactos das ações em Educação Matemática In: Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM, 2024, Bagé. Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM. Bagé: Unipampa, 2024, v.15, p.1 – 2
RAMOS, R. C. S. S.;SILVA, J. A. Relações e significados com o número pi(π). In: Encontro de Alfabetização Matemática do Extremo-Sul Gaúcho, Rio Grande: FURG, 2019. v. 2, p. 242 -244.
MIRANDA, R. A. A.. AS POTENCIALIDADES DE UMA RELAÇÃO ARTICULADA ENTRE PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE FOLCLORE SUL RIOGRANDENSE. In: V Encontro Humanístico Multidisciplinar / IV Congresso Latino-americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares., 2019, Jaguarão. Caderno de Resumos: V EHM ? IV CLAEHM. Jaguarão: BasiBooks, 2019. v. 1. p. 251-253.
BRASIL, M. G. ; MIRANDA, R. A. A. . A CULTURA LITORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL E O FOLCLORE: UMA RIQUEZA A SER EXPLORADA E APRECIADA. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CULTURA E SOCIEDADE, 2018, Pelotas. I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CULTURA E SOCIEDADE. Pelotas: CLAEC editora, 2018. v. 1. p. 166-166.
BRASIL, M. G. ; MIRANDA, R. A. A. . O LÚDICO E O FOLCLORE: UM RESGATE À CULTURA NO EXTREMO SUL DO PAÍS. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 2018, Pelotas. II ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS. Pelotas: Basibooks, 2018. v. 1. p. 216-217.
SILVA, I. M. S. ; MIRANDA, R. A. A. . A ANIMAÇÃO COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA. In: CADERNO DE RESUMOS DO IV EHM / III CLAEHM -, 2018, Jaguarão. IV EHM / III CLAEHM. Jaguarão: BasiBooks, 2018. v. 1. p. 123-124.
BRASIL, M. G. ; MIRANDA, R. A. A. ; AZEVEDO, H. H. D. . PET GAPE E FIFAP: AÇÃO COLABORATIVA NO REGISTRO DE MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS. In: CADERNO DE RESUMOS DO IV EHM / III CLAEHM -, 2018, Jaguarão. IV EHM / III CLAEHM -. Jaguarão: BasiBooks, 2018. v. 1. p. 170-171.
MIRANDA, R. A. A.. CULTURA LITORÂNEA DO RS: QUANDO A EXTENSÃO NASCE DE UM PROCESSO DE PESQUISA. In: IV EHM / III CLAEHM, 2018, Jaguarão. CADERNO DE RESUMOS DO IV EHM / III CLAEHM. Jaguarão: BasiBooks, 2018. v. 1. p. 176-176.
GRÜTZMANN, T. P.; RAMOS, R. C. S. S. . Formação de professores de matemática no contexto da UAB: o acompanhamento do tutor. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Cuiabá. 23 a 26 de agosto de 2016.
SILVEIRA, A. G.; RAMOS, R. C. S. S. . Frações e Seus Significados: Análise Segundo Teoria dos Campos Conceituais. In: XXII Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. Curitiba, 21 a 23 de julho de 2016.
MIRANDA, R. A. A.; JESUS, T. S. A. . A pesquisa de imagens como estratégia de aproximação com o universo cultural do entorno escolar. In: II Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2014, Pelotas. II Encontro Internacional Fronteiras e Identidades. UFPel: Editora e Gráfica Universitária, 2014. v. 1. p. 1-184.
Artigos em Periódicos
SILVA, I. M. S. ; MIRANDA, R. A. A. . A animação como alternativa didática. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, p. 1/artigo nº 132, 2019.
SILVA, I. M. S. ; BUENO, B. L. S. ; MIRANDA, R. A. A. ; RODRIGUEZ, Lilian Lorenzato ; Gandra, E. A. . ORIGINALIDADE NA IDENTIDADE VISUAL: A FUGA DOS CLICHÊS E A CRIAÇÃO DE MATERIAIS AUTÊNTICOS. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 21, p. 54-63, 2016.