Textos Didáticos

01 – Civilizações Antigas

“O nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento.”

Texto completo: clique aqui


02 – Charqueadas

O charque, que é a carne salgada, vai se tornar um ponto central da vida econômica da região de Pelotas. Podemos ainda enfatizar que as charqueadas, que eram locais de moradia, mas também de produção desse material ficaram dispostas ao longo de rios para que houvesse, de maneira mais rápida e fácil, o transporte para o Porto de Rio Grande (de onde partia o charque para diversos portos do Brasil).

Texto completo: clique aqui


03 – Mulheres Escravizadas

“Quando pesquisadores falam sobre a vinda – e a vida – dos escravos da África pro Brasil, os tratam de forma homogênea, ou seja, como se fossem um grupo só, sem distinção de idade ou gênero. Entretanto, condições de vida, saúde e trabalho eram bem diferentes a partir do gênero.”

Texto completo: clique aqui


04 -Resistência  Escrava

“Existiam várias formas dos escravizados se associarem, uma de muita importância foi a união em torno da religião. No Brasil escravista, havia a prática do catolicismo (religião dos senhores) e também a prática de religiões africanas entre escravizados (muito diversas). Esses dois cultos muitas vezes eram presentes na vida de uma mesma pessoa escravizada.”

Texto completo: clique aqui


05 – Escravidão Africana no Brasil

“Ao chegarem no continente (no século XV), perceberam que os africanos estavam divididos em diversas etnias ou nações, com suas estruturas econômicas, políticas e sociais.”

Texto completo: clique aqui


06 – Sociedades Antigas do Oriente Médio e África

“As sociedades antigas da Mesopotâmia fizeram parte das sociedades Orientais, agora iremos conhecer um pouco mais das outras sociedades que se localizavam no continente africano e no oriente: Hebreus, Fenícios e Persas.”

Texto completo: clique aqui


07 – Fuga da Família Real para o Brasil

“O Rio de Janeiro passou por uma modernização, seus portos foram melhorados e estradas foram construídas, além disso, a coroa instalou ministérios, tribunais e criou uma Casa da Moeda e o Banco do Brasil, o Teatro Real, a Imprensa Real, a Academia Real Militar, a Academia Real de Belas-Artes e a Biblioteca Real, que constituíram estímulos à produção artística, científica e cultural da colônia.”

Texto completo: clique aqui


08 – Fascismo e Nazismo

“Sobre os termos Fascismo e Nazismo, é muito importante que se tenha uma clara compreensão para evitar que mais uma vez tais regimes ganhem força.Você sabia que os governantes totalitaristas sempre falam o que o povo quer ouvir? Por isso são chamados de populistas. Você conhece algum político populista que se elegeu com falsas promessas e costuma falar que as minorias devem curvar-se às maiorias?”

Texto completo: clique aqui


09 – Colonização Espanhola na América

“Em 1521 os povos dominados pelos astecas atacaram a capital Tenochtitlan e prenderam o governante Montezuma II. Nesse período, muitos templos astecas foram invadidos, e as pessoas lá foram assassinadas com muita violência, por não serem cristãs. Cortés ainda teve que enfrentar os próprios espanhóis por ter juntado um exército por conta própria! Mas ele conseguiu vencer os seus chefes e obter o apoio do restante dos espanhóis.

Texto completo: clique aqui


10 – O que é Imperialismo?

“É uma forma de dominação que teve início na segunda metade do século XIX e se estende até o século XX. Esta é uma dominação política, econômica, social e cultural, realizada por países europeus, Estados Unidos da América (EUA) e Japão. Alguns autores trabalham com a ideia de que o Imperialismo é uma fase superior do Capitalismo, pois nesse momento o capitalismo não cabe mais em suas próprias fronteiras e se expande, dominando e explorando outros povos, com a finalidade de enriquecer sua indústria, conquistando áreas ricas em matérias primas, mão-de-obra barata, novas rotas comerciais e mercados consumidores para seus produtos.”

Texto completo: clique aqui


11 – Primeira Guerra Mundial

“O estopim foi na cidade Sarajevo, na Áustria-Hungria, o arquiduque deste mesmo país, Francisco Ferdinando é assassinado por Gavrilo Princip em 28 de junho de 1914. Gavrilo era nacionalista Sérvio, cometeu o assassinato a serviço da organização secreta Mão Negra. As três fases: Primeira Fase (1914-1915), Segunda Fase (1915-1917), Terceira fase (1917-1918)

Texto completo: clique aqui


12 – Primeira Guerra Mundial

A guerra de trincheiras foi um verdadeiro massacre, ela tinha por finalidade ser um campo de tiros para as armas portáteis, ninguém conseguia avançar. Milhares de homens ficavam entrincheirados, convivendo diariamente com ratos e piolhos disseminando doenças, sem auxílio nenhum, morriam doentes, mutilados, de frio e fome.[…] Os alemães saíram humilhados da Guerra, foram totalmente culpados pelos acontecidos, além de lidar com a fome, a pobreza, as mortes e a destruição, o Tratado de Versalhes, assinado a 28 e junho de 1919.”

Texto completo: clique aqui


13 – Segunda Guerra Mundial

“Após a Primeira Guerra Mundial e a Crise de 1929, a Alemanha encontrava-se em uma crise econômica muito grande, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, ou simplesmente Partido Nazista, assumiu o poder em 1933, dando início a uma série de medidas totalitaristas com a justificativa de fazer com que os alemães fossem um povo superior, com uma política nacionalista, e que assim sairiam da crise e recuperariam tudo aquilo que perderam no Tratado de Versalhes.

Texto completo: clique aqui


14 – Totalitarismo na Europa

Totalitarismo é um sistema político onde o líder ou o partido que comanda o país tem total controle sobre todas as ações governamentais, sobre os direitos do povo, a economia, as escolas e os meios de comunicação. Ao líder político, chamamos de ditador, quando chega ao poder, ele manda e desmanda, não admite concorrência política, portanto, em ditaduras é comum haver repressão por meio da força, violência e tortura física e/ou psicológica sobre qualquer pessoa que questione as ações governamentais, ou seja, a população não apresenta possibilidade de escolha, normalmente esses países são extremamente militarizados ou enaltecem as carreiras militares

Texto completo: clique aqui


15 – Revolução Russa

“A Rússia é o maior país do mundo em terras, inicia na Europa e corta todo o Norte asiático. Durante o século XIX era extremamente rural, existiam algumas cidades onde começavam a surgir indústrias simples. O czar não se preocupava com as condições de vida de seu povo, na cidade de São Petersburgo, cerca de 200 mil trabalhadores iniciaram uma greve, a 09 de janeiro de 1905 foram protestar em frente ao Palácio de Inverno, em resposta, a polícia política feriu e assassinou quem participava da ação[…]. Os movimentos  aconteciam na cidade e no campo, o czar simplesmente ignorou os levantes populares por muito tempo, quando não havia mais saída, concedia pequenas solicitações, como o reconhecimento da liberdade, a criação de um parlamento eleito, mas nada falou sobre a constituição, o grande pedido de vários grupos revoltosos.”

Texto completo: clique aqui


16 – A crise de 1929

“A 24 de outubro de 1929, a quebra de Bolsa de Valores de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América levou muitos investidores ao suicídio ou à imensas filas de desempregados esperando a distribuição de comida. Não somente indústrias e lojas foram fechadas, os bancos começaram a cobrar as hipotecas e acumular imóveis, mas sem ter para quem vender, pouco serviam, quem ainda tinha algum dinheiro, tratava se sacar, inúmeros bancos decretaram falência e fecharam.Sem emprego, sem comida, sem casa, um grande número da população perambulava de carro, ilegalmente em trens ou a pé pelo país, trabalhando por comida e roubando. Esse fato atingiu diretamente o mundo capitalista pois colocava em dúvida se ele tinha a capacidade de se manter em funcionamento.

Texto completo: clique aqui


17 – Sociedades antigas do continente africano

“Cada povo das comunidades dos nomos tinha um governante,ele era responsável apenas pelo seu povo, mas é através de Narmer/Menés que a sociedade egípcia começa a se transformar. Narmer vai unir as comunidades do Alto e Baixo Egito se tornando o  primeiro Faraó(rei). Através dele surgiram diversas dinastias de faraós, essas eram  chamadas assim pois o governo era passado de geração, tudo dentro da mesma família. Ao longo da história egípcia existiram 20 dinastias, que tiveram como líderes o povo africano,  gregos, romanos e árabes.

Texto completo: clique aqui


18 – Primeira república

“Período histórico brasileiro compreendido desde a Proclamação da República a 15 de novembro de 1889 até 1930 é nomeado de Primeira República. Ele apresenta duas divisões temporais: República da Espada (1889-1994) e República Oligárquica (1895-1930). Nem  todos estavam contentes com a oligarquia brasileira, principalmente as Forças Armadas  que enfrentavam dificuldades financeiras e descrédito, assim, têm início às revoltas  tenentistas que resultaram na Coluna Prestes, com o objetivo de libertar o Brasil da política do café com leite.”

Texto completo: clique aqui


19 – Era Vargas

“Em 1930 Júlio Prestes, um paulista, foi eleito presidente do Brasil, contudo, o exército impediu sua posse, passando o cargo para o outro concorrente, assim, o gaúcho de São Borja, Getúlio Dorneles Vargas tomou posse da Presidência da República. Getúlio Vargas manteve-se no poder durante 15 anos, através do governo provisório (1930-1934), como presidente eleito por voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945).”

Texto completo: clique aqui


20 – Holocausto

“Quando o Partido Nazista chegou ao poder na Alemanha, dá-se início ao Terceiro Reich, o totalitarismo nazista é muito marcante na vida das populações, o Estado controlava os  filmes, músicas, propagandas, jornais, escolas, para que não houvesse a possibilidade de protestos contra as atitudes governamentais, as pessoas tornaram-se alheias às decisões políticas. Toda pessoa que criticasse o governo era duramente reprimida.”

Texto completo: clique aqui


21 – Material de Apoio para os estudos de história

O núcleo de História do Programa Residência Pedagógica – UFPel, organizou em forma de apostila um conjunto de textos didáticos, que foram produzidos pelos residentes pedagógicos que atuaram em turmas de Ensino Médio na escola-campo IFSul Câmpus Pelotas-Visconde da Graça, durante o ano letivo de 2021. A apostila pode ser acessada no formato digital pela plataforma Sway, também é possível fazer download no formato PDF.

Texto completo pela plataforma Sway: clique aqui.

Para fazer o download da apostila: clique aqui.