Textos Didáticos

Civilizações Antigas

“O nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento.”

Texto completo: clique aqui


Charqueadas

O charque, que é a carne salgada, vai se tornar um ponto central da vida econômica da região de Pelotas. Podemos ainda enfatizar que as charqueadas, que eram locais de moradia, mas também de produção desse material ficaram dispostas ao longo de rios para que houvesse, de maneira mais rápida e fácil, o transporte para o Porto de Rio Grande (de onde partia o charque para diversos portos do Brasil).

Texto completo: clique aqui


Mulheres Escravizadas

“Quando pesquisadores falam sobre a vinda – e a vida – dos escravos da África pro Brasil, os tratam de forma homogênea, ou seja, como se fossem um grupo só, sem distinção de idade ou gênero. Entretanto, condições de vida, saúde e trabalho eram bem diferentes a partir do gênero.”

Texto completo: clique aqui


Resistência  Escrava

“Existiam várias formas dos escravizados se associarem, uma de muita importância foi a união em torno da religião. No Brasil escravista, havia a prática do catolicismo (religião dos senhores) e também a prática de religiões africanas entre escravizados (muito diversas). Esses dois cultos muitas vezes eram presentes na vida de uma mesma pessoa escravizada.”

Texto completo: clique aqui


Escravidão Africana no Brasil

“Ao chegarem no continente (no século XV), perceberam que os africanos estavam divididos em diversas etnias ou nações, com suas estruturas econômicas, políticas e sociais.”

Texto completo: clique aqui


Sociedades Antigas do Oriente Médio e África

“As sociedades antigas da Mesopotâmia fizeram parte das sociedades Orientais, agora iremos conhecer um pouco mais das outras sociedades que se localizavam no continente africano e no oriente: Hebreus, Fenícios e Persas.”

Texto completo: clique aqui


Fuga da Família Real para o Brasil

Texto completo: clique aqui


Fascismo e Nazismo

Texto completo: clique aqui


Colonização Espanhola na América

Texto completo: clique aqui