No site do IPHAN há acervos, vídeos e publicações sobre Patrimônio e, especificamente, sobre Educação Patrimonial. A aba voltada à temática, indica ações, projetos, textos e artigos.
O Portal do Professor, do Ministério da Educação, disponibiliza aulas para download sobre Educação Patrimonial nas escolas que, inclusive, indicam leituras, filmes e sites de interesse.
A UNESCO, Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura, é uma organização das Nações Unidas que busca promover a paz mundial por meio da educação, cultura e ciência. No site da instituição é possível encontrar documentos, livros, edições periódicas, guias, manuais, materiais de Conferências, documentos, entre outros, que abarcam o assunto.
Neste site você encontrará Planos de Aula acerca do Patrimônio Histórico e culturais locais. Lá, disponibilizam materiais para trabalhar múltiplas habilidades, como identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Este endereço hospeda o Artigo “Educação Patrimonial e a Interdisciplinaridade em sala de Aula: um estudo de caso”, dos autores André Luis Ramos Soares e Sergio Célio Klamt. O objetivo é demonstrar as possibilidades da Educação Patrimonial (EP) para o ensino de diversas disciplinas a partir de uma ótica interdisciplinar. Através de uma metodologia específica, o objeto cultural se torna um ponto de partida do processo de ensino-aprendizagem que capacita para conhecer, usar, desfrutar, recriar e transformar o patrimônio cultural. Procura incentivar o uso dos objetos, locais, monumentos e prédios históricos para realizar o Ensino de História, junto a outras disciplinas, ao mesmo tempo em que valorizar o patrimônio local para formação da identidade e da cidadania.
Na Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG, há o artigo “A Educação Patrimonial no Ensino de História”, de Cláudia Adriana Rocha Teixeira. Nele, a autora tem o intuito de expor a importância da Educação Patrimonial no ambiente escolar, dando ênfase ao Ensino de História e chamando a atenção como causa a degradação e a desvalorização do patrimônio cultural, entre outras razões, a falta de práticas educativas.
Na Revista História Hoje, Revista de História e Ensino da ANPUH, há o artigo “Educação Patrimonial e Ensino de História nas áreas metropolitanas,” de Lucília Santos Siqueira. Nele, Lucília reflete sobre como o Ensino de História pode qualificar as atividades educativas do campo do patrimônio cultural e como este, por sua vez, pode colaborar para aprimorar o entendimento de certos conteúdos de história.