JUNIOR, Osvaldo Rodrigues; FRONZA, Marcelo. (orgs.) Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. Cuiabá, MT – Paruna Editora –
2021.
As autoras e os autores dos sete capítulos desta coletânea, ao apresentarem suas pesquisas e experiências desenvolvidas na Educação Básica e Superior do Brasil, Portugal, Colômbia e Costa Rica, permitem também o contato com outros trabalhos acadêmicos das áreas de História, Comunicação, Tecnologia e Educação, escritos nas últimas décadas nas Américas e na Europa, os quais embasaram suas análises. Assim, possibilitam aprendizagens conectadas sobre processos de ensino e aprendizagem em História, nestes tempos de cultura digital. Aprendizagens potentes para inspirar outras reflexões, pesquisas e experiências que contribuam para que docentes e discentes ocupem as redes e as ruas, com autonomia e autoria orientadas temporalmente; isso é o que representa o livro aqui prefaciado. Link para acesso: clique aqui.
BONETE, Wilian Junior; DANTAS, Jhonatan dos Santos. (orgs.) Transformações sociais no mundo contemporâneo: entre olhares e reflexões. Ananindeua, PA – 2021.
O mundo contemporâneo tem colocado questões extremamente complexas para a humanidade. “Transformações sociais no mundo contemporâneo”, é uma obra que buscar refletir sobre a ideia de sociedades cada vez mais líquidas, em que as guerras de narrativas se materializam em pós-verdades e negacionismos. Livro organizado pelos professores Wilian Junior Bonete e Jhonatan dos Santos Dantas, que apresenta diferentes olhares e reflexões sobre a contemporaneidade. Link para acesso: clique aqui.
DE ANDRADE, Juliana Alves; PEREIRA, Nilton Mullet. (orgs.) Ensino de História e suas práticas de pesquisa. São Leopoldo, RS – 2021.
Nossa intenção é apresentar aos professores/ pesquisadores da Educação Básica e demais estudantes interessados na pesquisa em Ensino de História histórias que relatam os caminhos percorridos para produzir seus projetos de pesquisas, dissertações e teses. Para isso, a coletânea oferece uma série de reflexões produzidas por pesquisadoras do campo da Teoria da História, Historiografia e Ensino de História. Link para acesso: clique aqui.
TAVARES, Daniel Rodrigues. (org.) Ensino de História e Educação Patrimonial na Ilha de Mosqueiro. Belém, PA – 2021.
Fruto da dissertação de mestrado de Daniel Rodrigues Tavares este livro apresenta suas experiências em ensino de história realizadas em escolas públicas da ilha de Mosqueiro. Link para acesso: clique aqui.
RODRIGUES, Carla Renata Vieira. (0rg.) A escrita na História: propostas para um ensino inclusivo. Belém, PA – 2021.
Considerando a importância da linguagem na mediação das relações humanas, o objetivo deste caderno de atividades é utilizar práticas de linguagem historicamente diversificadas para estimular a comunicação, interação e integração entre alunos de escolas que possuem crianças e jovens com deficiência em seu corpo discente. Link para acesso: clique aqui.
SOARES, Jandson Bernardo. (org.) A Institucionalização do livro didático no Brasil. Ananindeua, PA – 2021.
Os debates sobre os livros didáticos, sobretudo na área de história, vem crescendo bastante e despertando grande interesse em estudiosos que refletem sobre currículo e as diferentes abordagens que diversos atores sociais têm tido nas produções didáticas, além de entusiasmar os interessados na própria história do livro didático. Link para acesso: clique aqui.
OLIVEIRA, João Paulo Gama Oliveira. (org.) Acervos e Fontes: diferentes caminhos para o ensino de História. Recife – 2021.
O livro é um conjunto diversificado de escritos a partir de díspares problematizações sendo todas relacionadas à labuta do ser professor de História. Os textos abarcam desde documentos e acervos largamente utilizados pelos docentes no cotidiano do seu trabalho até a incorporação de debates recentes e urgentes para o ensino de História, como as fontes digitais, por exemplo. Na obra é possível encontrar o texto – Acervo de livros didáticos do Laboratório de Ensino de História – produzidos pelas pesquisadoras Profa. Drª Lisiane Sias Manke e a graduanda em História Mara Inês Alflen. Link para acesso: clique aqui.
OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; SANTOS, Magno Francisco de Jesus. (orgs.) História do Ensino de História: projetos de nação, materiais didáticos e trajetórias docentes. Recife, PE – 2020.
O livro é uma produção interinstitucional, que congrega pesquisadores/as de distintas instituições de ensino do Brasil, a saber: UERN, Unicamp, UFG, UFMT, UFPel, UFRN, UFRGS, UFS e Unit, com prefácio de Thaís Nívia Lima e Fonseca (UFMG). A obra reúne um diversificado conjunto de questões que colocam em tela o ensino de história em diferentes perspectivas. Link para acesso: clique aqui.
LOURENÇO, Elaine; NETO, Antônio S. Almeida; CARVALHO, João do Prado F. (orgs.) Ensino de História e Currículo em tempos torpes: leituras e reflexões. Navegando Publicações – Uberlândia, MG – 2020
Esse livro e suas temáticas revelam esse compromisso: a transformação dos professores intelectuais em precariado e seus desdobramentos no ensino de história; o currículo paulista e o paulistano; o conhecimento histórico na escola da infância; o ensino de história da África, afro-brasileiro e indígena; a perspectiva decolonial. O convite à sua leitura, ao debate e ao encontro (ainda que em modo virtual), em meio a onda de intolerância, violência e pandemia que assola o Brasil cotidianamente, é também um chamado para essa caminhada poética e política que vem de antes e vai além. Link para acesso: clique aqui.