Livros

Confira algumas produções de docentes colaboradores do LEH em parceria com outras instituições de ensino


O QUE FAZ O ENSINO DE HISTÓRIA NA LUTA ANTIRRACISTA?

Organizadores/as: Alessandra Gasparotto; Jocellito Zalla; Katani Monteiro; Melina Perussatto; Priscilla Nunes Pereira

O GT Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História – seção Rio Grande do Sul (GTEH/ANPUH-RS), atento às questões que impactam a educação brasileira e o ensino de História em particular, realizou em 2021 a XXV Jornada de Ensino de História e Educação, com o tema “O que faz o ensino de história na luta antirracista?”. Sediado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), o evento ocorreu no formato virtual, de forma descentralizada, entre 1º de setembro e 20 de outubro de 2021. Contou com quatro lives em dias da semana, duas apresentações artísticas e quatro jornadas aos sábados, com atividades assíncronas, oficinas, sessões de comunicação e rodas de conversa. Entre as pessoas convidadas, estavam envolvidas graduandas/os, pós-graduandas/os e docentes da Educação Básica, do Ensino Técnico e Tecnológico, da Educação Indígena, da Educação Popular, da Educação Quilombola e do Ensino Superior, em grande parte, com movimentos sociais. Desse modo, interroga-se:O que faz o ensino de História na luta antirracista? Quem produz uma educação antirracista nas escolas e universidades? O que isso diz sobre o ensino de história antirracista e sobre as possiblidades de rompimento com as estruturas pessoais e institucionais que operam com o racismo? Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história? Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? A ERER no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história?O que as escolas, os institutos federais e as universidades do RS estão fazendo por uma educação antirracista? O e-book aqui apresentado é fruto das discussões e reflexões promovidas durante  evento.

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CADERNOS TEMÁTICOS DO LEH

Organização do Volume 1: Alessandra Gasparotto;Amanda Nunes Moreira; Carmen Beatriz Lübke Ücker e Natiele Gonçalves Mesquita.

Organização do Volume 2: Lisiane Sias Manke; Jonas Moreira Vargas

Os Cadernos Temáticos do LEH, Projeto de Extensão vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/ UFPel), se constitui enquanto publicação seriada em que cada volume contempla um recorte temático para o ensino da História escolar. O projeto parte da compreensão de que as práticas de ensino e aprendizagem na Educação Básica, por vezes, carecem de materiais didáticos que possibilitem a inserção de temas e conceitos atualizados, que versem sobre aspectos históricos, sociais e culturais significativos e que dialoguem com as experiências das/ os estudantes. Assim, trata-se de uma publicação de conteúdo didático que visa contemplar temas que tangenciam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir de propostas pedagógicas que ampliam o escopo das abordagens mais recorrentes nas práticas de ensino-aprendizagem da disciplina de História. As produções no âmbito do projeto, com temáticas que tangenciam os componentes curriculares da área de Ciências Humanas, em especial a História, têm como público alvo a Educação Básica. A produção dos conteúdos leva em conta a autonomia intelectual das/os professoras/es, possibilitando a apropriação, o recriar e a adequação das propostas pedagógicas para os diferentes contextos escolares.

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GUIA DIDÁTICO E HISTÓRICO DE VERBETES SOBRE A MORTE E O MORRER

Organizadores/as: Maria Regina do Nascimento; Mauro Dillmann Tavares

Reunindo pequenos verbetes críticos, de teor histórico e conceitual, com fins fundamentalmente didáticos e de divulgação, para uso na Educação Básica, o Guia didático e histórico sobre a morte e o morrer traz 62 verbetes elaborados por 39 pesquisadores/as de diferentes instituições do Brasil e de Portugal. Os textos são concebidos principalmente, mas não apenas, em perspectiva histórica. Quem os escreve não são apenas historiadores/as. A autoria dos textos advém de diversas áreas do saber, inclusive profissionais da saúde, de filósofos, antropólogos/as e de religiosos/as. Essa pluralidade traz uma dimensão diferenciada ao Guia. Estudos têm revelado que o tema da morte está presente na vida cotidiana dos/as brasileiros/as nas mais diversas esferas, como as mídias em geral, a televisão aberta, as redes sociais e as rádios, mas, por vezes, com uma abordagem sensacionalista e pouco educativa. Esta constatação levou os autores/as a darem um tratamento científico e didático a um assunto de muita importância. Os espaços de aprendizagem como as escolas são o ambiente por excelência da formação ética do ser humano e, por isso, educadores/as são os profissionais mais capacitados/as para conduzir a curiosidade de crianças e jovens sobre os assuntos relativos à morte para uma discussão crítica, reflexiva, sensata e embasada nas ciências. Foi com este propósito que nasceu o Guia didático e histórico sobre a morte e o morrer.

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MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO: OS 40 ANOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UFPEL

Organizadoras: Lorena Almeida Gill e Lisiane Sias Manke

O livro, produzido durante o ano de 2021 dentre as atividades alusivas aos 40 anos do curso de Licenciatura em História da UFPel, trata-se de uma obra comemorativa que permite observar as mudanças que foram ocorrendo nas últimas décadas no que tange a formação de professores/as de história na UFPel. A obra é constituída por narrativas que privilegiam memórias individuais – narrativas de si -, perpassadas por questões sociais, políticas, econômicas e culturais que direcionaram escolhas e motivaram enfrentamentos pessoais e institucionais. Os capítulos em seu conjunto, tecidos por diferentes percepções, possibilitam compreender a complexa trama que constitui a formação profissional de professores/as de história; as experiências de ensino, pesquisa e extensão, vivenciadas e narradas por cada autor/a permitem perceber o quanto a universidade forma identidades. O livro pode ser baixado gratuitamente em: https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_474db4c65ae949b487fc61308b78ab60.pdf


HISTÓRIAS DE LUTAS PELA TERRA NO BRASIL (1960-1980)

Organizadores: Alessandra Gasparoto e Frabrício Teló

Apresenta um panorama acerca das disputas pela terra no Brasil nas últimas décadas e as experiências de resistência das populações do campo, que muitas vezes são esquecidas e estão ausentes das salas de aula da Educação Básica. A obra é constituída por histórias que tratam de lutas e esperanças, contam sobre medo e violência, e, sobretudo, desvelam as nuances dos conflitos no campo que marcaram nosso passado recente, especialmente durante a ditadura civil-militar (1964-1985). Dessa forma, se espera que o livro possa contribuir para a construção de uma pedagogia da memória e para tornar a escola um espaço potente de discussão acerca da questão agrária, um dos principais fatores da desigualdade social e da violência que marcam a sociedade brasileira.O livro pode ser baixado gratuitamente em http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1124


MINHA CASA É MAIOR DO QUE O MUNDO: MEMÓRIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Lisiane Sias Manke & Vania Grim Thies

O livro, elaborado e publicado em 2020 pela Editora Criação, é uma produção interinstitucional dos grupos de pesquisa Heduca, Hisales e Relicário. Trata-se de um projeto poético-pedagógico para as práticas de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental, com foco nas linguagens artísticas e nos saberes históricos. Produzido no momento histórico da pandemia do Covid -19, a obra é um convite para sentir, tocar e habitar o mundo dentro das diferentes casas, a partir da apropriação e reinvenção de cada professor ou professora, que reconhecem os diferentes “quintais”. Acesse o e-book aqui.


HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: PROJETOS DE NAÇÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS E TRAJETÓRIAS DOCENTES

João Paulo Gama Oliveira; Lisiane Sias Manke & Magno Francisco de Jesus Santos

O livro é uma produção interinstitucional, que congrega pesquisadores/as de distintas instituições de ensino do Brasil, a saber: UERN, Unicamp, UFG, UFMT, UFPel, UFRN, UFRGS, UFS e Unit, com prefácio de Thaís Nívia Lima e Fonseca (UFMG). A obra reúne um diversificado conjunto de questões que colocam em tela o ensino de história em diferentes perspectivas. Acesso direto a obra clique aqui.  E também, acesse o e-book pela editora aqui.


ACERVOS E FONTES: DIFERENTES CAMINHOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

João Paulo Gama Oliveira (org.)

O livro é um conjunto diversificado de escritos a partir de díspares problematizações sendo todas relacionadas à labuta do ser professor de História. Os textos abarcam desde documentos e acervos largamente utilizados pelos docentes no cotidiano do seu trabalho até a incorporação de debates recentes e urgentes para o ensino de História, como as fontes digitais, por exemplo. Na obra é possível encontrar o texto – Acervo de livros didáticos do Laboratório de Ensino de História – produzidos pelas pesquisadoras Profa. Drª Lisiane Sias Manke e a graduanda em História Mara Inês Alflen. Para acessar obra  clique aqui.