A Parceria Estratégica entre Rússia e Guiné-Bissau por Giancarlo Gouveia

A recente visita do Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, a Moscou, e seu encontro com o Presidente Vladimir Putin, representa um marco significativo na consolidação das relações entre os dois países, e um sinal forte do avanço contínuo da Rússia na África.

O interesse russo em expandir sua presença econômica e militar na África Ocidental se alinha com as necessidades de desenvolvimento da infraestrutura e diversificação econômica de Guiné-Bissau e de outros países da região. Na ocasião, a assinatura de um memorando de cooperação reflete o crescente dinamismo da Rússia na região, fortalecendo laços baseados na confiança que é desenvolvida entre essas nações.

Em meio ao encontro, a presença do magnata russo do setor de metais, Oleg Deripaska, sinaliza oportunidades concretas para investimentos no setor de mineração e infraestrutura da Guiné-Bissau. A empresa russa “Rusal” demonstrou interesse em desenvolver um porto e uma ferrovia para facilitar a extração e exportação de bauxita, recurso estratégico para a economia do país africano e de interesse russo. Esse projeto, se concretizado, poderá não apenas modernizar a infraestrutura local, mas também impulsionar a geração de empregos e o crescimento econômico sustentável. Esse panorama reflete como o comércio entre a Rússia e o continente africano já cresceu 10% em 2024, conforme anunciado pelo Presidente Putin; esse compromisso contínuo de Moscou com o desenvolvimento de relações comerciais de longo prazo proporciona novas oportunidades para mercados emergentes no continente africano, como Guiné-Bissau.

Ao mesmo tempo, o ambiente político interno da Guiné-Bissau enfrenta desafios, com disputas sobre o calendário eleitoral e tentativas de deposição do governo de Embaló. Nesse contexto de instabilidade, uma cooperação mais estreita com o Kremlin pode oferecer suporte para a segurança nacional e o fortalecimento institucional. Embora não tenha sido divulgado se acordos específicos de segurança foram abordados nas discussões, a ampliação do diálogo entre os dois países abre caminhos para colaboração na manutenção da influência de Moscou na região e no combate a ameaças transnacionais. Nesse cenário, a crescente presença russa na África Ocidental representa uma reconfiguração das dinâmicas regionais, especialmente em relação à influência das potências coloniais tradicionais, como Portugal e França.

Para Moscou, essa expansão estratégica possibilita não apenas novas oportunidades econômicas, mas também um posicionamento mais assertivo. A assinatura de um memorando de cooperação econômica, comercial e de investimentos entre os dois países reforça essa tendência. O acordo, firmado pelo Ministro da Economia da Rússia, Maxim Reshetnikov, e pelo Ministro da Economia, Planejamento e Integração Regional da Guiné-Bissau, Soares Sambu, estabelece um canal permanente para o diálogo entre as comunidades empresariais de ambas as nações. Segundo Reshetnikov, o objetivo é “eliminar barreiras ao comércio, facilitar o livre fluxo de bens e serviços e modernizar a estrutura regulatória econômica”.

Portanto, a parceria entre Rússia e Guiné-Bissau tem potencial para gerar benefícios mútuos significativos nos campos militar, econômico e de investimentos do setor privado. Nisso, este encontro recente de Embaló à Putin marca um passo promissor para a construção de uma relação bilateral robusta, com potencial para impulsionar o crescimento econômico e a estabilidade regional; servindo de exemplo, também, para outros países da África Ocidental. O sucesso dessa parceria dependerá da capacidade de ambos os países em transformar intenções estratégicas em ações concretas e sustentáveis.

Referências:

PUTIN HOSTS GUINEA-BISSAU LEADER AS RUSSIA BUILDS AFRICA TIES. Reuters, 26 fev. 2025. Disponível em: https://www.reuters.com/world/putin-hosts-guinea-bissau-leader-russia-builds-africa-ties-2025-02-26/.

PUTIN ANNOUNCED AN INCREASE IN TRADE WITH THE AFRICAN CONTINENT. Oreanda News, 26 fev. 2025. Disponível em: https://www.oreanda-news.com/en/gosudarstvo/putin-announced-an-increase-in-trade-with-the-african-continent/article1548799/.

GUINEA-BISSAU OPPOSITION VOWS TO ‘PARALYSE’ COUNTRY IN ELECTION TIMING ROW. Reuters, 26 fev. 2025. Disponível em: https://www.reuters.com/world/africa/guinea-bissau-opposition-vows-paralyse-country-election-timing-row-2025-02-26/.

PUTIN HOSTS GUINEA-BISSAU PRESIDENT AS RUSSIA STRENGTHENS AFRICAN TIES. Business Insider Africa, 26 fev. 2025. Disponível em: https://africa.businessinsider.com/local/leaders/putin-hosts-guinea-bissau-president-as-russia-strengthens-african-ties/h0wl.

* Giancarlo Gouveia é pesquisador do LabGRIMA

Translate »