Início do conteúdo

Felicitações pelo Dia Internacional das Mulheres

À Comunidade do IFM.

Hoje, 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

Suas sementes foram plantadas em 1908 quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois foi declarado o primeiro dia Nacional das Mulheres pelo Partido Socialista da América.

Em 1910, a ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres Clara Zetkin, durante a Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, propôs tornar a data internacional. Embora só tenha sido celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, esse dia só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar o Dia Internacional das Mulheres.

A data, 8 de março, só foi formalizada após uma greve em meio à guerra de 1917, quando mulheres russas exigiram “pão e paz”. Quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar o trono e o novo governo provisório concedeu as mulheres o direito ao voto. Essa greve começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época, que corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, e é quando comemoramos hoje.

Nesse dia, devemos enaltecer as ações, conquistas e atividades das mulheres. É importante lembrar que 8 de março não é apenas um dia de homenagens, mas acima de tudo é um dia de lutas. Lutas por respeito, reconhecimento, dignidade e igualdades. Em especial, em um Instituto de Física de Matemática, no qual o intelecto é a nossa principal ferramenta, não há espaço para distinção de gênero.

Desejamos a todos, nesse dia tão especial, um momento de reflexão sobre nossas atitudes e força para essas mulheres tão importantes que fazem parte de nossas vidas.

Feliz Dia das Mulheres.

Autores: Direção e Núcleo Administrativo do IFM

Publicado em 08/03/2023, na categoria Notícias.