Início do conteúdo
    Notícias
  • Mapeamento das dissertações e teses do GEPIEM

    O Grupo de Estudos e Pesquisa em Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM) iniciou um novo ciclo com a chegada de sua nova geração de pesquisadoras e pesquisadores (mestrandos, mestranda e doutoranda) que já assume um desafio central: mapear as dissertações e teses produzidas ao longo da trajetória do grupo, desde sua criação. O objetivo é construir um estado do conhecimento abrangente, identificando temas recorrentes, contribuições teóricas, abordagens metodológicas e desdobramentos que marcam a pesquisa em Imaginário, Educação e Memória no GEPIEM, de 2005 para cá.  A iniciativa também busca dar visibilidade a trajetória intelectual do grupo consolidado ao longo dos anos e subsidiar teoricamente e metodologicamente as novas investigações. Segundo a l´íder, professora Andrisa, “o mapeamento representa um movimento importante de análise e fortalecimento da identidade epistemológica do grupo”. O trabalho, que será desenvolvido de forma colaborativa entre a docente e os discentes, também servirá como base para futuras publicações, eventos e ações de formação.

  • Formação poética

    No dia 30 de setembro de 2025, recebemos a visita da professora doutora Roselusia Teresa de Morais Oliveira da Universidade Federal de Sergipe que ministrou formação ao grupo envolvido no projeto “Memórias da primeira infância e suas repercussões no corpo biográfico de professores(as) da Educação Infantil: um estudo voltado à formação continuada de professores(as)”, contemplado pelo edital 09/2023 – Pesquisador Gaúcho – PqG da Fapergs. A formação realizada a partir do caderno de vivências poéticas foi um momento formativo com muita sensibilidade e poesia, que repercutirá na pesquisa realizada em duas escolas de educação infantil do município de Pelotas/RS e na própria formação dos participantes. Nosso agradecimento à professora Roselusia.

  • Qualificação de Mestrado

    No dia 8 de setembro de 2025, às quatorze horas, no Auditório 1 do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, foi realizada a banca de qualificação do discente Lucas Bezerra Furtado intitulada “A docência masculina em teatro na Educação Infantil: um olhar pela via das recordações-referências e Imaginário de homens professores no município de Pelotas/RS”. A banca ocorreu presencialmente e contou com a presença da orientadora, profa. dra. Andrisa Kemel Zanella, do coorientador, prof. dr. José Aparecido Celório, e das professoras, membros da banca, profa. dra. Lúcia Maria Vaz Peres,  profa. dra. Valeska Maria Fortes de Oliveira e da profa. dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão (Online). Após a qualificação, abriu-se um tempo de conversa, um encontro almado, para revisitar a trajetória do GEPIEM. Sentamo-nos com a professora Lúcia, criadora e líder do Grupo por mais de duas décadas, cuja presença ainda acende memórias e sentidos. Junto dela, Andrisa e José Celório, atuais líderes que seguem alimentando as brasas desse imaginário vivo, e a professora Valeska, líder do GEPEIS, grupo coirmão que caminha em diálogo simbólico com o GEPIEM. Nesse encontro, mais do que palavras, circularam afetos. A história do Grupo se fez partilha, uma tessitura de lembranças, projetos e sonhos que continuamos a fiar coletivamente.

  • Reunião de estudos

    A partir das próxima semana começam nossas reuniões de estudos. Elas serão realizadas quinzenalmente das 18h30min às 19h30min. Quem tiver interesse em participar, entrar em contato pelo email gepiemufpel@gmail.com.

  • Dossiê “O Imaginário em perspectiva latino-americana: abordagens teórico-metodológicas e novos usos.”.

    Foi publicado o Dossiê “O Imaginário em perspectiva latino-americana: abordagens teórico-metodológicas e novos usos”. O dossiê foi organizado pelos docentes Prof. Dr. Alexandre da Silva Borges (UFT), Prof.ª Drª. Andrisa Kemel Zanella (UFPel) e Prof. Dr. José Aparecido Celorio (UEM), a partir da Revista del Cesla – International Latin American Studies Review (Qualis A2), da Universidade de Varsóvia (UW).

    Para acessar o Dossiê clique aqui:  https://www.revistadelcesla.com/index.php/revistadelcesla/issue/view/35

  • Bulletin CRI2I 2025

    Está disponível Le Bulletin de liaison du CRI2i, no. 24, 2025. Nele constam as ações dos Grupos e Centros de Pesquisa que desenvolvem estudos sobre o Imaginário, entre eles o GEPIEM, associado ao CRI2I (Centre des Recherches Internationales sur l’Imaginaire).

    Clique e confira: Bulletin CRI2i 2025

  • Bulletin CRI2I 2024

    Está disponível Le Bulletin de liaison du CRI2i, no. 23, 2024. Nele consta as ações dos Grupos e Centros de Pesquisa que desenvolvem estudos sobre o Imaginário, entre eles o GEPIEM, associado ao CRI2I (Centre des Recherches Internationales sur l’Imaginaire). . Clique e confira! Bulletin CRI2i no 23, 2024 FIN

  • Convite dossiê temático

    É com imenso prazer que convidamos os pesquisadores e as pesquisadoras de grupos e centros de pesquisas para o envio de artigos com a temática “O Imaginário em perspectiva latino-americana: abordagens teórico-metodológicas e novos usos.”. O dossiê é organizado pelos docentes Prof. Dr. Alexandre da Silva Borges (UFT), Prof.ª Drª. Andrisa Kemel Zanella (UFPel) e Prof. Dr. José Aparecido Celorio (UEM), a partir da Revista del Cesla – International Latin American Studies Review (Qualis A2), da Universidade de Varsóvia (UW).

    Prazo para recebimento de artigos: 30 de outubro de 2024.
    Prazo de publicação: 31 de dezembro de 2024.

    Por favor, acesse o link e veja nossa proposta: https://www.revistadelcesla.com/index.php/revistadelcesla/callforpapers/callforpapers-issue-no-34