Início do conteúdo
Banco de Dissertações e Teses do GEPIEM

Teses publicadas (A partir de 2005)

Autor: Alexandre da Silva Borges

Ano: 2022

Título: “A Educação Simbólica a partir da narrativa das Bruxas Pogondós”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9497

 

Autor: Cassius André Prietto

Ano: 2021

Título: “Criadores e Criaturas: uma narrativa gráfica do monstruoso desvelado pelo Imaginário”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/18499

 

Autor: Bruno Blois Nunes

Ano: 2021

Título: “Navegando no Imaginário do Oceano Samba: as rodas de samba como microcosmos sociais”

Link:  https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9500

 

Autora: Francine Borges Bordin

Ano: 2019

Título: “Por uma infância simbólico-cultural: um grupo macrossocial como testemunha simbólica de uma época”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5591

 

Autora: Luciana M. Teixeira Lindner

Ano: 2018

Título: “Os Imaginários e os Trajetos Formativos de Professores iniciantes de Matemática”

Link: https://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/4422

 

Autora: Angelita Hentges

Ano: 2016

Título: “Imaginários Fermentadores nas Rodas de Capoeira Angola do Accara: Elementos de uma Educação Circular”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7728

 

Autor: José Aparecido Celório

Ano: 2015

Título: “Narrativas e Imaginários de Professoras Readaptadas: rumo a uma Pedagogia da Observância”

Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/2952

 

Autora: Flávia Griep Mancini

Ano: 2013

Título: “O valor simbólico da leitura: cartas (auto)biográficas de leitores professores”

Link:  http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1671

 

Autora: Andrisa Kemel Zanella

Ano: 2013

Título: “Escrituras do Corpo Biográfico e suas contribuições para a Educação: um estudo a partir do Imaginário e da Memória”

Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1682

 

Autor: Irapuã Pacheco Martins

Ano: 2012

Título: “Da escrita acadêmica à biografia educativa da Professora Maria Isabel da Cunha: interlocuções com os estudos do Imaginário”

Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5409

 

Autora: Cláudia Mariza Mattos

Ano: 2012

Título: “Entre photos, graphias, imaginários e memórias: a (re) invenção do ser professor”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1678?show=full

 

Autor: Alexandre Vergínio Assunção

Ano: 2011

Título: “A simbólica do espaço escolar: narrativas topoanalíticas”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1755?show=full&locale-attribute=en

 

Autor: Adriano Moraes de  Oliveira

Ano; 2011

Título: “As intimações do imaginário e a forma-ação do atorprofessor: cartas sobre a reeducação do sensível”

Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1688

 

Autor: Deonir Luis Kurek

Ano: 2009

Título: “Ensaio sobre a dor na docência Uma escrita antropo-fenomenológica” Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1727

 

Dissertações publicadas (A partir de 2005)

Autora: Francine Furtado Vieira Mohammed

Ano: 2018

Título: “Marcas (auto)formadoras e interlocuções com as personagens do teatro na constituição da artista-professora que sou: reflexões à formação”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4373

 

Autora: Seila Marisa da Cunha Islabão

Ano: 2018

Título: “Reflexões sobre os registros de uma experiência com detentos: epifanias do vivido”

Link: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPL_01037bb0fc405612c8971c3ed7b98431

 

Autor: Alexandre da Silva Borges

Ano: 2017

Título: “A Educação Simbólica na Cantoria de Santino em Povo Novo/RS: a musicalidade e a noite regendo o rito”

Link: https://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/7765?locale-attribute=en

 

Autora: Rose Mary Kerr de Barros

Ano: 2016

Título: “A Imagem Arquetípica do Mestre-Aprendiz em Cartas (Escritas) aos Professores que produziram Marcas: uma leitura junguiana à Educação”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7872

 

Autora: Priscila de Souza de Aguiar

Ano: 2014

Título: “Imaginário, Memória e Histórias de Vida: narrativas biográficas de egressas do Asilo de órfãs Felisbina Leivas”

Link:  http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/ri/2806

 

Autor: Lisandro Lucas de Lima Moura

Ano: 2013

Título: “O Imaginário como mística do Ensino em Sociologia: sobre atenção imaginante nas narrativas visuais de Bagé”

Link:  http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1622

 

Autora: Cristina Debli Kruger Souto

Ano: 2013

Título: “Escritas Autobiográficas: por entre imaginários e memórias – a busca das confluências para tornar-me uma educadora”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1623

 

Autora: Annanda Diléia Jablonski

Ano: 2011

Título: “O Baú dos Meus Guardados: Imaginários e lembranças das primeiras vivências escolares”

Link:  https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1754?show=full

 

Autora: Márcia Knabah Neumann

Ano: 2010

Título: “Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: Leituras de uma professora com as lentes do Imaginário”

Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604

 

Autora: Eliana Rita Mariotto Colpo

Título: “As tessituras entre O Apanhador no Campo de Centeio e as intimações do imaginário para a (auto)formação humana”

Ano: 2012

Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1646

 

Autor: VanderJarabiza

Ano: 2009

Título: “O desenho infantil na prática pedagógica de professores de ensino fundamental: das vivências às valorizações”

Link: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1722

 

Autora: Ana Paula Alba Wildt

Ano: 2009

Título: “A Reinvenção de uma professora de Língua Inglesa: lugares-memória como reservatórios do Imaginário”

Link:  https://pergamum.ufpel.edu.br/acervo/86901

 

Autor: Luis Kawall de Vasconcellos

Ano: 2008

Título: “Imagens que balizaram o professor que gosta do que faz: trajetórias no ensino profissional”

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7845

 

Autora: Ana da Rosa Bandeira

Título: “O imaginário e os meios-caminhos na educação de professores leitores: o lido e o contado formando formadores”

Ano: 2007

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7612

 

Autor: Nicola Caringi de Lima

Título: “Expressão e Imaginário do grafite na cultura Hip-hop: a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas”

Ano: 2007

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7635

 

Autora: Raquel Moreira Silveira

Título: “Imaginário das Mães-mulheres que se corporificam na dança da professora negra”

Ano: 2006

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7801

 

Autor: Irapuã Pacheco Martins

Título: Design, imaginário e Cultura: memórias e re-apresentações do doce de Pelotas como aportes na formação de designer

Ano: 2005

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7814

 

 

Autor: Acevesmoreno Flores Piegaz

Título: “Cenas do Palco invisível: os matriciamentos que tecem a formação dos educadores da cena teatral das escolas pelotenses”

Ano: 2005

Link: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7803

 

Alexandre Vergínio Assunção

Título: “Por uma razão sensível: método e imaginação criadora no design industrial”

Ano: 2004

Link: https://pergamum.ufpel.edu.br/acervo/30881

 

Jonas Klug da Silveira

Ano: 2004

Título “Imagens de uma jornada: uma leitura da formação do artista-cantor”

Link: https://pergamum.ufpel.edu.br/acervo/58920

 

Cynthia Luz Yurgel

Ano: 2004

Título: “Processos e devires criadores: especulações de uma professora artista”.

Link: Não disponível.

 

Patricia Vargas Zillig

Ano: 2004

Título: “As interseções dos saberes: medicina tradicional chinês (acupuntura) e Homeopatia”

Link: Não disponível.

 

João Vicente Ribeiro Rocha

Ano: 2003

Título: “Imaginário e avaliação: as representações simbólicas do professor no ato de avaliar”.

Link: Não disponível.

Regina Zauk Leivas

Ano: 2003

Título: “CINEVOCAÇÃO: O filme como mediador simbólico em educação”
Link: Não disponível.

 

Clarissa Moreira Enderle

Ano: 2002

Título: “A inclusão/exclusão no imaginário de uma portadora de visão subnormal: instaurando novos sentidos na educação”.

Link: Não disponível.

 

Sinara Franke de Oliveira

Ano: 2002

Título: “Os Saberes (auto)formadores: refletindo e ressignificando a professora em mim”

Link: https://pergamum.ufpel.edu.br/acervo/28490