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PROJETO DE EXTENSÃO – Formação de Equipes de Enfermagem com vínculos saudáveis

Apresentação do CURSO

Promove a reflexão e conscientização da dinâmica das relações grupais de modo que a(o) enfermeira(o) possa formar uma equipe de enfermagem com vínculos saudáveis e, assim garantir um cuidado de qualidade as pessoas que buscam pelos serviços de saúde.

 

Objetivos:

Habilitar os enfermeiros na formação de uma equipe com vínculos profissionais saudáveis.

Promover a conscientização quanto ao processo de trabalho da enfermagem.

Discutir os aspectos subjetivos e espirituais que envolvem o trabalho em equipe na enfermagem.

 

Período de inscrição

Início: 01/12/2020

Término: até preencher o número de vagas ou a critério da comissão organizadora

Total de vagas: 500

 

Carga horária: 40hs

Data de início:10/01/2021

Data de término:10/07/2021

 

 

 

Modalidade: a distância

 

Caracterização: On-line

 

Modo de inscrição: On-line

 

Caracterização: aperfeiçoamento

 

Participantes prioritários: Enfermeiros e acadêmicos de enfermagem.

 

Parceria: Grupo de Pesquisa – Gerência em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (GESENF/UFJF)

 

CRONOGRAMA DO CURSO

 

Modulo A – Aspectos Gerais para formação de Equipes de Enfermagem

 

Ao apresentar os aspectos gerais das questões que envolvem o refletir sobre uma equipe de enfermagem, busca-se atentar as seguintes indagações: quem é ou quem são o(s) profissional(is) que compõe a equipe de enfermagem? Como esse(s) profissional(is) se insere(m) e se move(m) nessa equipe? Qual o papel e a função de cada membro da equipe?

 

Aula 1 – Cotidiano do profissional de enfermagem no Brasil e no mundo (Dra. Beatriz Francisco Farah – UFJF)

 

Aula 2 – Saúde das trabalhadoras(es) na enfermagem (Dra. Marluce Rodrigues Godinho – UFJF)

 

Aula 3 – Ética na formação e construção de vínculos profissionais (Doutoranda Lisa Antunes Carvalho – FURG)

 

Aula 4 – Proatividade na enfermagem: formação de equipes saudáveis (Dra. Adrize Rutz Porto – UFPel)

 

Aula 5 – Equipe de enfermagem e a discriminação racial (Mestranda Karen Soares Porto – UFPel)

 

Atividade reflexiva – Confecção de um texto reflexivo de no máximo três páginas e no mínimo três referências, sobre o tema desse modulo.

 

Modulo B – Subjetividade nas equipes de enfermagem

 

A discussão em torno da dimensão da subjetividade nas equipes de enfermagem tem seu foco no “saber-ser” um(a) profissional consciente de sua humanidade e, o quanto o seu modo de estar no mundo interfere no outro. E, no caso da enfermagem, o outro é um ser humano fragilizado, inseguro e que poderá resgatar sua dignidade, se o profissional da saúde estiver imbuído de o auxiliar nesse resgate. Alguns questionamentos necessários: como podemos ter consciência dos aspectos subjetivos ao formar uma equipe? O que já se tem como estratégias e modelos para uma equipe de enfermagem com vínculos saudáveis? Qual a importância das concepções teóricas para se pensar uma equipe de enfermagem?

 

Aula 1 – Formação de equipes de enfermagem com habilidade relacional (Dra. Helen Nicoletti Fernandes – Prefeitura Capão do Leão/RS)

 

Aula 2 – Teoria dos vínculos profissionais: uma estratégia de formação de equipes saudáveis (Dra. Maira Buss Thofehrn – UFPel e UFJF)

 

Aula 3 – Autogerenciamento de equipes de enfermagem com vínculos saudáveis (Mestranda Maria Amélia Meira – UFJF)

 

Aula 4 – Viabilidade da utilização da teoria dos vínculos profissionais na prática assistencial (Doutoranda Manuela Gomes Campos Borel – UFRJ)

 

Atividade reflexiva – Confecção de um texto reflexivo de no máximo três páginas e no mínimo três referências, sobre o tema desse modulo.

 

Modulo C – Espiritualidade nas equipes de enfermagem

 

A dimensão da espiritualidade reflete no profissional o “saber-para-além da materialidade e da subjetividade”, de modo a ir ao encontro do sentido e significado da vida, com ênfase nos sentimentos genuínos, como solidariedade, compaixão e amor incondicional. Então emergem as questões: como é ser um(a) profissional na enfermagem com inclusão da espiritualidade na sua vida e no cuidado prestado? Como aplicar a dimensão da espiritualidade no cotidiano do trabalho de uma equipe?

 

Aula 1 – Sentido da espiritualidade nas equipes de enfermagem (Dra. Isabel Cristina de Oliveira Arrieira – UCPel e HE/UFPel)

 

Aula 2 – Espiritualidade na equipe de enfermagem durante o processo de morte de seus pacientes (Mestre Thayenne Barrozo Mota Monteiro – Unimed Juiz de Fora/MG)

 

Aula 3 – Espiritualidade nas equipes de enfermagem no intensivismo adulto (Mestre Neyla Cristina Carvalló Viana – HE/UFPel)

 

Aula 4 – Modelo permissão de partida: uma estratégia no processo de morte e morrer (Dra. Leoni Terezinha Zenevicz – UFFS)

 

Atividade reflexiva – Confecção de um texto reflexivo de no máximo três páginas e no mínimo três referências, sobre o tema desse modulo.

 

 

A atividade reflexiva visa favorecer o processo de aprendizagem, o qual segundo as ideias do construtivismo necessita de ferramentas mediadoras, aqui entendido por assistir as aulas, realizar a leitura os textos sugeridos e após a confecção de uma breve reflexão quanto a temática em pauta. Essas ferramentas mediadoras tem o propósito de subsidiar o processo de interiorização do conhecimento proposto.

 

Publicado em 07/12/2020, na categoria Notícias.